Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Iniciamos à pouco a segunda quinzena de Fevereiro? Acaba daqui a uma semana :thumbsup:

Para mim , a semana que falta para chegarmos a marco e uma barreira suficiente para o tempo que que vai fazer em marco ainda ser uma incognita .

A nao ser , claro , que se queira brincar as previsoes de longo prazo ( e estou a falar a 15 , 20 ,32 dias e por ai fora ) .
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Apos o proximo sistema frontal 48h que irá trazer chuva generalizada ao noso territorio, Iremos ter um periodo seco mas frio devido ao posicionamento do AA a Oeste e a depressão de norte a megulhar mais a leste,no Norte pode ir chovendo alguma coisa este padrão irá perdurar até por volta da 1º,2º semana de Março, apos isso o ECM aposta num padrão humido e fresco e chuvoso tanto a Norte como no Centro portanto não vejo onde se prevê na previsão a 32 dias, tempo Seco, como se pode verificar na previsão do ECM.
Sei que isto não são boas noticias para quem queria já temperaturas primaveris e anticiclone em cima de nós mas os modelos não mostram nem por sombras isso.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Pessoal previsões a mais de 4\5 dias são muito falíveis quanto mais a 20 dias.... Esta semana será de chuva principalmente a Norte do sistema Montejunto Estrela, com mais uns 100mm de precipitação em alguns locais do Minho talvez. Depois logo se ve :D
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Previsões de membros que nem deste Forum são, não são chamadas para aqui. Não existe nenhum modelo, nem um sequer que indique um Março chuvoso, quanto muito será mais pro fresco. Se queres seguir as previsões de outros membros, e elogiar/criticar as suas previsões faz no Forum indicado e não aqui, independetemente que venham a estar certas ou erradas.
E já agora o sul de Portugal ainda não se mudou para Marrocos, nem para a Andaluzia que segue muito seca segundo vi na Volta a Andaluzia.
Por isso quando falares em Inverno chuvoso ou Seco indica para onde estares
a falar ....
É só o que tenho a dizer neste momento ....

Quando falo em Inverno chuvoso em Portugal falo de forma generalizada, em bem mais de metade do territorio com a excepção do Baixo Alentejo e do Algarve o Inverno foi muito chuvoso,mas sem sombra de duvidas, previa-se um Inverno seco nas sazonais e apanhamos exactamente o contrário chuva durante 3 meses seguidos e olha que eu falo aqui na minha região de Setubal, existe quem raramente falha as previsões utilizando analises e previsões alternativas que não se limitam a olhar para os modelos, mas isso não é para falar aqui como é obvio.Não pretendo alongar-me em off-topic nem acho uma discussão construtiva, apenas quis referir e esclarecer a tua duvida, que quando falo em Inverno chuvoso em Portugal, falo de forma generalizada pois na maioria do pais ate aqui na penisula de Seubal(Sul) foi bastante chuvoso,tão simples como isso.
Mas olha acho que quando atmosfera estiver a mudar para a nova estação iremos ter supresas nomeadamente no Algarve e no Golfo de Cadiz, é apenas um palpite nada mais que isso.
E mais o Inverno nao foi todo igual no Algarve quase de certeza que na vertente Ocidental ficou dentro da média.
 
  • Gosto
Reactions: boneli

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Apos o proximo sistema frontal 48h que irá trazer chuva generalizada ao noso territorio, Iremos ter um periodo seco mas frio devido ao posicionamento do AA a Oeste e a depressão de norte a megulhar mais a leste,no Norte pode ir chovendo alguma coisa este padrão irá perdurar até por volta da 1º,2º semana de Março, apos isso o ECM aposta num padrão humido e fresco e chuvoso tanto a Norte como no Centro portanto não vejo onde se prevê na previsão a 32 dias, tempo Seco, como se pode verificar na previsão do ECM.
Sei que isto não são boas noticias para quem queria já temperaturas primaveris e anticiclone em cima de nós mas os modelos não mostram nem por sombras isso.

Essa da previsao a 32 dias foi original , o que nao arranjam para tentar contrariar o que os outros dizem .
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

Para amanhã poderemos ter alguma actividade convectiva organizada no litoral norte e centro.

