Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
Então, a 2ª quinzena do mês não mete frio, então não sei onde vêem isso, eu vejo muito frio.

Embora esses mapas mostrem que ao contrário do que alguns de nós dizem, até teremos uma semana com temperaturas abaixo do "normal" para a época, deixa-me dizer-te que não concordo muito com essa ideia...

Talvez estejamos mal habituados do Dezembro de 2010 que tivemos, bastante rico em entradas frias principalmente na 1ªa metade do mês, mas até às 200h continuo sem ver nenhuma entrada de frio minimamente digna desse nome...
Até dia 19 teremos sempre isos superiores a 4ºC em cima de nós...e até 22 de Janeiro o melhor que o GFS nos dá é entre 4ºC e 0ºC...onde se meteu o frio afinal?
Podemos dizer que acima das 200h se vê alguma coisa interessante, mas também já o andamos a dizer há algum tempo e nada...Embora o GFS me pareça acertado ultimamente, acima das 200h, como seria de esperar, denota alterações de uma saída para a outra...por isso...

jan19.jpg

jan22.jpg

O europeu embora com algumas saídas muito duvidosas acima das 120h, não se vira para entradas frias...sejam elas de Norte ou Nordeste...

..., mas também já o andamos a dizer há algum tempo e nada...Embora o GFS me pareça acertado ultimamente,
...
O europeu embora com algumas saídas muito duvidosas acima das 120h, não se vira para entradas frias...sejam elas de Norte ou Nordeste...

Pedido de esclarecimento,

Se fosse possível, gostaria de saber se a "europeu" se está a referir ao modelo do ecmwf (quase de certeza que sim) e que saidas dúvidosas se refere, por favor.

Leio com prazer o que o Sr. escreve (e bem) mas esta vaguidão nas afirmações, no que concerne a modelos numéricos pode ser levantadas com a indicação das corridas e datas, mesmo sem postar imagens que sobrecarregam o forum.

Já agora o que quer dizer com "o GFS me pareça acertado ultimamente", quer dizer que as saidas são coerentes (precisas) sem grandes alterações de saida para saida? ou parece-lhe que há um acerto grande do GFS com o observado(exactidão)? e a que distância temporal?

Acertar na previsão nestes dias meteorologicamente chatos:angry:, até o meu cão acerta! (ele é muito inteligente:lmao::lmao:)

cumprimentos

Em português:

Nas próximas 2-3 semanas teremos tempo ameno no Reino Únido.

Na primeira semana de Fevereiro uma AO+ trará um padrão quente ao Reino Únido.

Há já algum tempo que acho que o Bastardi chama Europe às ilhas britânicas. A mudança de padrão a partir de dia 20 é clara, vai trazer frio a partes da Europa (quais não se sabe), sendo muito provável que o sul seja mais afectado.
Possibilidade, há muito prevista e sempre adiada só que desta vez está a subir no 2º painel e é já intuida pelo ECMWF, de união Açores-Escandinávia-Sibéria. Provável também que a acumulação de frio a SW de Portugal continental origine boas depressões que trariam boas chuvadas ao sul e à Madeira.

Cá está:

But I think you can agree that the idea that December was the month was good one for the northwest. Actually, my fear is that farther south, where winter never got a foothold, it's a case of delayed, not denied, and from Spain to Turkey, winter's worst has yet to occur. But I am not sure about that.

http://www.accuweather.com/ukie/bastardi-europe-blog.asp

Pedido de esclarecimento,

Se fosse possível, gostaria de saber se a "europeu" se está a referir ao modelo do ecmwf (quase de certeza que sim) e que saidas dúvidosas se refere, por favor.

Leio com prazer o que o Sr. escreve (e bem) mas esta vaguidão nas afirmações, no que concerne a modelos numéricos pode ser levantadas com a indicação das corridas e datas, mesmo sem postar imagens que sobrecarregam o forum.

Já agora o que quer dizer com "o GFS me pareça acertado ultimamente", quer dizer que as saidas são coerentes (precisas) sem grandes alterações de saida para saida? ou parece-lhe que há um acerto grande do GFS com o observado(exactidão)? e a que distância temporal?

