Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

NSousa

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
25
Local
Caneças - Odivelas
Para mim, novembro foi frio e chuvoso. Dezembro foi ameno e com precipitação abaixo do normal. Janeiro foi perfeitamente normal.

O que temos é memória curta, lembramo-nos dos últimos 15dias e como tal estamos fartos de chuva, nada mais que isso. Em termos de ano hidrológico (desde outubro), pelo menos no interior centro, é um ano normalissimo, dentro das normais climatológicas. Mas pronto, o inverno ainda não acabou!

Quando falo em inverno, refiro-me ao periodo 21 Dezembro / 21 Março, mas tens razão quando afirmas que temos memória curta.
 


meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
E quanto á neve o que podemos esperar para a madrugada de segunda?

As cotas no gfs não têm estado a funcionar:huh:
 
M

Membro excluído 274

E quanto á neve o que podemos esperar para a madrugada de segunda?

As cotas no gfs não têm estado a funcionar:huh:

Situación intermedia entre dous centros de baixas presións, un que se alonxa de Galicia polo norte e outro que se achega polo Atlántico. Deste xeito, agárdanse intervalos anubrados, con chuvascos intermitentes. A cota de neve estará sobre os 500-600 metros, subindo ó final do día ós 1000 metros. As temperaturas terán un lixeiro descenso. Os ventos soprarán do noroeste, fortes durante a mañá, irán rolando durante a tarde a compoñente oeste e serán moderados, con intervalos fortes no litoral.

MeteoGalicia
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::::UPDATE::::::


A frente fria a oeste está a interagir neste momento com um impulso nos níveis altos, que parece um pouco mais organizado do que os modelos sugeriam.

( Para a previsão original, consultar http://www.meteopt.com/forum/seguim...elos-fevereiro-2014-a-7541-22.html#post414913)


Convecção algo mais robusta está a nascer em resposta:
r518PQO.png


O ambiente dinâmico parece favorável, nomeadamente, a rajadas pontualmente severas e precipitação excessiva, por isso, em concordância com a previsão que coloquei, lanço um aviso de tempo severo eminente para o NW.

WzSmuKe.png
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boa noite a todos.

Sou uma das muitas pessoas que visitam este forum diariamente. Embora raramente comente, pois ainda não me sinto capaz de tecer grandes comentários, com este forum já consegui aprender bastante na leitura dos mapas. Sempre fui curiosa na matéria. Actualmente tenho vindo a desenvolver "a coisa" com base em tudo o que vou lendo por aqui. No entanto ainda me considero "uma pulguinha num mundo de dinossauros".

Ora bem, parece que vamos ter bastante actividade durante o fim de semana.
Estando eu em Peniche, já estou habituada a um vento mais forte do que em muitas zonas.
O IPMA lançou avisos relativos ao mau tempo que se aproxima. Ok...
Focam especial atenção na forte ondulação que se fará sentir na costa e também na intensidade do vento.

No que respeita à ondulação estamos todos de acordo com os avisos. Ainda temos bem presente a situação de dia 2. Sendo que nesse dia tínhamos, além da forte ondulação, marés de 4 metros. Neste fim de semana as marés serão muito menores. Obviamente que será uma situação preocupante, ainda mais devido ao estado em que ficou a orla costeira no passado domingo.

Quanto ao vento, o IPMA avisa que teremos rajadas que poderão passar os 100km/h. É aqui que está a minha dúvida!!! É lançado um aviso de rajadas forte, mas não ouvi falar na intensidade do vento médio. Pelo que vejo poderemos ter vento médio com intensidade de cerca 70km/h. Estou certa?
Será que estou errada em pensar que se deve ter especial atenção à intensidade do vento médio?
A meu ver será mais preocupante, por exemplo, uma árvore levar com vento de 70km/h durante algumas horas, do que de 10 em 10 minutos apanhar com uma rajada de 100.
Estarei errada na minha forma de pensar?

Algum dos entendidos, deste forum poderá dizer o que se espera para esta zona? Peniche, centro oeste?

