Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2011 às 00:15.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,420
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Caro c.bernardino:

    Tenho denotado que os seus últimos posts têm-se referido a discrepâncias entre valores dos modelos e os observados na realidade.
    Eu vou-lhe ser sincero... Irá ter um post todos os dias em caso de precipitação. Porque todos os dias existirão sempre diferenças!
    OS modelos, quer globais, quer mesoscala funcionam com uma malha... Mais ou menos apertada. Apresentam intervalos de precipitação por área. Se existirem condições convectivas o valor registado na sua localidade há-de ser diferente da localidade ao lado, em distâncias mínimas. Em situações orográficas especificas essas diferenças aumentam significativamente, em situações de instabilidade elevada aumentam exponencialmente.

    Isto para dizer que os modelos nestes últimos dias até se têm portado bem... Quem anda nisto há muitos anos, quem vê e analisa os modelos sabe (e porventura bem melhor que eu) que os modelos não acertam ao mm a precipitação que cai numa qualquer situação em determinado sítio. Tal não é possível. Qualquer modelo refere valores aproximados por localização aproximada! OS modelos são ferramentas preciosíssimas de previsão de tempo! Evoluiram ao longo dos tempos e estão cada vez melhor. Mas não são milagrosos e hão-de "falhar" (o que quer que se considere "falhanço") sempre.

    Cumps
     
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Pois...e tambem é verdade que a precipitação é dos parametros mais dificeis de modelar....pois nem toda a agua disponivel precipita, é preciso saber ao certo que parte da massa de ar vai condensar...por fenomenos que a levem a arrefecer, e depois é preciso ver que nem tudo o que condensa acaba por cair....é quase imposssivel, ainda para mais em modelos globais ( malhas maiores e menor precisão no que toca ás condições geograficas locais), prever com exatidão as acumulações:)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Charlie Moreira

    Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    5 Dez 2006
    Mensagens:
    2,424
    Local:
    VALONGO
    ja nao me lembro de um janeiro tao chuvoso e tao atipico com estas temperaturas!
    olhando para os modelos a pasmaceira continua e no confronto entre os eternos rivais Portugal vs Grecia... a Grecia vai ganhando em entradas frias e muita neve!
     
  4. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,199
    Local:
    loule-caldeirao
    Engraçada esta imagem....

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Acho que tamos a pagar alguma penitência!

    Isto é só uma das cartas o resto não dá nada de especial...talvez uns 5 mm em metade do Algarve nestes dias de chuva enquanto muitos vão estar nos 100/200mm
     
  5. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Perfeitamente normal, esse mapa, mostra apenas que o sistema frontal chega cá mais em forma de dissipação e com precipitação fraca, e os modelos mostram que este mês pelo menos aqui no Algarve ficará abaixo da média, apesar de não se saber ainda como será a ultima decada do mês....
    Se este mês for abaixo da média não tem nada de especial, é perfeitamente normal, e geralmente tem sido quase sempre assim nos ultimos 30 anos se não estou enganado....
    De qualquer forma não espero um Janeiro assim tão seco quanto isso ...

    Acho que este ultimo ano não temos nenhuma razão para nos queixarmos, quem me dera que todos os anos fosse como este ultimo .... mas também não foi assim tão chuvoso quanto isso, mas como disse quem me dera se todos os anos fossem assim, e em particular na época das chuvas Nov a Fev, mas não me vou alongar mais ...
     
  6. c.bernardino

    c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    31 Dez 2010
    Mensagens:
    651
    Local:
    Loures
    Caro Vitamos,
    Tem notado isso porque esse é um dos assuntos que me interessa.

    Os modelos têm evoluido imenso, são ferramentas poderosissimas mas deviamos olhar para elas de forma crítica. Como foi referido há muita forma dos ditos falharem, principalmente em condições de instabilidade (que se antevinham). Ninguém, mesmo que medianamente ignorante, estaria à espera que os modelos acertassem ao milimetro! Até porque um erro de 2 mm poderia corresponder a muitos % de desvio (dou por mim a escrever banalidades:( ).
    na realidade, no dia de ontem, falharam (quase) em ordem de grandeza.
    O que não concordo é com a desculpa "chapa 5" de "fenómenos orográficos" para algo que não foi assim tão local (atrevo-me a sugerir a consulta das imagens de radar, compare-as com as cartas postadas aqui há uns dias mesmo a "olho").

    O que eu acho interessante era colocar aqui os mapas/cartas/gráficos dos modelos e depois compará-los com as observações. principalmente nestes casos em que é previsivel que eles não acertem totalmente. É assim que aprendemos até que ponto podemos confiar.
    Note-se que acho os modelos fantásticas ferramentas e normalmente acertam principalmente se prestarmos atenção às malhas, não só no espaço mas também no tempo. As malhas temporais em que eles trabalham são também muito importantes para ler e interpretar o output (mais banalidades :sad:).

    O que seria interessante é esclarecer a tolerância do "os modelos até se portaram bem".

