Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014



FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Só por curiosidade, um comparativo de vapor de água no mesmo "time-frame", a posição final deverá ser parecida às 18z


N7IWizE.png



Stephanie move-se mais rápido que o Gong, que parecia melhor organizado. A velocidade não sei se é agravante ou atenuante, não faço ideia...coloco apenas por curiosidade de satélite.

Boas Vince!

Se se move mais rápido os efeitos do vento forte podem não ser tão graves, pela depressão passar mais rápida sobre nós!? Isto claro hipotes.
É impressão minha ou está mais para sul que o Gong!?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas Vince!

Se se move mais rápido os efeitos do vento forte podem não ser tão graves, pela depressão passar mais rápida sobre nós!? Isto claro hipotes.
É impressão minha ou está mais para sul que o Gong!?

Está mais a sul, mas também não quer dizer muito, são depressões diferentes, o fluxo também é diferente. O Gong a certa altura até desceu um pouco. Sobre o movimento, não sei sinceramente, se calhar não quer dizer muito, teoricamente agrava, por outro lado, especulo eu, pode ter menos tempo de cavar no Oceano ? Não interessa, nesta altura é esperar e ver. Nowcasting.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Esta ai o print..
slry.jpg

Sim de facto parece ter um gancho que poderá denotar que se trata de uma supercelula, mas essa analise deixo para o stormy, não percebo muito disto. Quanto á trajectória, parece-me entrar ligeiramente a norte de aveiro e à progride para o interior de SO para NE, se calhar ainda apanho com ela. Obrigado pelo print :thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Está mais a sul, mas também não quer dizer muito, são depressões diferentes, o fluxo também é diferente. O Gong a certa altura até desceu um pouco. Sobre o movimento, não sei sinceramente, se calhar não quer dizer muito, teoricamente agrava, por outro lado, especulo eu, pode ter menos tempo de cavar no Oceano ? Não interessa, nesta altura é esperar e ver. Nowcasting.

Realmente são depressões diferentes, e têm sempre algo de imprevisíbilidade associada. Normalmente quando o centro se desloca rápido, penso que significa estar a cavar, porque quando começa a encher afrouxa na deslocação.

A depressão dirigir-se numa rota mais a sul, significa:
- menores geopotenciais, favorecendo descida na cota de neve.
- menor intensidade do vento onde passe o centro, mas se estiver ainda a cavar, pouca diferença haverá em termos de isobaras juntas, ou seja, de intensidade do vento. Nesta situação a região mais afetada pelo vento seria todo o sul do território e na faixa litoral desde a nazaré para sul..
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Em Espinho há atividade elétrica