Peço desculpa em não conseguir ainda usar um tipo de linguagem mais adequada, mas... aqui a nina ainda tem muuuuuito que aprender! ;)

Obrigada.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Tambem acho de mau gosto dizerem que é uma normal tempestade de inverno.
Com a quantidade de vento esperada e sendo parecida com o Gong, só aí ja nao é nada de bom.
Obviamente nao podemos dramatizar por causa das incertezas mas tambem nao podemos assobiar para o lado. Aqui por casa ja avisei duma potencial situaçao tempestiva e ja se começou a guardar objectos e afins que possam ganhar asas, just in case.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Quanto ao vento, o IPMA avisa que teremos rajadas que poderão passar os 100km/h. É aqui que está a minha dúvida!!! É lançado um aviso de rajadas forte, mas não ouvi falar na intensidade do vento médio. Pelo que vejo poderemos ter vento médio com intensidade de cerca 70km/h. Estou certa?
Será que estou errada em pensar que se deve ter especial atenção à intensidade do vento médio?
A meu ver será mais preocupante, por exemplo, uma árvore levar com vento de 70km/h durante algumas horas, do que de 10 em 10 minutos apanhar com uma rajada de 100.
Estarei errada na minha forma de pensar?

Isto é como a água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
O vento médio de elevada intensidade ajuda a "amolecer" o enraizamento das árvores, especialmente com os solos saturados, e depois uma rajada mais forte acaba por arrancá-lo, por exemplo. Portanto, sim, o vento médio é um parâmetro a ter em atenção, até porque se prevê que seja intenso assim como as rajadas. O exemplo das árvores aplica-se a outras estruturas que até podem apresentar características ressonantes e causar danos avultados (postes redes de distribuição - electricidade, telefone, cabovisão - gruas, entre tantas outras estruturas expostas ao tempo). No ano passado, com o Gong, não sei se se lembram da grua que espatifou os carros aqui na Praia da Barra.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Isto é como a água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
O vento médio de elevada intensidade ajuda a "amolecer" o enraizamento das árvores, especialmente com os solos saturados, e depois uma rajada mais forte acaba por arrancá-lo, por exemplo. Portanto, sim, o vento médio é um parâmetro a ter em atenção, até porque se prevê que seja intenso assim como as rajadas. O exemplo das árvores aplica-se a outras estruturas que até podem apresentar características ressonantes e causar danos avultados (postes redes de distribuição - electricidade, telefone, cabovisão - gruas, entre tantas outras estruturas expostas ao tempo). No ano passado, com o Gong, não sei se se lembram da grua que espatifou os carros aqui na Praia da Barra.

Precisamente! lembro-me bem de ver fotos disso. Eu tb andei por aqui à volta com as folhas das palmeiras que teimavam vir contra os carros. E ventava... ui...
Lembro-me bem de como eram os invernos na década de 70 e ainda na de 80. Vivia a 100 metros do Cabo Carvoeiro e aí sim havia festa o inverno todo!
Por aqui, a esta hora nota-se que o vento aumentou um pouco, mas por agora nada de anormal para Peniche. Vamos ver... Estou mais virada para a situação de domingo.

Segundo o Stormy a coisa parece ter-se agravado para o NW.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:::::UPDATE:::::

Mantem-se actividade convectiva interessante num ambiente favorável a fenómenos extremos pontuais.

Salientam-se duas linhas, uma associada á própria frente, com características mais favoráveis a rajadas severas e precipitação excessiva.

Mas uma linha pré frontal está de momento a entrar mais a sul...a dinâmica pré frontal é caracterizada por shear forte, e o GFS18z coloca valores de helicidade elevados ( 400-600m2/s2).

gojdz3O.png


Não seria estranho se alguma célula pré frontal adquirisse alguma organização supercelular, e surgisse um tornado breve ou uma tromba.

Por estes motivos o nível de situação severa eminente é alargado temporal e territorialmente.

CTZkSXC.png
 

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
dhoi.png


kh9y.png


Isto não é um temporal normal de Inverno! Não temos disto todos os anos. É uma situação para ter muito cuidado. Volto a frisar que não estou a dizer que vai ser uma catástrofe, pode nem dar nada de especial, mas sinceramente assusta-me ver pessoas a desvalorizar a situação. Sempre defendi que a pecar, que seja pelo excesso e não pelo defeito!

Não quero assustar os milhares de pessoas que visitam o fórum, mas sim alertar para uma situação que poderá ser potencialmente mais perigosa que uma tempestade "normal" de Inverno...

Desculpa, a pergunta, mas será que podes enviar-me o link de onde retiras estas saídas do modelo?
Obrigado