Acertar na previsão nestes dias meteorologicamente chatos:angry:, até o meu cão acerta! (ele é muito inteligente:lmao::lmao:)

cumprimentos

Vamos lá então esclarecer aquilo que não ficou tão claro...

1º Sim, é ao ECMWF que me refiro...

2º O ECMWF exagera sempre no que se refere a colocar depressões a oeste e a sudoeste do Continente...se reparares nas saídas acima das 144h ele constantemente coloca alguma coisa aqui no Atlântico bem perto de nós...e depois o Algarve cria expectativas que saem furadas grande parte das vezes...Não estou com isto a dizer que não surgirá nada, mas não creio que aconteça daquele género com tantos dias...

3º O GFS está longe de ser infalível, todos nós já sentimos isso na pele neste fórum, mas a meu ver as saídas a menos de 150h estão maioritariamente próximas da realidade observada. Até às 150h o GFS normalmente não varia muito de saída para saída, até porque dos dois modelos é o mais conservador, mas acima disso e principalmente acima das 200h, como seria de esperar, vai variando bastante até...

Espero ter sido claro agora:thumbsup:

Eu acho que o ECMWF é o que acerta mais, porque é aquele que dá mais palpites a longa distância, isto desde que o GFS fez aquela actualização. Estou dizendo alguma mentira?
Eu depois de ler tantos, tantos, tantos, tantos posts sempre a dizer a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa, atrevo-me a pensar que este Inverno temos tido um Outono/Inverno tropical, e assim nem sei com tanto calor como é que Novembro e Dezembro foram abaixo da média, aliás Dezembro, foi pelo 8ºo ano consecutivo abaixo da média, mas isso não interessa claro...
O que é afinal frio a sério ?? -20ºC ao sol ???

Olhem isso é como um Algarvio dizer, depois de meses claramente acima da média em termos de precipitação, dizer: "Bolas este Inverno está a ser uma seca, agora que vem Janeiro é que resolveu não chover"
Ainda falam dos algarvios dizerem sempre a mesma coisa ... mas existem pessoas que todos os dias metem aqui sempre, sempre os mesmo posts ...

isto não é uma critica é uma chamada de atenção, tentem dizer alguma coisa diferente, que não esteja por exemplo a 240 ou 300 horas, assim para variar, digo eu !!

PS: Eu compreendo que o pessoal queira neve em Lisboa ou no Porto mas tenham calma isso só acontece de muitos em muitos anos, calma !!

Eu acho que o ECMWF é o que acerta mais, porque é aquele que dá mais palpites a longa distância, isto desde que o GFS fez aquela actualização. Estou dizendo alguma mentira?
Eu depois de ler tantos, tantos, tantos, tantos posts sempre a dizer a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa, atrevo-me a pensar que este Inverno temos tido um Outono/Inverno tropical, e assim nem sei com tanto calor como é que Novembro e Dezembro foram abaixo da média, aliás Dezembro, foi pelo 8ºo ano consecutivo abaixo da média, mas isso não interessa claro...
O que é afinal frio a sério ?? -20ºC ao sol ???

Olhem isso é como um Algarvio dizer, depois de meses claramente acima da média em termos de precipitação, dizer: "Bolas este Inverno está a ser uma seca, agora que vem Janeiro é que resolveu não chover"
Ainda falam dos algarvios dizerem sempre a mesma coisa ... mas existem pessoas que todos os dias metem aqui sempre, sempre os mesmo posts ...

isto não é uma critica é uma chamada de atenção, tentem dizer alguma coisa diferente, que não esteja por exemplo a 240 ou 300 horas, assim para variar, digo eu !!

PS: Eu compreendo que o pessoal queira neve em Lisboa ou no Porto mas tenham calma isso só acontece de muitos em muitos anos, calma !!

Não podia concordar mais. Tivémos 3 meses seguidos com temperaturas abaixo do normal, Janeiro está a ser quente, mas este já deu muito em Novembro e Dezembro e ainda pode dar mais.

