Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Para quinta-feira os valores de precipitação esperados são da mesma ordem dos que ocorrem no dia de hoje , com condições semelhantes, ventos muito fortes, probabilidade, a meu ver de trovoadas e mesmo granizo, lá para o fim de tarde e noite de quinta. Descida da temperatura e redução da precipitação após a passagem da frente. Cotas de neve no norte e centro entre os 1800 a 2000 metros baixando progressivamente para a noite para os valores de 800 a 1000 metros.
Nota: Mesmo assim ainda é esperada considerável precipitação para sexta feira, sendo que a queda de neve mais substancial (devido à temperatura) deve ser já depois da meia noite (...
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Olhem o que foi cortado foi o frio, já não vai nevar a cotas baixas. O gfs só mete cotas na ordem dos 700/900m para o inicio da próxima semana.:sad::sad::sad:
 
  • Gosto
Reactions: Teles

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
ai ai a run do Gfs das 18h com um descida apique da pressão no domingo e a carregar no vento para a proxima semana!:eek: vocês acho que isto é daquelas saidas malucas ou é coisa credivel?:shocking:

Há vários modelos a colocarem esse cavamento de uma depressão no Domingo, não é um simples devaneio do GFS. Outros modelos até o viram primeiro.

Para já ainda é cedo para saber a intensidade, mas a tendência está lá. E primeiro ainda vamos ter de acompanhar outra ciclogénese na Quinta-feira que passará bastante cavada de raspão na Galiza, afectando também o estado do tempo no território português.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Olhem o que foi cortado foi o frio, já não vai nevar a cotas baixas. O gfs só mete cotas na ordem dos 700/900m para o inicio da próxima semana.:sad::sad::sad:

Boa noite ,

Com a tendencia apontada pelos modelos e com uma auto -estrada para a passagem das ondulacoes frontais acredito no cavamento das depressoes para a proxima semana .

Ja para a neve em cotas baixas nao acredito . A historia diz - nos que este tipo de circulacao nao favorece muito neve a cotas baixas .

Nao esta facil nao nevar a cotas baixas este ano .
 
  • Gosto
Reactions: dahon

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Não é bem assim, a chuva no Inverno não é um elemento estranho, mas tanta como este ano?!Já no ano passado achei que foi exagerado, quase até Junho a levar com a chuva(apenas uma pequena e agradável interrupção em Abril).Valha-me Deus, o Sol que é tão bom agora é tão raro aparecer...

O ano passado até Junho a levar chuva? Normal. A nossa posição está vulnerável a variações do AC. Tanto temos anos extremamente chuvosos como anos de seca.

Já no verão quando tivemos 3 meses sem gota ninguém se lembrou de que as médias ficaram então muitíssimo abaixo! E agora em Novembro? Que quase nem gota caiu neste que costuma ser o mês mais chuvoso do ano. Também muita gente que se queixa da chuva já não se recorda do que aconteceu.

Há 2 anos atrás se não me engano tivemos o inverno mais seco da história registada. Não choveu até Março ou Abril? Corrijam-me se estou errado. Também não era estranho?

Portanto agora que tivemos dois meses chuvosos e os modelos aponto para que Fevereiro o seja pelo menos até meio do mês, não vejo qualquer problema com isso.

As médias anuais existem e podem ser consultadas por todos e a realidade é que nos últimos 20 anos há uma tendência para a redução da precipitação. Redução esta muito mais sentida a Sul do que a Norte.

Já é costume as pessoas queixarem-se e ficarem espantadas quando chove bem em Portugal. Reina a ideia difundida pela comunicação social de que somos "um país onde os sol brilha o ano inteiro". No entanto, quando consultamos os mapas de precipitação da Europa, vê-se que existem partes do território que são das mais chuvosas do continente!!!!

