mas porque ainda há duvidas da entrada continental é? não se sabe ainda a intensidade nem se será acompanhada de precipitação...mas penso ser memorável... ainda falta tempo claro todo pode acontecer!!! o AA pode estragar tudo...o que para mim é quase impossível...não nos livramos das descidas acentuadas de temperatura a partir de 4ª cumps
A questão é se vamos ter ou não precipitação..se for uma entrada seca então não será muito diferente de outras entradas frias que temos no Inverno, ou seja frio sim, mas nada de muito invulgar..agora se existir a tal cut off vinda de NE aí sim poderão ocorrer localmente algumas surpresas assim o frio seja suficiente..é uma situação delicada pois basta uma pequena alteração para produzir grandes efeitos sobre nós, seja para mais ou para menos.A entrada continental parece-me certa, resta saber que efeitos terá, se será apenas mais uma entrada fria ou se virá acompanhada de instabilidade capaz de provocar queda de neve a cotas baixas ou muito baixas..veremos..
aquela cut off isolada é a grande duvida dos modelos...se ela perde força ou se desloca para leste, o AA empurra grande parte do frio para o mediterrâneo e a sua instabilidade.. estas situações são muito complicadas de definir a longa distancia... agora entrada continental??? ela vem a caminho
Óbvio que já desde há dias está certa a entrada continental, mas o que se discute nestes dias é a possibilidade de um evento de neves a cotas baixas, que se não for agora em Fevereiro é praticamente para esquecer, e para isso é mesmo necessária a cut-off. O ECMWF recuou o que costuma ser mau sinal, mas como ainda falta uma semana pode ser que reverta amanhã ou depois. De contrário, paciência.
a massa de ar frio é tão ampla que duvido que não seja instável ou que não se inestabilize quando chegar aqui ao atlântico.
a situação é melhor que a de fevereiro de 2012 onde apesar da massa de ar continental ser bastante mais potente, o anticiclone estava quase em cima de nós e acabámos por ter vários dias de geada negra.
Eu ainda tenho fé e esperança na tal instabilidade e que traga boas surpresas! O frio esse já ninguém nós tiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa agora a dúvida é a tal cut off.... vamos dar as mãos todos e pedir muito para que venha até nosso país!!!!!
Se vai baixar mais uns 2 graus do que normal, em Dezembro Lisboa não chegou a negativas, desta vez é capaz de chegar
Por acaso também me lembrei de Fevereiro de 2012, vamos ver se consigo igualar a minima de -6ºC registada por essa altura.
A cut off de que falam propicia a queda de neve a cotas baixas, é a da madrugada de quarta feira ou a de dia 7 de Fevereiro. Qual dos dois dias é que apresenta melhores condições para a cotas baixas ou muito baixas ?
A do dia 4 é para cotas na casa dos 400 metros altitude, a do dia 7 se se concretizar é muito melhor para cotas baixissimas, falta saber se há precipitação!
Comparação entre a situação prevista para sábado (1ªimagem) e a que originou a neve em Serpa em Fevereiro de 1993 (2ªimagem)