    E não se preocupe que não terá posts diários da minha parte. :thumbsup:

    Com os melhores cumprimentos, de alguém que olha para os modelos de forma critica.

    bernardino
     
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Nas proximas horas a frente semi-estacionaria deverá ser impelida para SE pela depressão em cavamento e pela aproximação de uma nova frente, associada a uma penetração de ar frio nos niveis medios e altos da troposfera.

    Assim sendo, nas proximas horas, espera-se precipitação por vezes forte ou muito forte, especialmente aquando da passagem de celulas convectivas, devido á gradual desestabilização enquanto se procede a entrada fria sobre o ar tropical muito humido abaixo ( e SST´s elevadas).

    Devido á humidade nos niveis baixos e ao elevado dewpoint a precipitação orografica terá grande relevancia nas terras altas, e tambem, qualquer pequena celula ( "pipoca") ou area mais activa tem potencial de gerar grandes quantidades de precipitação..

    Até á manhã de amanhã há, portanto, um risco acrescido de cheias em ambiente urbano ou em pequenos rios, especialmente nas zonas do Norte e Centro, especialmente o litoral ( chuva de origem estratiforme+convectiva) e nas terras altas ( inclusivé serra de monchique), devido á precipitação orografica.

    No dia 9, outra perturbação frontal, com depressão associada deverá causar periodos de chuva forte em praticamente todo o pais.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Forte advecção tropical...ar tropical nos niveis baixos a entrar na circulação complexa da depressão, assim como alguma entrada de humidade nos niveis medios transportada pelo visivel jacto subtropical:

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    A W dos Açores nota-se uma perturbação, associada a um campo depressionario na costa leste Americana, perturbação que será capturada pela depressão que está a NW da peninsula e deverá afectar-nos dia 9, com outro episodio de chuva intensa.

    PS- A crista anticiclonica a E de Portugal está a tornar dificil a progressão da linha de instabilidade, o que a faz contorcer no sentido S-N....poderá ocorrer precipitação e fenomenos convectivos mais fortes que o inicialmente previsto...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Norther

    Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Nov 2010
    Mensagens:
    1,870
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    A pouco ouvi uma descarga electica e pelos vistos veem a caminho :)

    [​IMG]

    [​IMG]

    vai chovendo com alguma intencidade
    [​IMG]
     
  10. VILA REAL

    VILA REAL
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Dez 2009
    Mensagens:
    518
    Local:
    Vila Real (Alt. 470m)
    Ainda falta muito tempo... mas mesmo muito tempo, no entanto era bom que se concretiza-se a previsão que o gfs esta a fazer lá para o dia 20 de Janeiro.
     
  11. squidward

    squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    4 Abr 2007
    Mensagens:
    2,361
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    Preferia de longe a previsão da RUN 06z:calor:
    como podes verificar no "tópico das saídas de sonho".;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,941
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Bom fim de tarde.

    Na próxima madrugada e manhã poderemos ver precipitações elevadas com o aproximar e passagem de uma frente bastante abrangente. O teor de água precipitável parece ser bastante elevado.
    Entre os Açores e o continente vê-se bem esta massa nebulosa. Vamos ver o que nos trará.

    O meteograma GFS aqui do meteopt mostra precipitação elevada para a minha zona;)

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Estes dias têm sido muito do mesmo...mesmo assim vale a pena descortinar o que se prevê para o futuro...

    O GFS prevê para esta madrugada precipitação bastante forte no litoral norte, contudo como é costume o Alto Minho será a região mais contemplada. No entanto, na minha modesta opinião, com a velocidade do vento parece-me quase certo que a previsão está atrasada um par de horas...mas veremos quem tem razão mais para o final da noite/inicio da madrugada...
    No dia 9 teremos ainda precipitação no Continente, mas será apenas até ao inicio/meio da manhã...depois teremos alguns dias de calma...quem sabe uma semana ou mais, uma vez que termos um centro de altas pressões em cima de nós que nos vai protegendo da circulação zonal constante vinda do atlântico...
    Pelos menos até às 200h é o que tudo indica...
    As temperaturas baixarão no domingo para valores mais habituais à epoca, mas depois com o anti-ciclone teremos temperaturas bem acima do esperado a 850hPa, embora na superfície se manterão temperaturas amenas, a rondar os 10 e os 15ºC...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Fizeste muito bem em postar essas imagens;)

    Amanhã teremos uma situação em que, a perturbação que é visivel nessas duas imagens ( uma pequena depressão) irá interagir com uma area frontal( ar frio que está a ser arrastado pela depressão no golfo de biscaia), a W do continente...tal deverá induzir um fortalecimento de todo o sistema.
    A pequena depressão arrasta tambem muita humidade, tanto á superficie ( advecção tropical) como alguma transferida do jet subtropical....
    Aliando as boas condições da massa de ar ao forçamento vertical e á entrada de ar mais frio em altura...e ainda somando alguns parametros dinamicos como o shear e a divergencia em altura, é bastante claro que teremos uma situação a acompanhar com atenção:thumbsup:

    Não só convecção, como precicitação estratiforme e orografica forte e algum vento deverão ser os principais eventos de amanhã..:)

    Cá estaremos para acompanhar todo o desenrolar:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    Onde vais ver essas imagens?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página