Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2015



Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sou só eu a ver ou o ECMWF mete precipitação na sexta feira?
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Sou só eu a ver ou o ECMWF mete precipitação na sexta feira?

É verdade! E para confirmar basta espreitar as previsões a 10 dias do IPMA! Para os meus lados (Leiria) mete aguaceiros e temperaturas entre os 10ºC e os 0ºC. Neve generalizada no interior norte com temperaturas bem negativas. Seria outro 27/02/2013?! :thumbsup:

É esperar para ver as próximas saídas.....
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Bem. Certo certo é o frio que vem em força por uns dias. Eu sei que o mês ainda está a começar, mas dado as baixíssimas temperaturas que se prevêem para os próximos dias. Atrevo-me a dizer, que Fevereiro poder acabar com uma anomalia negativa nas temperaturas. Bom bom eram termos neve a cotas muito baixas (0/100 metros), mas poderá faltar precipitação na hora H. Situação a acompanhar. :)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: alialatas

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Gosto daquela côr mais azul às 96 horas ( 1ª carta ) ali a insinuar-se junto ao NE transmontano, pode ser um bom sinal...o frio continua lá..

Snifa, pegando na tua deixa deixo as cartas às 96 horas, de notar a evolução NE > SW que traria até 4 a 6 mm na zona centro litoral e interior.

T500hPa
z3PwVlZ.png


T850hPa
vGFUDRX.png


Prec.
Ke17cLe.png


A indecisão dos modelos já nas 100h, revela a dificuldade de previsão de um evento que estatisticamente apresenta uma probabilidade muito diminuta de existir.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa noite.

Não querendo ser muito otimista, pois há aqui colegas que podem ter uma capacidade de análise mais acertada e vendo esta ultima saída do GFS....continuo a achar que a partir da tarde de hoje, alguns locais menos habituais poderão ver alguma neve ( Chaves, Vila Real, talvez Vieira do Minho entre outros). O problema mesmo é a precipitação ou a falta dela, no entanto quando o frio estiver instalado ainda deverá cair alguma coisa.

Eu arriscaria, no máximo dos máximos 400/500 metros, dependendo da localização mais interior ou litoral!!! Ainda vai sair mais uma RUN do GFS e ECM, que nos poderão dizer algo mais concreto durante esta manhã.

Agora para dia 6 apesar de um pouco menos de frio, voltamos a ter precipitação...o tal tira e põem dos modelos. Resta-nos aguardar.

A partir do início da tarde é nowcasting e ver até onde vai....:huh:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Talvez esteja a ser pessimista e ainda possa mudar, mas parece-me que já se foi qualquer possibilidade de haver precipitação no fim de semana... Hoje também só deverá nevar nos locais do costume, uma vez que as cotas só descem quando já nao há precipitação... A nossa maior esperança agora será a sexta-feira, neste momento está modelada alguma precipitação e cotas médias\baixas a ver vamos...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Continua interessante ( mas muito no limite) a previsão, nomeadamente para sexta feira:

gfs-13-84.png


gfs-0-84.png


gfs-2-84.png


gfs-2-90.png


A maior esperança de alguma precipitação reside agora nesse dia, que associada à circulação mais continental eventualmente pode produzir alguma surpresa mas sendo sempre muito difícil nevar a cotas 0, talvez acima dos 200/300 m caia qualquer coisa, uns flocos perdidos e sem acumulação..

Para amanhã entra frio mas falha a precipitação, o grosso deverá ficar retido nas montanhas a norte de Espanha, talvez ainda entre qualquer coisa na zona do Barroso/Gerês :cold:

gfs-2-42.png


gfs-1-42.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Temperaturas mínimas vão chegar aos sete graus negativos

Hoje às 08:29

As temperaturas mínimas vão sofrer uma descida acentuada a partir de quarta-feira devido à passagem de uma massa de ar frio

"Hoje ocorreu uma subida da temperatura mínima, mas amanhã [quarta-feira] prevê-se uma descida acentuada, entre 4 a 6 graus Celsius, e na quinta-feira uma nova descida, de 2 a 4 graus", disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Madalena Rodrigues, para hoje prevê-se no continente períodos de céu muito nublado, com aguaceiros mais frequentes nas regiões do norte e centro, que a partir da tarde serão de neve acima dos 1000/1200 metros, diminuindo a quota para 400/600 metros com vento forte.

"Na quarta-feira, o tempo muda com a descida das mínimas, descida essa que vai continuar na quinta-feira, e depois vão manter-se baixas nos próximo dias, sendo negativas nas regiões do interior, em especial do norte e centro", indicou.

De acordo com Madalena Rodrigues, nas regiões do interior, as temperaturas mínimas podem atingir -3 e -5 graus e podem chegar aos -6 e -7 nas Penhas Douradas.

"No litoral, as mínimas vão variar entre 0 e 2 graus e no Algarve rondam os 4. Prevê-se apenas uma ligeira subida da mínima no dia 10 (terça-feira da próxima semana), mas depois voltam a descer", disse.

A meteorologista do IPMA disse ainda que o tempo frio e seco que vai afetar o continente deve-se a uma "massa de ar frio inserido na circulação de um anticiclone".

"Além das temperaturas mínimas baixas, está também previsto acentuado arrefecimento noturno e geada", disse.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4378391&page=2
 
M

Membro excluído 274

Não vale a pena ter muitas ilusões, mais uma vez iremos ver as nuvens a descarregar neve a norte da nossa fronteira... já vi isso tantas e tantas vezes... em Chaves com "cadáveres" que conseguem escapar da Cordilheira Cantábrica e ver as núvens a descarregar a norte de Verín e zona da A Gudiña e Sanábria... É sempre assim, nevará sim nos locais do costume e abaixo dos 1000m até aos 600m será pouca ou nenhuma a acumulação...
Ainda não será desta...
Especial atenção à formação de gelo que iremos ter na próxima noite, pois o céu irá limpar e gear de forma significativa.
 
  • Gosto
Reactions: XtraNO e jonas_87