E a Sul, território de clima marcadamente Mediterrânico (ao contrário do Oceânico / Atlântico do Norte Litoral) , a chuva era concentrada em poucos meses de inverno e em episódios esporádicos de origem convectiva. Portanto não seria de estranhar ter 3 meses chuvosos. Aliás, é estranho ano após anos esses desaparecerem.

A realidade porém é que antigamente chovia muito mais do que no presente. Nem que chova muito até Abril (águas mil) e que a instabilidade primaveril se faça sentir fortemente em Maio (cada dia um raio), estamos perante uma normalidade direi que até monótona.

Anormalidade é não chover como em 2012 ou ter meses com vários dias de precipitação significativa em Julho, Agosto e Setembro. O resto são todos cenários expectáveis.

Uns anos chove mais em certos meses, outros chove menos. Mas a tendência registada é para chover menos pelo que as súplicas para que volte o "bom tempo" parecem-me desajustadas mesmo concordando que a partir de certo ponto torna-se chato e quase insuportável.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS na última run mostra uma ciclogénese intensa a NW da Galiza para o dia 9/02:

1z76DWm.png


os próximos dias serão bem chuvosos em especial no Norte/Centro, com os solos saturados, em especial a Norte, oxalá não ocorram problemas de cheias, vamos acompanhando.
 

Jonaxh

Cirrus
Registo
24 Dez 2013
Mensagens
15
Local
Ferreira do Zêzere
Boas!

Isto tem estado animado esta semana (para quem gosta deste tipo de situações meteorológicas com eu! :P ).

Ora eu gostaria de saber como é que isto vais estar no domingo aqui na zona centro... É que tenho um evento por cá e não dava jeitinho nenhum a chuvinha... XD
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Antes de mais....

Não continuem a discussão de ontem outra vez sff....

Boas!

Isto tem estado animado esta semana (para quem gosta deste tipo de situações meteorológicas com eu! :P ).

Ora eu gostaria de saber como é que isto vais estar no domingo aqui na zona centro... É que tenho um evento por cá e não dava jeitinho nenhum a chuvinha... XD

Ainda há alguma incerteza no trajecto da ciclogénese que nos afectará entre Domingo / 2ª-feira. A maior parte dos modelos aponta que passe de novo pela Galiza, mas por exemplo o ECMWF coloca-a em cheio (embora menos cavada) a passar no centro do país. Daí a resposta ser difícil de ser precisa...

Mas à partida, estará mau tempo, e independentemente do trajecto mais a Norte ou mais a Sul deve chover de forma generalizada nesse dia.

GFS:




ECMWF:

 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
aquela situação de frio para dia 11 era fantástica pena de um momento para o outro passar do 8 para o 80..mesmo assim continuo com esperança que durante este mês ainda poderemos ter surpresas..

relativamente ao mau tempo e a chuva este inverno está a ser um dos piores dos últimos anos com sucessivas depressões a visitar o nosso país.

Na run das 12 teremos uma melhor percepção o que virá para o fim de semana.
até la nao façam rafting.. :D
 
  • Gosto
Reactions: karkov

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para já apenas os próximos 4 dias parecem estar definidos .. hoje um dia de alguma chuva ...
Amanhã um dia de chuva e sobretudo muito vento, a precipitação parece ser mais ou menos generalizada ... mas claro mais evidência a norte e centro.
Sexta um dia calmo ....
Sábado um dia de muita chuva e muito vento a norte....

Após o Domingo com o ECM a dar mais uma das suas voltas de 180º graus ao mandar a depressão para cima de nós (centro e sul) faz subir o anticiclone a oeste de Portugal prejudicando claramente o desenrolar da próxima semana. Ainda por cima o ensemble não diverge muito da operacional.

Ganhar mais chuva aqui no Domingo para depois perder o resto da semana, não me agrada ....
Já me agradou mais isto ... a ver se o ECM recua e cola-se aos outros modelos, a zonal tem é que descer mais um bocado ....

Esperemos é que a run das 12h não traga os restantes modelos a virem atrás do ECM !