Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
A sinóptica também está interessante com uma frente oclusa que pode deixar precipitações significativas. Não sei porque mas está situação faz-me lembrar o 29 de Janeiro de 2006 :rolleyes: Acho que não é de descartar queda de neve a cotas momentaneamente mais baixas do que o previsto no Norte e no Centro ;)
brack0a.gif


Perfil Covilhã

79479708_prof_anim.gif


Perfil Bragança

79479581_prof_anim.gif
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
A sinóptica também está interessante com uma frente oclusa que pode deixar precipitações significativas. Não sei porque mas está situação faz-me lembrar o 29 de Janeiro de 2006 :rolleyes: Acho que não é de descartar queda de neve a cotas momentaneamente mais baixas do que o previsto no Norte e no Centro ;)

A mim também me faz lembrar o que aconteceu em 29 de Janeiro de 2006... Até as eleições presidenciais no fim-de-semana anterior. Só espero é que o Benfica não perca no dia anterior ao nevão:unsure:.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Caro Vince que tem a dizer sobre esta espectativa que se está a criar?:rolleyes:

Boa Noite,

Caro Boneli, de que expectativa falas? :huh:

As expectativas são criadas e alimentadas pelas pessoas e, infelizmente neste momento, não há grande margem para surpresas, ou seja, para cotas exageradamente baixas. Pelo que até o aviso amarelo do IM frisa queda de neve acima dos 600 metros. A ocorrer surpresa, pelo que vejo pode (dependente de varios factores) ocorrer aos 500 metros sem acumulação (esta é a minha analise, e como tal, não a tomem como muito certa, até porque há membros com muitíssima experiencia que podem analisar de melhor forma)

As surpresas acontecem qundo menos se espera, mas julgo que aqui ninguem se encontra com grandes expectivas Boneli ;) infelizmente :(

Grande abraço a todos, e venha de lá essa neve para as serras do norte e centro...:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não sei que vos diga mas as temperaturas teimam em querer não descer desde as 18h até esta hora. Qual a diferença com o previsto no GFS em relação à temperatura real? Até nas Penhas Douradas está alta.. Alguém tem alguma explicação?
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa Noite,

Caro Boneli, de que expectativa falas? :huh:

As expectativas são criadas e alimentadas pelas pessoas e, infelizmente neste momento, não há grande margem para surpresas, ou seja, para cotas exageradamente baixas. Pelo que até o aviso amarelo do IM frisa queda de neve acima dos 600 metros. A ocorrer surpresa, pelo que vejo pode (dependente de varios factores) ocorrer aos 500 metros sem acumulação (esta é a minha analise, e como tal, não a tomem como muito certa, até porque há membros com muitíssima experiencia que podem analisar de melhor forma)

As surpresas acontecem qundo menos se espera, mas julgo que aqui ninguem se encontra com grandes expectivas Boneli ;) infelizmente :(

Grande abraço a todos, e venha de lá essa neve para as serras do norte e centro...:thumbsup:

Eu quando falo em expectativas refiro-me principalmente á cota de neve...o site do IM de facto fala em cotas de 600m sobe para 1000m depois volta a descer para os 600m, mas vi aqui colegas a falar na possiblidade de 300m. Eu não dou opinião do que não sei interpretar (os mapas), no entanto tens razão no que dizes que somos nós a criar essas expectativas.
Mas gosto sempre de ler uma opinião de quem entende e já tem experiência ( não desvalorizando ninguém) e que normalmente está sempre mais próximo do que se considera racional do que poderá acontecer..:p

Não sei se me fiz entender:thumbsup:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu quando falo em expectativas refiro-me principalmente á cota de neve...o site do IM de facto fala em cotas de 600m sobe para 1000m depois volta a descer para os 600m, mas vi aqui colegas a falar na possiblidade de 300m. Eu não dou opinião do que não sei interpretar (os mapas), no entanto tens razão no que dizes que somos nós a criar essas expectativas.
Mas gosto sempre de ler uma opinião de quem entende e já tem experiência ( não desvalorizando ninguém) e que normalmente está sempre mais próximo do que se considera racional do que poderá acontecer..:p

Não sei se me fiz entender:thumbsup:

Não estou a dizer que seja o caso, mas o IM é uma instituição pública e não tem o efeito de alarmar. Mesmo que os modelos mostrem uma possibilidade de queda de neve a 300m, o IM, para o bem e para o mal, vai falar em cotas de 500 a 600m.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
O que quis dizer é que as temperaturas estão altíssimas em relação ao previsto a esta hora desde as 18h! Quem pode explicar?

por aqui está mais ou menos como esperado no vale junto ao zezere as temperaturas rondam os -2

gfs começa a recuar e a colocar mais frio a precipitação é que continua muito estranha
 

RaFa

Cirrus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
47
Local
Seia - 550m
E previsão aqui para o lado N da Serra da Estrela (Seia)? Existe possibilidade de ver o elemento branco? Ou vai ficar tudo retido a S da mesma? (Covilhã etc...)
Neste momento por aqui as temperaturas rondam os -1º (Zona Industrial Seia)

EDIT: EM loriga a temperatura continua a baixar a um bom ritmo. Neste momento temos 1.9º
 
Estado
Fechado para novas mensagens.