Sinóptica

Em altura uma nova e vigorosa perturbação Atlantica aproxima-se de W, no seio da ondulação, um máximo de vorticidade nos níveis médios e altos translada-se de SW para NE passando junto ao litoral norte/centro.

Á superfície, uma língua de baixas pressões forma-se em resposta ao forçamento dinâmico/advecção quente, com uma pluma de dewpoint>10ºC associada, que se move á frente de uma nova frente fria.


Durante grande parte do dia espera-se que o forte fluxo de S nos niveis médios transporte uma camada de ar saariano ( EML) com uma forte capping inversion associada.
Isto deverá limitar a instabilidade, fazendo com que o dia tenha bons períodos de sol, com aquecimento e evapotranspiração junto á camada de superfície.

A partir do fim da tarde (aprox 18h), com a aproximação da perturbação em altura, uma camada de ar húmido de origem tropical invade a média troposfera, e dá-se um arrefecimento gradual dos níveis médios e altos.

A EML deverá ser erodida mesmo antes da chegada de uma frente fria/convergência pré frontal..disponibilizando algumas centenas, talvez até 500J/Kg de CAPE.

Associado ao máximo de vorticidade em altura espera-se não só forçamento dinâmico como uma intensificação do low/mid level jet que deverá gerar shear moderado a forte com algum caracter direcional/rotacional ( 25-35m/s 0-6km).

Esperam-se assim condições favoráveis á evolução de convecção organizada ao longo da frente e da convergência pré frontal.
Primeiro teremos uma broken line com células isoladas, que poderão em algum momento exibir alguma organização supercelular, apesar do shear rotacional não ser excepcional.
Posteriormente, é provável que se gerem alguns segmentos lineares/bowing lines que dado o fluxo intenso nos níveis médios, poderão gerar rajadas marginalmente severas ( 80-100km.h).

Por estes motivos coloco um nível amarelo por possibilidade baixa de tempo severo, nomeadamente granizo e rajadas e em menor grau por um gustnado/tromba e precipitação excessiva.

A falta de CAPE mais expressivo limita a colocação de um nível mais alto.

Para o interior, a convecção deverá progredir durante a noite, a estabilização da camada superficial deverá limitar o risco de fenómenos associados ao vento, mas espera-se que ainda possa haver alguma convecção elevada por cima da BL.

No sul, a falta de suporte dinâmico deverá limitar/anular a possibilidade de convecção severa.


mYlf8pR.png

( UPDATE 22/2 1630h)


Cinzento
- Aguaceiros e/ou trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e/ou trovoada
- Rajadas
- Granizo
- Precipitação pontualmente excessiva
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Pouca precipitação prevista para amanhã em grande parte do Baixo Alentejo(mais interior) e Algarve. Poderá ser a despedida desta corrente húmida de noroeste por estas bandas com mais uns tímidos mm's.
A acrescentar a isso o período de instabilidade será no final da tarde/início da noite pelo que o dia de Domingo será no geral agradável aqui para o sul.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
(...) este padrão irá perdurar até por volta da 1º,2º semana de Março, apos isso o ECM aposta num padrão humido e fresco e chuvoso tanto a Norte como no Centro portanto não vejo onde se prevê na previsão a 32 dias, tempo Seco, como se pode verificar na previsão do ECM.

Análise - 2ª Semana (03/03 a 09/03):

Precipitação Total Semanal: Anomalia negativa, -30 a 0mm, para todo o território, ao nível
de significância de 99%.


Análise - 3ª Semana (10/03 a 16/03):

Precipitação Total Semanal: Não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente
significativo.


Análise - 4ª Semana (17/03 a 23/03):

Precipitação Total Semanal: Não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente
significativo.

http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/publicacoes/meteo.prev/bpm_2402.2303_2014.pdf

Até dia 23 de março o ECMWF não prevê nenhum padrão húmido. Não quer dizer que não possa acontecer, mas vir para aqui dizer que março vai ser húmido sem utilizar qualquer argumento, seja de interpretação pessoal, seja de previsão de qualquer instituto oficial, é desrespeituoso para o fórum, para quem o lê e para a própria pessoa que o afirma.

