Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pelo que entendi, uma ciclogenese explosiva é um cavamento da pressão de 24 hpa em 24h (bastante rápido)...

Olhando neste momento para as pressões atmosféricas do essamble do GFS para Viana do Castelo (por ex.) vemos isto:

Pressão 18h Sábado: 1011 hpa
Pressão 18h Domingo: 983 hpa

1011-983= 28 hpa, que é superior a 24.

Se for como está agora modelado... penso que se poderia considerar... mas os mais entendidos que se acusem :)

Também aínda falta um dia para o evento para se ter certezas!


Fonte: http://www.meteopt.com/forum/evento...-de-janeiro-de-2013-a-6933-10.html#post362581

Sim é isso mas o dia que falta já nada quer dizer a depressão não vai já enfraquecer o que está agora previsto é o que irá ser agora é acompanhar pelo satélite e radar
 


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Em Peniche, neste momento, quase se pode dizer que está "uma calma podre".
Será o velho ditado "antes da tempestade vem a bonança"?
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Vai ser de facto um evento interessante. Por aqui também esta tudo tao calmo... é esquisito... Tenho estado a acompanhar todos os tópicos, a partir de que horas podemos considerar que estamos a entrar na fase now casting ?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Vai ser de facto um evento interessante. Por aqui também esta tudo tao calmo... é esquisito... Tenho estado a acompanhar todos os tópicos, a partir de que horas podemos considerar que estamos a entrar na fase now casting ?

A partir da manha de amanha que é quando entra a chuva e o vento vai aumentando principalmente a partir da hora de almoço até a noite!
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Estou parada junto à estação meteorológica do Cabo Carvoeiro. Sente-se algum vento. A rebentação das ondas chega aqui trazida pelo vento.
A direcção do vento não é certa. Está entre noroeste/sudoeste mas nota-se que pára mais de oeste. Não sei se me fiz entender.
Vou sair daqui que já tenho o carro cheio de salitro.
Seguimos com 12ºC. Ontem à noite estavam 14.
Por agora não está nada mau. Vamos ver...
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
O IPMA aumentou o nível de aviso.
VERMELHO
para VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, AVEIRO e COIMBRA Desde as 20:00UTC de 09.02.14 até as 02:00UTC de 10.02.14

LEIRIA, LISBOA, SETÚBAL, BEJA e FARO Desde as 21:00UTC de 09.02.14 até as 03:00UTC de 10.02.14
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O IPMA aumentou o nível de aviso.
VERMELHO
para VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, AVEIRO e COIMBRA Desde as 20:00UTC de 09.02.14 até as 02:00UTC de 10.02.14

LEIRIA, LISBOA, SETÚBAL, BEJA e FARO Desde as 21:00UTC de 09.02.14 até as 03:00UTC de 10.02.14

Hou lá... Um aviso vermelho de vento, isso vai estar forte.:surprise::shocking:´


O que desceu também foi a cota de neve. Acima dos 400m. Não chega para nevar aqui no Forno de Tondela.:(
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vai lá vai...

347zqfo.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui é o tópico de Seguimento de Previsão do Tempo e Modelos, parem de fazer seguimento das condições actuais, para isso existem os tópicos das diversas regiões.

Quanto ao tempo para amanhã aqui para o Algarve, a previsão parece ser identica ás outras regiões mas duvido muito que o vento aqui chega a 90 km/h quanto mais a 130 km/h, para 130 km acredito mais a quando de oeste/sudoeste entre Mondego e Sines e quando virar para Noroeste todo o litoral oeste a norte de Sines.

Quanto a precipitação não deve ser nada de especial em especial aqui no Algarve, conforme mostram os modelos, mais uns 4/5 mm como habitual.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ela há-de estar algures por aqui... :p

Para os menos entendidos, a depressão está ainda a formar-se e as imagens abaixo representam uma localização APROXIMADA do início da formação da mesma, comparando imagens de satélite e baseando no modelo GFS as informações.

212csx.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelo que entendi, uma ciclogenese explosiva é um cavamento da pressão de 24 hpa em 24h (bastante rápido)...

Olhando neste momento para as pressões atmosféricas do essamble do GFS para Viana do Castelo (por ex.) vemos isto:

Pressão 18h Sábado: 1011 hpa
Pressão 18h Domingo: 983 hpa

1011-983= 28 hpa, que é superior a 24.

Os valores estão correctos,mas a descida da pressão mede-se no centro do ciclone, e não num local qualquer.
A depressão está a nascer agora, às 21z de hoje no GFS temos a pressão de 1003mb

21z (de hoje)

1f5sp7n.png




15z (de amanhã)

TgdMQT8.png



Às 15 horas já ela caiu até aos 978mb no centro, ou seja, 25mb em 18 horas, mais de 1mb por hora, é uma ciclogénese explosiva.

Basta ver por exemplo a animação horária de precipitação do WRF para ver como tudo se forma muito rapidamente:

anim_wrf_arw_det_d02_prec_01h_sfc.gif


De notar que nalguns modelos não cava tanto, parece-me que no ECM tem +5mb como pressão mínima.