Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Fev 2014 às 00:22.

1. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Amanha vai chover, de um modo geral fraco. Na sexta deve chover mais, principalmente a partir da tarde, com algum vento à mistura.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    Célia Salta gostou disto.
  2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    No medio e longo prazo os modelos estão muito insytáveis no que toca ás operacionais mas já tudo aponta para tempo mais calmo.

O UK é que está " ON FIRE "

3. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Boas..

Ao contrario do sugerido pelos modelos, o dia acabou por ser dominado por nebulosidade estratiforme, não se verificando a previsão colocada ontem.

No entanto, no meio deste padrão algo complexo de prever, parece que estamos a ter alguma actividade de momento a surgir a oeste.

Sinóptica

A analise de satélite revela alguns núcleos, associados a uma ondulação em altura, que interage com uma pluma de ar subtropical á superfície.

O desenvolvimento de alguns núcleos convectivos concentra-se na região centro ( 38.5-40ºN), numa linha de convergência que faz fronteira entre uma língua de humidade máxima nos níveis baixos e médios ( sfc-850hpa) e ar mais seco a norte..

O GFS18z coloca uma pluma de dewpoint até 14-15ºC nos níveis baixos a avançar até ao vale do Tejo, com 9-11g/kg de mistura de agua até aos 500m.
    Nos níveis médios, uma frente estacionária coloca-se igualmente ao longo do Vale do Tejo separando uma pluma de theta-e>40ºC aos 850hpa de ar mais seco a norte.

Ao longo de toda a noite e boa parte do dia de amanhã este padrão deverá manter uma linha de convecção estacionária a entrar pelo litoral centro, alimentada pela humidade/convergência e alguma instabilidade nos níveis médios devido á pequena ondulação em altura ( MUCAPE de uns 100-200J/Kg).

Em termos dinâmicos, associada á ondulação em altura ocorre uma região de fluxo mais intenso nos níveis médios e altos, que resulta em perfis de shear moderado unidirecional e paralelo á linha convectiva.
    O fraco CAPE deverá resultar numa fraca organização convectiva, apesar do shear...no entanto alguns clusters desorganizados de ciclo de vida mais longo poderão surgir.

No entanto, o que é de salientar, é que este padrão de shear paralelo á linha convectiva potencia fenómenos de training, e realça o risco de precipitação excessiva.

Com base nisto, e no facto de já haver uma situação grave ao nível da ocorrência de cheias, coloco um nível de risco eminente por precipitação excessiva para partes do centro esp. litoral.

Gerofil e invent gostaram disto.
  4. Candy

Candy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Jan 2013
    Local:
    Peniche - Cabo Carvoeiro

Wouuuuuu... isso quer dizer que, embora não haja nenhum alerta para chuva no dia de amanhã, poderemos ter alguns aguaceiros fortes?
    Por exemplo, aqui para Peniche o ipma prevê chuva, mas pouca.
    Segundo a tua previsão poderá não ser assim tão pouca, é isso?

aiaiai... E o carnaval, sei que é muuuuuito cedo, mas e a tendência, não há pelo menos uma ideiazinha?
    :)

5. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Poderá haver bastante chuva sim, aguaceiros por vezes moderados a fortes, mas mais importante, bastante insistentes e repetitivos, o que pode gerar grandes acumulados com o passar do tempo.:thumbsup:

invent e Candy gostaram disto.
  6. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Tal como ontem os modelos não falharam e a não verificação do que previas resultou apenas de mais um exagero, para hoje e tendo até em conta a situação mais gravosa de amanhã, o teu aviso não faz qualquer sentido nos periodos que consideraste e é um claro exagero.

Uma pessoa como tu que tem imensas capacidades e um vasto conhecimento penso, na minha modesta opinião, que só se está a descredibilizar-se a si próprio de uma forma incompreensível... o que é, e muito sinceramente, pena.

AnDré, rozzo, Aurélio e 1 outra pessoa gostaram disto.
  7. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Eu acho que compreendo, o Stormy é de Lisboa, e se reparares os avisos dele são quase sempre com Lisboa incluído, ele é dos melhores aqui em termos de conhecimento, mas acho que sofre um pouco de "WISH CASTING" :lol:

GabKoost, Teles, snowadd e 2 outras pessoas gostaram disto.
  8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Sim, é o problema de wish casting, e é mesmo pena que assim seja.
    Ontem e hoje no continente são dias banais, e estas previsões só geram ruído.

Concentrem-nos hoje na depressão «ULLA» nos Açores, isso sim, uma situação relevante, que amanhã também terá efeitos no continente, menos graves, e disso já teremos algo mais para falar.

Jota 21, Zapiao e rbsmr gostaram disto.
  9. Nuno_1010

Nuno_1010
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Atouguia da baleia-Peniche
    Esta previsão é para 5ªF ou6ª

10. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Nao quero de maneira nehuma denegrir o colega stormy mas tambem tenho esta ideia de que as suas previsoes pecam por excesso.

Hoje aqui no burgo está um dia normalíssimo, penso que ainda nao choveu hoje e no entanto aquele aviso vermelho no mapa parece indicar o contrario.

É justo frisar que o meu conhecimento comparado com o do stormy é igual a um grao de areia no meio do deserto.

Teles e Jota 21 gostaram disto.
  11. Geopower

Geopower
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Mar 2013
    Local:
    Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo
    Boas tardes. Já há nome para a depressão que afectará amanhã Portugal continental?
    Pela imagem de saté lite parece bem potente.

12. INFANTE

INFANTE
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Jan 2013
    Local:
    viseu - 480 metros
    "Ulla"

13. NSousa

NSousa
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    7 Fev 2014
    Local:
    Caneças - Odivelas
    Antes a contar com algo que não venha a acontecer do que o contrário. Já tivemos n exemplos de previsões acertadas que foram ignoradas e ups...
    Tenho em memória a situação que aconteceu em Santa Cruz e todo o Oeste em 2010/11 se a memória não me falha.

Este ano já vi as sargetas serem limpas à pressa debaixo de um imenso temporal, precisamente por causa das previsões deficientes...

Claro está, é a minha opinião! ;)

14. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Sim, chama-se Ulla. Como passará muito a Norte teremos os efeitos desta depressão a sentirem-se principalmente no Norte com rajadas até 100km\h e chuva por vezes forte, mas nada de especial. Na Galiza as coisas serão mais complicadas...

rbsmr gostou disto.
  15. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    O efeitos, e falando em especial no Norte, poderão ser semelhantes à depressão Petra, embora eu pense que um pouco menos pois a depressão não é tão cavada, será de contar com chuva por vezes forte à passagem da frente e ventos fortes de SW, em especial nas regiões do Norte e Centro, mas sobretudo mais a Norte:rain:

Partilhar esta Página