Sei que isto não são boas noticias para quem queria já temperaturas primaveris e anticiclone em cima de nós mas os modelos não mostram nem por sombras isso.

Ninguém disse que queria, ou sequer que estava previsto, anticiclone em cima da Península e temperaturas primaveris. Neste momento, a previsão aponta para tempo fresco e seco, com anticiclone no Atlântico a estabelecer um fluxo de Norte ou Nordeste em Portugal continental.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Quanto aos modelos, a próxima semana será mais chuvosa no Noroeste do país (perto de 100 mm) e à medida que caminhamos para sul a precipitação vai diminuindo, de forma que no Centro/Sul não deverá ultrapassar os 20 mm e no Algarve não deverá ir muito além dos 5 mm, tendo por base o modelo GFS 0.5º da saída das 06.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/publicacoes/meteo.prev/bpm_2402.2303_2014.pdf

Até dia 23 de março o ECMWF não prevê nenhum padrão húmido. Não quer dizer que não possa acontecer, mas vir para aqui dizer que março vai ser húmido sem utilizar qualquer argumento, seja de interpretação pessoal, seja de previsão de qualquer instituto oficial, é desrespeituoso para o fórum, para quem o lê e para a própria pessoa que o afirma.



Ninguém disse que queria, ou sequer que estava previsto, anticiclone em cima da Península e temperaturas primaveris. Neste momento, a previsão aponta para tempo fresco e seco, com anticiclone no Atlântico a estabelecer um fluxo de Norte ou Nordeste em Portugal continental.


Eu tambem acho que vir afirmar aqui solenemente que marco vai ser seco com base em vagas probabilidades modelisticas tambem nao ajuda muito o forum .
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/publicacoes/meteo.prev/bpm_2402.2303_2014.pdf

Até dia 23 de março o ECMWF não prevê nenhum padrão húmido. Não quer dizer que não possa acontecer, mas vir para aqui dizer que março vai ser húmido sem utilizar qualquer argumento, seja de interpretação pessoal, seja de previsão de qualquer instituto oficial, é desrespeituoso para o fórum, para quem o lê e para a própria pessoa que o afirma.



Ninguém disse que queria, ou sequer que estava previsto, anticiclone em cima da Península e temperaturas primaveris. Neste momento, a previsão aponta para tempo fresco e seco, com anticiclone no Atlântico a estabelecer um fluxo de Norte ou Nordeste em Portugal continental.

Sei que existe a tendência de muitas vezes relativo aos meus comentários de se querer puxar as discussões para um outro campo,(palavras como respeito,educação,etc,etc) pessoalmente não irei entrar por ai lá está pelo respeito total das regras do fórum.
Portanto a resposta que darei é que me basiei em algo e esse algo é previsão a medio prazo detalhada do "accuweather" sei que pouco ou nada vale, mas ela é baseada segundo sei no ECM, portanto o accuweather prevê para Lisboa o seguinte:

