Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bom dia,

Pretendia ir à Serra da Estrela no sábado ou domingo. Já vi que o GFS dá uma previsão melhor para Domingo. Dada a acumulação de neve destes dias, acham que os acesso estarão abertos? Haverá neve a cotas mais baixas, p.e. em Gouveia? Agradeço a vossa ajuda.

É difícil prever com exactidão mas eu diria que as notícias para já são animadoras. Neste momento as estradas de acesso ao maciço central estão abertas. O que prevejo sinceramente é que durante esta noite, com cotas que andarão pouco acima dos 1000m as mesmas voltem a encerrar. Com aguaceiros de neve no Sábado dificilmente a estrada voltará a abrir (quanto muito até às Penhas e Lagoa Comprida). Agora como estão as previsões é bem possível que se conjuguem esforços para abrir todas as estradas para o que se prevê ser um dia relativamente solarengo no Domingo. Aí sim dará, se tudo correr bem, para aceder mesmo à torre (se calhar a única dificuldade será mesmo a romaria em massa que se costuma verificar nestas situações).

A cotas mais baixas a precipitação será à partida residual no Sábado. Dois cenários: Se a cota de neve cair ainda com muita precipitação hoje (o que os modelos parecem insinuar) então pelo menos a partir de cotas médias-altas (diria uns 1200, ou seja ainda antes de ambas as Penhas) poderás encontrar neve mesmo no Domingo. Se a cota cair já com pouca precipitação (cenário menos provável) então a chuva poderá varrer muita da neve acumulada.

Sobre o estado do tempo no planalto superior (certamente aquele que terá um cenário mais deslumbrante) poderás seguir a evolução da situação, por exemplo, na página de facebook da estância de ski:

https://www.facebook.com/SkiSerraDaEstrela

Boa estadia :thumbsup:
 


romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Eu sei que não é um modelo mas é uma previsão, como é para todo o país faço post aqui!

É impressão minha ou vem aí uma grande molha? :rain:

 

sergiosilva

Cirrus
Registo
24 Dez 2013
Mensagens
50
Local
Braga
Eu sei que não é um modelo mas é uma previsão, como é para todo o país faço post aqui!

É impressão minha ou vem aí uma grande molha? :rain:


Pela leitura que fiz, essa " essa grande molha vai-se fazer notar mais na zona norte do país. Pelo que já se esta a fazer sentir neste momento, com chuva forte, mas para já sobretudo é o vento que se esta a fazer sentir com rajadas bem violentas que vão causar estragos de certeza.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoMontalegre

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Quanto aos modelos divergência entre GFS e ECM, o ECM vai de encontro aos desejos de quem quer uma espécie de Primavera antecipada com o surgimento das altas pressões no nosso território de forma mais persistente o GFS por o seu lado mantem a circulação zonal até perder de vista com o tal tempo do "chove que chove", o grave disto tudo para quem anseia pelo "sol" é que o GFS apos as 120h é sem duvida o modelo mais assertivo e mais estável ao contrário o ECM como sempre muda de run para run de forma totalmente radical sem manter um padrão definido, muito sinceramente cada vez entendo menos esse Modelo "ECM" parece ser um caso de "case wish" ou adivinhação, mudam de run para run totalmente radical, numa run poem neve a cotas baixas com baixas depressões na run a seguir colocam tempo primaveril com temperaturas perto dos 20º graus, o engraçado disto tudo é que parece que o ECM e o GFS estão combinados o ECM normalmente como qualquer "pistoleiro" atira em todas as direcções e lá acerta, acabando por ser o 1º modelo a ver as tendências o GFS acaba por ir atrás do ECM, mas depois o ECM começa a trocar-se todo literalmente e o GFS mantem-se fiel e coerente e acaba por ser mais assertivo. Do ECM espero de tudo, por isso é que pessoas que conheço cada vez mais queixam-se das previsões do IM na previsão de 10 dias.
 
Editado por um moderador:

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quantos aos modelos acho que não vale a pena andar constantemente a falar exclusivamente deles, quando em 24 horas pouco ou nada se alterou.
Para aqueles que desejam ver o sol, a proxima semana promete ajudar os rios a baixarem.

PS: Quando se faz referência a outra pessoa utiliza-se um botão designado por "QUOTE" ou seja "CITAR"
 
Editado por um moderador:

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Quantos aos modelos acho que não vale a pena andar constantemente a falar exclusivamente deles, quando em 24 horas pouco ou nada se alterou.
Para aqueles que desejam ver o sol, a proxima semana promete ajudar os rios a baixarem.

PS: Quando se faz referência a outra pessoa utiliza-se um botão designado por "QUOTE" ou seja "CITAR"

Não é bem assim o ECM insiste em mudar radicalmente de run para run de louco este ECM.
 
Editado por um moderador:

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Por aqui a precipitação continua abaixo da média e sem perspectivas de a situação melhorar, só piorar com o sol a vir já para a semana!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa tarde ,
Embora os modelos continuem com alguna avanços e recuos , nos próximos tempos deveremos ter tempo mais calmo , se bem com alguns dias de chuva a norte .

P . S . - Um conselho aos moderadores :

Estejam mais atentos porque andam muito distraídos geralmente . Se quando vem cá ao fórum algum membro queixar - se da vida , se eliminassem logo o off - tópic não haveria depois campeonatos de off - tópic .

Têm de decidir - se , ou não permitem off - tópics a ninguém ou permitem a todos , nem que sejam 100 , democracia é isto !
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Boa tarde ,
Embora os modelos continuem com alguna avanços e recuos , nos próximos tempos deveremos ter tempo mais calmo , se bem com alguns dias de chuva a norte .

P . S . - Um conselho aos moderadores :

Estejam mais atentos porque andam muito distraídos geralmente . Se quando vem cá ao fórum algum membro queixar - se da vida , se eliminassem logo o off - tópic não haveria depois campeonatos de off - tópic .

Têm de decidir - se , ou não permitem off - tópics a ninguém ou permitem a todos , nem que sejam 100 , democracia é isto !

Também nunca entendi , já perguntei , e não obtive resposta ,é tipo a passar multas a uns e a outros usa-se o método "avestruz" , é pena.
 
  • Gosto
Reactions: NSousa

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O trabalho dos moderadores deste fórum é facilitado se todos colaborarem mais no mesmo. A comunidade é de todos, até hoje sempre se conseguiu a paz e a harmonia nesta casa.

Dito isto pedia encarecidamente que, mais que o apaga o X ou mantém o Y, fizéssemos todos um esforço para mantermos este tópico de forma pacificamente "on topic".

Obrigado pela vossa compreensão.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Meteograma para Olhão

graphe4_1000___-7.83_37.01_.gif


Muita indefinição a partir do dia 20, os melhores dias já são a mais de 240 horas.
 

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
:cool: parece que este mes irá terminar molhado
pelo que vi nos modelos embora nao perceba muito deu me a compreender que vai continuar a chuva menos itensa mais esporádica até março
bom tempo para quando? com tantas entradas atlanticas seguidas parece que o nosso clima ficou viciado:shocking: