Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2015

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
:hehe:

A9xt2iF.png
urTLgP0.gif
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa tarde ,

Nos próximos dias teremos alguma chuva , especialmente no Litoral Norte . Depois , nos primeiros dias de marco , quer o ECM quer o gfs coincidem que o tempo sera seco . Contudo , convém realçar , com prudencia ainda devido a distancia , que , que a tendencia começa a ser de 2 ou 3 dias em que a temperatura sobe um bom bocado mas logo a seguir desce novamente , para valores que em algumas regiões ate poderão ser bem baixos .
A acompanhar . . .
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
Como disse no outro post, aguaceiros no litoral norte continuam mas são vagos, descendo para o litoral centro ainda é possivel ver alguns pingos e chuviscos nas próximas semanas. Sul pode também ter alguns pingos alheios.

Dias devem-se apresentar pouco nublados ou muito, ao longo do dia vai mudando.

Vento continua fraco a moderado.

Só a partir da outra semana é que se deve notar no aumento das temperaturas, ou seja na 1ª semana de Março.
Principalmente a meio da semana, dia 3 e 4 muitas localidades devem atingir os 25ºC. Nada de inédito para Março. Nebulosidade também deve desaparecer. :)

Modelos de hoje continuam iguais, AA para dar e vender, nem a ponta de uma depressão consegue tocar na Peninsula Ibérica. A única mudança que noto:
E0XDW34.png

Apreciem a depressão na Europa :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A previsão mensal do IPMA não deixa razões para dúvidas e só vem confirmar as previsões sazonais para a Primavera do ECM. Chuva quem sabe lá para Abril, o que posso estar dizer pode ser futurismo, mas a previsão mensal do IPMA corrobora naquilo que eu estou a dizar.

Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 23 fev. a 22 mar. 2015

Temperatura acima e precipitação abaixo do normal

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 23/02 a 01/03, 02/02 a 08/03, de 09/03 a 15/03 e apenas para o litoral sul, na semana 16/03 a 22/03.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para a região interior norte, para a semana de 02/03 a 08/03, e para todo o interior do território, na semana de 23/02 a 01/03. Nas semanas de 09/03 a 15/03 e de 16/03 a 22/03 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
A previsão mensal do IPMA não deixa razões para dúvidas e só vem confirmar as previsões sazonais para a Primavera do ECM. Chuva quem sabe lá para Abril, o que posso estar dizer pode ser futurismo, mas a previsão mensal do IPMA corrobora naquilo que eu estou a dizar.
Sim, aliás o GFS está há mais de uma semana a continuar a teimar com o Anticiclone sob o país durante o mês inteiro, por todos os dias que vi os modelos ainda não vi uma alteração significativa, aliás a única coisa que o AA faz é andar a brincar à volta da Península Ibérica.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
2 semanas seguidas sem chuva, é quase certo
A não ser os vários aguaceiros e chuviscos que o norte vai tendo, o litoral centro, centro e o sul não devem esperar uma gota nas próximas duas semanas.
Dias vão gradualmente tornando-se mais quentes, Primavera vai se instalando.

Os fenómenos locais de chuviscos podem continuar a ocorrer pois a nebulosidade deve permanecer grande parte destes dias, bem como a nortada.
Fica aqui uma imagem "quente"
z7EH1EH.png
 
  • Gosto
Reactions: luky e StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Azor disse:
Março vai ser o 4º mês seco pelos Açores e já só faltam poucos dias para acabar este Inverno que nunca chegou.

É melhor as pessoas irem pensando já em racionar água porque neste andamento ela vai faltar nas ilhas....

Uma desgraça nunca antes vivida por aqui.....[/QUOT

Aqui no Minho , também esteve praticamente sem chover durante o inverno 2011/2012 . Algo também nunca visto por estas bandas .
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
Passado dois dias continua tudo igual...
Março vai ser um mês de seca completa, dias pouco nublados a muito nublados e de vento fraco a moderado.
Quando pensam que ainda há esperança, veem o AA com 1050 hPa no Reino Unido...

Nada de inédito visto que cada vez se vê mais Março como mês de seca. 2009, 2012 e agora 2015