Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2011 às 00:15.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    A sinóptica também está interessante com uma frente oclusa que pode deixar precipitações significativas. Não sei porque mas está situação faz-me lembrar o 29 de Janeiro de 2006 :rolleyes: Acho que não é de descartar queda de neve a cotas momentaneamente mais baixas do que o previsto no Norte e no Centro ;)

Perfil Covilhã

Perfil Bragança

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    A mim também me faz lembrar o que aconteceu em 29 de Janeiro de 2006... Até as eleições presidenciais no fim-de-semana anterior. Só espero é que o Benfica não perca no dia anterior ao nevão:unsure:.

3. panda

panda
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    27 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
    nao resta mais duvidas neve seca ou molhada aqui de certeza qe vai cair:lmao:

4. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar
    Caro Vince que tem a dizer sobre esta espectativa que se está a criar?:rolleyes:

5. PauloSR

PauloSR
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2009
    Local:
    Póvoa de Lanhoso
    Boa Noite,

Caro Boneli, de que expectativa falas? :huh:

As expectativas são criadas e alimentadas pelas pessoas e, infelizmente neste momento, não há grande margem para surpresas, ou seja, para cotas exageradamente baixas. Pelo que até o aviso amarelo do IM frisa queda de neve acima dos 600 metros. A ocorrer surpresa, pelo que vejo pode (dependente de varios factores) ocorrer aos 500 metros sem acumulação (esta é a minha analise, e como tal, não a tomem como muito certa, até porque há membros com muitíssima experiencia que podem analisar de melhor forma)

As surpresas acontecem qundo menos se espera, mas julgo que aqui ninguem se encontra com grandes expectivas Boneli ;) infelizmente :(

Grande abraço a todos, e venha de lá essa neve para as serras do norte e centro...:thumbsup:

6. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Não sei que vos diga mas as temperaturas teimam em querer não descer desde as 18h até esta hora. Qual a diferença com o previsto no GFS em relação à temperatura real? Até nas Penhas Douradas está alta.. Alguém tem alguma explicação?

7. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Inversão térmica: Carrazêda de Ansiães tem -3,1ºC;).

8. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar
    Eu quando falo em expectativas refiro-me principalmente á cota de neve...o site do IM de facto fala em cotas de 600m sobe para 1000m depois volta a descer para os 600m, mas vi aqui colegas a falar na possiblidade de 300m. Eu não dou opinião do que não sei interpretar (os mapas), no entanto tens razão no que dizes que somos nós a criar essas expectativas.
    Mas gosto sempre de ler uma opinião de quem entende e já tem experiência ( não desvalorizando ninguém) e que normalmente está sempre mais próximo do que se considera racional do que poderá acontecer..:p

Não sei se me fiz entender:thumbsup:

9. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Não estou a dizer que seja o caso, mas o IM é uma instituição pública e não tem o efeito de alarmar. Mesmo que os modelos mostrem uma possibilidade de queda de neve a 300m, o IM, para o bem e para o mal, vai falar em cotas de 500 a 600m.

10. Marcos

Marcos
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    26 Nov 2009
    Local:
    Celorico da Beira-550 metros altitude
    aqui estou a 540 metros altitude, tenho alguma esperança sobretudo de noite, mas se nao acumular é que vai ser pena...ja esta a preciptacao a chegar ao norte???:D

11. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Para já por aqui alguma neblina apenas. :)
    Mas as expectativas são grandes, parece que desta vez está tudo no lugar certo!

12. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    O que quis dizer é que as temperaturas estão altíssimas em relação ao previsto a esta hora desde as 18h! Quem pode explicar?

13. pedro vitorino

pedro vitorino
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Jan 2011
    Local:
    Lamego 560mt
    deve-se talvez á aproximação de preciitação não?

14. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    por aqui está mais ou menos como esperado no vale junto ao zezere as temperaturas rondam os -2

gfs começa a recuar e a colocar mais frio a precipitação é que continua muito estranha

15. RaFa

RaFa
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Jan 2010
    Local:
    Seia - 550m
    E previsão aqui para o lado N da Serra da Estrela (Seia)? Existe possibilidade de ver o elemento branco? Ou vai ficar tudo retido a S da mesma? (Covilhã etc...)
    Neste momento por aqui as temperaturas rondam os -1º (Zona Industrial Seia)

EDIT: EM loriga a temperatura continua a baixar a um bom ritmo. Neste momento temos 1.9º

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página