Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Esta saída do GFS (12h) foi uma desgraça... :angry: :sad:
Muito menos frio, neve no sul só na serra de São Mamede!
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Como já tinha referido, situações onde possa ocorrer precipitação dispersa, deverão ser seguidas através de modelos de menor escala, como os que são usados pelo IM e AEMET, mas a mais de 72h não vale a pena! Sábado já será mais seguro falar de probabilidades de precipitação para 2a ou 3a feira.
Creio que existem probabilidades reais de que ocorra alguma surpresa, mas sem certezas ainda.. Não creio é que a tantas horas de distância, possamos fiar-nos em modelos globais para a ocorrência de precipitação muito localizada ou dispersa!

Não é uma nota negativa, é também uma nota positiva, pois estes modelos até lá ainda vão retirar e meter precipitação, assim como frio! Há que esperar mais um pouquito.. :)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Umas ligeiras diferenças :lmao:


gfs1224012010.jpg




:p
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Pois como já era de se esperar nesta saida tiraram um belo bocado de frio, mas ainda falta muito tempo, muitas run's para sair, por isso não vamos desanimar, pode ser que voltem a colocar mais frio:thumbsup:.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Segundo a run das 12h do GFS, e imaginando que amanhã era 2a feira.. Iria nevar em Castelo Branco de manhã. Ora, a ocorrer precipitação não acredito que a temperatura disparasse tanto (ainda por cima a nevar de manhã), quando muito a temperatura subiria apenas 4C ao longo do dia! É por isso que estes modelos globais não têm em conta os pormenores locais.

Mas vamos sonhando.. :) Até lá muita coisa aparece e desaparece!

Já faltava alguma animação aqui no Fórum!! :)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Outra coisa importante lembrar, em especial para condições limite, é que ar que se irá instalar na PI, é extremamente seco! Digamos que há apenas umas résteas de humidade no sul de andaluzia. Tal poderá ajudar a que a precipitação seja sólida em situações limite. Haja precipitação e que perdure circulação de este/nordeste, depois veremos as surpresas! :)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Umas ligeiras diferenças :lmao:


:p

Kraliv,

e repara que é para uma previsão a "apenas" 5 dias.

Ao contrário da maior partes das opiniões dos membros do forum este GFS não me convence.

repare-se na variação de temperatura (7ºC)... a variação de precipitação entre runs não me espanta nada mas a temperatura aumentar 7ºC entre runs consecutivas...

era giro neve no Redondo. Em Lisboa nem pensar!

bernardino
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Kraliv,

e repara que é para uma previsão a "apenas" 5 dias.

Ao contrário da maior partes das opiniões dos membros do forum este GFS não me convence.

repare-se na variação de temperatura (7ºC)... a variação de precipitação entre runs não me espanta nada mas a temperatura aumentar 7ºC entre runs consecutivas...

era giro neve no Redondo. Em Lisboa nem pensar!

bernardino

Cuidado com o que se afirma! Já muita gente engoliu alguns "sapos" ao fim de uns dias... :rolleyes:
Por isso eu digo que o mais provável é não nevar em Lisboa (Sintra, Amadora etc, mas... ;)

Quanto às diferenças de temperatura e a previsão ser a "apenas" 5 dias. Caro c.bernardino, faz uma pesquisa às últimas situações de neve e depois verás que tanta coisa variou e foi modelada até há hora H, e ainda assim tivemos de nos agarrar ao now casting! A meteorologia em situações de frio e neve a cotas baixas, no nosso pequeno rectângulo, não é nada fácil de modelar.

E o que faz este modelo ser popular é disponibilizar tudo a todos nós, bem ao contrário do europeu que nos oferece meia-dúzia de cartas e bem espaçadas no tempo, não vão eles perder muitos €€€ :mad:.

É preciso muita tranquilidade! :p
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Apesar da RUN12z do GFS ter piorado bastante o "panorama" o Freemeteo continua "optimista e aqui está a prova disso:




:lol::lol:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Meteram sim, no meteograma em Portalegre no dia 24 mostra. Na run das 6z, mostrava frio, pouca precipitação e cotas baixíssimas, agora não, mas dá mais precipitação.
71691241.png



Não sei não...

Spider companheiro, olha-me lá essa matemática :rolleyes:

Run GFS das 06H:
0,8+4,7+2,2+0,2+0,2=8,1

Run GFS das 12h:
0,5+2,5+1,4+0,3+0,5+0,2=5,4

Confirmar antes de afirmar nunca fez mal a ninguém! ;)


@squidward: Isso é a saída das 06h, só actualizaram agora à pouco. Andam varias horas atrasados! ;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Spider companheiro, olha-me lá essa matemática :rolleyes:

Run GFS das 06H:
0,8+4,7+2,2+0,2+0,2=8,1

Run GFS das 12h:
0,5+2,5+1,4+0,3+0,5+0,2=5,4

Confirmar antes de afirmar nunca fez mal a ninguém! ;)



@squidward: Isso é a saída das 06h, só actualizaram agora à pouco. Andam varias horas atrasados! ;)
:lol: Não me fiz entender, eu queria dizer que agora há precipitação em mais horas, não o total se é menos ou mais. E eu sei que a matemática não anda boa não, mas não é a esse ponto :p
 
Estado
Fechado para novas mensagens.