Sat
3/1/2014 12° 8° 0 mm 0 cm A blend of sun and clouds 15° 8°
Sun
3/2/2014 15° 7° 0 mm 0 cm Plenty of sun 15° 9°
Mon
3/3/2014 14° 6° 1 mm 0 cm Partly sunny with a shower 15° 9°
Tue
3/4/2014 14° 8° 1 mm 0 cm Some sun with a shower; windy 15° 9°
Wed
3/5/2014 15° 10° 0 mm 0 cm Brilliant sunshine 15° 9°
Thu
3/6/2014 15° 8° 0 mm 0 cm Mostly sunny 15° 9°
Fri
3/7/2014 13° 8° 0 mm 0 cm Mostly sunny 16° 9°
Sat
3/8/2014 14° 7° 3 mm 0 cm Partly sunny with a shower 16° 9°
Sun
3/9/2014 13° 6° 0 mm 0 cm Cloudy 16° 9°
Mon
3/10/2014 16° 7° 0 mm 0 cm Sunshine 16° 9°
Tue
3/11/2014 14° 9° 0 mm 0 cm Sunshine 16° 9°
Wed
3/12/2014 15° 7° 0 mm 0 cm Clouds breaking for some sun 16° 9°
Thu
3/13/2014 15° 10° 0 mm 0 cm Mostly cloudy 16° 9°
Fri
3/14/2014 15° 9° 9 mm 0 cm Couple of thunderstorms 16° 9°
Sat
3/15/2014 13° 9° 5 mm 0 cm A t-storm in the afternoon 16° 9°
Sun
3/16/2014 14° 10° 1 mm 0 cm Partly sunny with a shower 16° 9°
Mon
3/17/2014 15° 9° 10 mm 0 cm Afternoon rain 16° 9°
Tue
3/18/2014 13° 9° 7 mm 0 cm Morning rain, then a t-storm 16° 9°
Wed
3/19/2014 14° 7° 7 mm 0 cm Rain becoming steadier 16° 9°
Thu
3/20/2014 15° 10° 1 mm 0 cm Partly sunny 16° 9°
Fri
3/21/2014 15° 9° 2 mm 0 cm Cloudy, a t-storm in spots 16° 9°
Sat
3/22/2014 14° 9° 0 mm 0 cm Sunshine and windy 16° 9°
Sun
3/23/2014 13° 9° 5 mm 0 cm Some sun, a t-storm; windy 16° 9°
Mon
3/24/2014 17° 11° 0 mm 0 cm Mostly sunny 16° 9°
Tue
3/25/2014 18° 12° 0 mm 0 cm Mostly sunny 16° 9°
Wed
3/26/2014 18° 12° 0 mm 0 cm Partly sunny 16° 9°
Thu
3/27/2014 18° 11° 0 mm 0 cm Mostly sunny 17° 10°
Fri
3/28/2014 18° 12° 0 mm 0 cm Sunny 17° 10°
Sat
3/29/2014 17° 11° 0 mm 0 cm Mostly sunny 17° 10°
Sun
3/30/2014 16° 12° 2 mm 0 cm Some sun with a quick shower 17° 10°
Mon
3/31/2014 15° 11° 11 mm 0 cm Plenty of clouds with showers 17° 10°


Ou seja, até dia 13,14 um regime fresco, mais para o seco mas mesmo assim prevista precipitação aqui e aqualá, a partir dai um regime chuvoso, portanto baseie-me em algo não ando aqui a querer enganar alguém, se querem embicar com alguém, embiquem com o ECM e o Accuweather pois são eles que dão estas previsões não eu.
Repito não vale a pena querem puxar a conversa para outros temas e para um lado mais pessoal, pois não irei morder o isco, lá está por uma questão de respeito e educação para com o próprio fórum.
Fim de Off-topic
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sei que existe a tendência de muitas vezes relativo aos meus comentários de se querer puxar as discussões para um outro campo,(palavras como respeito,educação,etc,etc) pessoalmente não irei entrar por ai lá está pelo respeito total das regras do fórum.
Portanto a resposta que darei é que me basiei em algo e esse algo é previsão a medio prazo detalhada do "accuweather" sei que pouco ou nada vale, mas ela é baseada segundo sei no ECM, portanto o accuweather prevê para Lisboa o seguinte:

Ou seja, até dia 13,14 um regime fresco, mais para o seco mas mesmo assim prevista precipitação aqui e aqualá, a partir dai um regime chuvoso, portanto baseie-me em algo não ando aqui a querer enganar alguém, se querem embicar com alguém, embiquem com o ECM e o Accuweather pois são eles que dão estas previsões não eu.
Repito não vale a pena querem puxar a conversa para temas da moral e dos bons costumes e para um lado pessoal, pois não irei morder o isco, lá está por uma questão de respeito e educação para com o próprio fórum.
Fim de Off-topic

OK, estou esclarecido. Da próxima vez indique a fonte da previsão.

Mesmo que essa previsão se revelasse acertada, 14 dias de precipitação em 31, metade dos quais com 2 mm ou menos está um pouco longe de um padrão húmido.

Duvido um pouco que essa previsão da AccuWeather se baseie no ECMWF, a previsão mensal deste modelo corre apenas 2 vezes por semana e a AccuWeather actualiza com maior periodicidade.