Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Fizeste muito bem em postar essas imagens;)

Amanhã teremos uma situação em que, a perturbação que é visivel nessas duas imagens ( uma pequena depressão) irá interagir com uma area frontal a W do continente...tal deverá induzir um fortalecimento de todo o sistema.
A pequena depressão arrasta tambem muita humidade, tanto á superficie ( advecção tropical) como alguma transferida do jet subtropical....
Aliando as boas condições da massa de ar ao forçamento vertical e á entrada de ar mais frio em altura...e ainda somando alguns parametros dinamicos como o shear e a divergencia em altura, é bastante claro que teremos uma situação a acompanhar com atenção:thumbsup:

Não só convecção, como precicitação estratiforme e orografica forte e algum vento deverão ser os principais eventos de amanhã..:)

Cá estaremos para acompanhar todo o desenrolar:D

Colega stormy, fico deliciado quando leio estes termos técnicos :) (e enfatizo que ao dizer tal não estou a ser irónico), mas dada a minha relativa juventude no meio meteorológico não percebi muito daquilo que escreveu. Trocando por miúdos, como se costuma dizer, o que se pode esperar, importa-se de me elucidar? ;)
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Colega stormy, fico deliciado quando leio estes termos técnicos :) (e enfatizo que ao dizer tal não estou a ser irónico), mas dada a minha relativa juventude no meio meteorológico não percebi muito daquilo que escreveu. Trocando por miúdos, como se costuma dizer, o que se pode esperar, importa-se de me elucidar? ;)

Basicamente quero dizer que há uma dinamica atmosferica que favorece a ocorrencia de trovoadas e precipitação forte...
Ora, mesmo que não haja trovoada, devido á grande massa de agua que a atmosfera tem, qualquer zona montanhosa pode causar precipitação forte localizada, e tambem a precipitação que não convectiva, será provavelmente forte devido ao grande conteudo em agua destas nuvens que se formam nestes ambientes muito humidos.

Portanto, é quase certo que vamos ter bastante chuva em todo o lado...e há que ter em atenção os problemas que essa chuva pode causar..tais como inundações devido ás sargetas entupidas ou subida de ribeiras, etc;)
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Basicamentequero dizer que há uma dinamica atmosferica que favorece a ocorrencia de trovoadas e precipitação forte...
Ora, mesmo que não haja trovoada, devido á grande massa de agua que a atmosfera tem, qualquer zona montanhosa pode causar precipitação forte localizada, e tambem a precipitação que não convectiva, será provavelmente forte.

Portanto, é quase certo que vamos ter bastante chuva em todo o lado...e há que ter em atenção os problemas que essa chuva pode causar..tais como inundações devido ás sargetas entupidas ou subida de ribeiras, etc;)

Muito obrigado. ;):thumbsup:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Mas essa frente não vai passar só durante a noite?
É que vem com uma velocidade:confused:

A frente em si passará durante a noite. Mas durante todo o dia de amanha seremos afectados pelo "rasto" da mesma, com a superfície de oclusão, (junção das frentes), que como referiu o Stormy é convectica, com a presença regular na passagem de células, que poderão ser passageiras mas também formar algumas nuvens de carácter estratiforme que deixarão chuva mais continua, no entanto será toda moderada a forte.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Onde vais ver essas imagens?

Neste sítio nemoc.navy. Tem um conjunto de imagens interessantes.:thumbsup:

P.S.: esqueci-me de avisar que apesar de ser um endereço da marinha dos EUA os browsers indicam sempre problemas de certificado ao navegar para estas páginas. Não há problema em visitar este endereço...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Este Inverno para os amantes do Frio e da neve está muito fraquinho...:sad:

Fica o inverno para os que gostam de chuva e vento, mas para a semana que vem o frio vai voltar...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Nesta imagem de microondas da NOAA, é possível verificar o rain rate que a massa nebulosa que irá atravessar o continente esta madrugada\dia de sábado produzia pelas 20.20h.

Precipitações estimadas em mais de 6 litros\h nalguns pontos sobre o mar, que poderão ser maiores em terra.
rainrate.jpg


Bons precipitados em perspectiva, nomeadamente no litoral norte;)
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Boa noite, no Domingo estou a pensar em ir a Serra da Estrela, que tempo se espera para esse dia? Segundo o IM aguaceiros fracos, no modelo GFS parece que vai tar mais chuva. Obrg. desde já.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boa noite, no Domingo estou a pensar em ir a Serra da Estrela, que tempo se espera para esse dia? Segundo o IM aguaceiros fracos, no modelo GFS parece que vai tar mais chuva. Obrg. desde já.

Possibilidade da aguaceiros esporádicos... vento de NW fraco a moderado. nada de Neve... Nem queda nem lá. Só nas pistas...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Possibilidade da aguaceiros esporádicos... vento de NW fraco a moderado. nada de Neve... Nem queda nem lá. Só nas pistas...

Pelo contrário, no Domingo é muito provável que neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, apontaria uma cota a rondar os 1500m pois a temperatura aos 850 hPa vai andar por volta dos 2ºC. Na Torre é quase certo que qualquer precipitação será de neve...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Pelo contrário, no Domingo é muito provável que neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, apontaria uma cota a rondar os 1500m pois a temperatura aos 850 hPa vai andar por volta dos 2ºC. Na Torre é quase certo que qualquer precipitação será de neve...

Sim.. Realmente tens razão. Mas serão pouco frequentes... Eu quando vi de manha a previsão não era muito favoraval a esse cenário.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.