Eu acho que o ECMWF é o que acerta mais, porque é aquele que dá mais palpites a longa distância,
...
assim nem sei com tanto calor como é que Novembro e Dezembro foram abaixo da média,

...
tentem dizer alguma coisa diferente, que não esteja por exemplo a 240 ou 300 horas, assim para variar, digo eu !!

Por acaso, dentro de certos limites até tenho ideia que o ECMWF dá bons resultados. O problema é que é "ideia", o Aurélio "acha" e o Mário "parece". Ainda me vou dar ao trabalho de encontrar papers que analisem de forma objectiva o assunto:p mas é preguiça minha. (agora ando mais numa de instrumentação a ver pratos no AKI). O ECMWF apresenta um produto sério e o GFS também... o problema é encararmos isto como um Benfica - Sporting:(.

Sobre a média de temperaturas... se eu comer dois frangos e o Aurélio nada comer... comemos 1 frango por pessoa em média. A estatística engana. Aliás não acho muito bom fazer média de meses pois pode não ter grande utilidade a não ser para puxar a brasa mais a uma sardinha de um certo grupo. é melhor estar mas é calado. Lembremo-nos que Dezembro teve dias exepcionalmente frios e depois o regime mudou e a média.... diz algo que não me interessa especialmente.

O Aurélio pode verificar que eu nunca postei saidas/previsões a 240h ou 300h, o pessoal que o faz está entediado com as actuais condições meteorológicas e vai sonhando. Eu não encaro aquilo como previsão... é uma saida que PODE revelar uma tendência, é assim que a devemos encarar.
Estarei errado?

cps

Não são 240 nem 300 horas. É o ECMWF que é o melhor modelo para mim, apesar de nos últimos tempos ter estado muito inconsistente.

ECM1-144_ive6.GIF

ECM0-144_yvl8.GIF

ECM1-168_zrl8.GIF

ECM0-168_dkj1.GIF

Copiado de 29 de Janeiro de 2006. É o que pode acontecer se houver ajuda de uma cut-off atlântica a desgastar o anticiclone a SW do continente e se a entrada de ar frio se der mais a norte, de modo a evitar a ciclogénese no Mediterrâneo, que faria com que a cut-off ficasse retida por lá.

Por acaso, dentro de certos limites até tenho ideia que o ECMWF dá bons resultados. O problema é que é "ideia", o Aurélio "acha" e o Mário "parece". Ainda me vou dar ao trabalho de encontrar papers que analisem de forma objectiva o assunto:p mas é preguiça minha. (agora ando mais numa de instrumentação a ver pratos no AKI). O ECMWF apresenta um produto sério e o GFS também... o problema é encararmos isto como um Benfica - Sporting:(.

Sobre a média de temperaturas... se eu comer dois frangos e o Aurélio nada comer... comemos 1 frango por pessoa em média. A estatística engana. Aliás não acho muito bom fazer média de meses pois pode não ter grande utilidade a não ser para puxar a brasa mais a uma sardinha de um certo grupo. é melhor estar mas é calado. Lembremo-nos que Dezembro teve dias exepcionalmente frios e depois o regime mudou e a média.... diz algo que não me interessa especialmente.

O Aurélio pode verificar que eu nunca postei saidas/previsões a 240h ou 300h, o pessoal que o faz está entediado com as actuais condições meteorológicas e vai sonhando. Eu não encaro aquilo como previsão... é uma saida que PODE revelar uma tendência, é assim que a devemos encarar.
Estarei errado?

cps

Depois de ler a sua mensagem apenas consigo pensar nos belos frangos assados de um restaurante chamado "Luis dos Frangos" em São Brás de Alportel, desculpem a publicidade...
Aquele franganito e aquelas batatas fritas são divinas :D
Depois de me ter aguçado o apetite para o jantar e falando dos modelos o ECM está bem mais "apetitoso" do que o GFS dando uma bela depressão a Sudoeste de Sagres entre as 192 horas e as 240 horas !!
Vamos a ver se não retrocede e cola-se ao GFS nesta run !!

Estado
Fechado para novas mensagens.