Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
eu so espero que esta semaninha que vem que traga muito sol para no fim de semana com o frio ainda instalado termos ainda algumas surpresas pelo menos acima dos 600 metros:rolleyes:

agora pensem um bocado eu acho que e muita fartura termos 10 dias de sol nao acham??

penso que a chuva pode voltar no final da proxima semana e quem sabe o que tanto desejamos!
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A run das 18 do GFS mostra alguma precipitação talvez em forma de neve no interior alentejano no dia 24, progredindo para o Norte e dissipando-se.

gfs284.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A run das 18 do GFS mostra alguma precipitação talvez em forma de neve no interior alentejano no dia 24, progredindo para o Norte e dissipando-se.

gfs284.png

E não só.. Castelo Branco também seria contemplado! E dada a proximidade, também a cova da beira seria contemplada.. A não ser que tudo ficasse na vertente sul da gardunha, o que duvido!

O que não compreendo é tamanha variação da runs: 6h, 12h, 18h! Ou seja, ainda estamos na corda bamba! :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A questão até é relativamente simples. Se uma bolsa de ar frio em altitude se isolar sobre a península, como andam algumas saídas e muitos ensembles a insinuar no fim do dia de domingo, temos quase de certeza surpresas em alguns lugares, mas será como nos dias de trovoadas, restringido a alguns locais. Se não se isolar não teremos nenhuma surpresa para já. Mas começo a achar que a bolsa fria se vai soltar e originar uma surpresa nalgum lugar. Qual? Nem a 12 horas teremos a certeza.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia olhando aos modelos e particularmente ao GFS que é aquele que tenho acesso aos dados de precipitação, o que se pode dizer é que neste momento e comparando com os dados do ECM, é que o GFS parece bastante melhor aparentemente no curto prazo e no longo prazo é o ECM que se encontra melhor !!
Bem mas vamos ao que interessa..
Neste momento estamos sobre a influencia de um poderoso anticiclone, localizado a norte e que origina pelo menos até Domingo uma fortissima corrente de leste com tempo frio, vento forte com rajadas na ordem dos 90 km/h e ceu limpo pelo menos a Norte e Centro pelo menos até ao próximo Domingo ...
No Domingo no Algarve já teriamos possibilidade de precipitação fraca ao longo do dia.
Na Segunda essa precipitação aqui no Algarve já poderia tornar-se moderada, pelo menos em pequenos periodos.
Nos dias seguintes entre terça e quinta teriamos o Norte e Centro com ceu limpo ou pelo menos sem chuva, e o sul com aguaceiros ...
As temperaturas manter-se-iam baixas e por isso eu diria que teriamos uma forte probabilidade de granizo !!

Na Sexta Feira seria um dia de tréguas para todos os modelos, e depois no ECM no fim de semana seriam belos dias de Inverno, e no GFS nem por isso ....
Até á proxima Terça não é perceptivel que haja precipitação, aliás o IM não dá precipitação até Segunda Feira !!

Olhando ás previsões para Ayamonte não existe precipitação para os proximos dias de acordo com os dados do site da AEMET..
Recordo que o Anticiclone é muito forte e isso está causando discrepâncias nos modelos !!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Caros amigos.. a muito que não escrevo, mas tenho seguido o forum.

Olhando para as previsões do Instituto de meteorologia ( as únicas em que eu confio ) e para os modelos há quatro coisas a salientar:

-Cerários Idílicos, como surpresas de neve em locais onde não são habituais são para esquecer. ( Com excepção para o Alto Alentejo que pode ver um farrapito ou outro la para o final de dia de Segunda, se chegar alguma bolsa de precipitação antes de tempo);
-Vamos ter apenas Frio, com temperaturas típicas para ondas de frio ocasionais que ocorrem todos os anos em Portugal;
-Lisboa não terá minimas inferiores a 3 - 4 ºC , sendo que em outros concelhos no interior do distrito pode baixar ate aos 0 - 2 ºC;
-A precipitação em massa só chegará quando o frio se dissipar(isto se chegar...)

Sonhar vale a pena... porque não? :) Mas em situações destas ao invés de na altura ter uma grande desilusão é melhor ser realista. É normal que os modelos ponham, tirem e tornem a por frio, assim como precipitação, mas esta situação vai acabar como 99% de todas, isto é como descrevi acima.
De assinalar os ventos fortes que vamos ter nos próximos dias, e que de uma certa forma vão aumentar a sensação de frio.

Cumprimentos a todos e divirtam-se com o frio que vem ai :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E nesta run tudo se foi .... uns chuviscos no Domingo e Segunda e resto desapareceu tudo e porquê ??
Porque o Anticiclone empurrou a depressão mais para Oeste:mad:

E resolvi olhar somente a uma run ... porque continuo a achar que ainda nada está garantindo!!

EDIT: A isto é o que eu chamo de ... " E tudo o vento levou", lembram-se deste filme !!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
E nesta run tudo se foi .... uns chuviscos no Domingo e Segunda e resto desapareceu tudo e porquê ??
Porque o Anticiclone empurrou a depressão mais para Oeste:mad:

E resolvi olhar somente a uma run ... porque continuo a achar que ainda nada está garantindo!!

EDIT: A isto é o que eu chamo de ... " E tudo o vento levou", lembram-se deste filme !!

Era de se esperar que tal acontecesse...
Tal e qual o filme :lmao::lmao::lol:

E é natural que voltem a por e voltem a tirar outra vez, mas vai ficar como o costume... (mas não ha que perder a esperança claro).:thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Esta situação está-me a fazer lembrar um nadinha a situação de 28Jan2007. :p
A ver se a instabilidade na hora é um pouco melhor que a modelada neste momento, e se o frio não é mais cortado ainda em próximas saídas, e quem sabe um ou outro sítio pode ver neve a cotas baixas na 2ª-feira, com maiores chances no Alto Alentejo, Beira Baixa e talvez zona do Oeste, mas atenção, tendo em conta as cartas actuais, sempre CHANCES MUITO BAIXAS, quase um "tiro no escuro".
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Esta situação está-me a fazer lembrar um nadinha a situação de 28Jan2007. :p
A ver se a instabilidade na hora é um pouco melhor que a modelada neste momento, e se o frio não é mais cortado ainda em próximas saídas, e quem sabe um ou outro sítio pode ver neve a cotas baixas na 2ª-feira, com maiores chances no Alto Alentejo, Beira Baixa e talvez zona do Oeste, mas atenção, tendo em conta as cartas actuais, sempre CHANCES MUITO BAIXAS, quase um "tiro no escuro".

E nem todos os modelos baixam os braços... Há sempre um ou outro "mais sonhador" :p

coamps-2-72.png

coamps-1-72.png
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias,

Gostaria de tirar o chapéu (salvo seja) ao modelo GME/DWD que mantém há vários dias (com maior ou menor frio) a bolsa a cruzar o centro de Portugal...

gme-0-72_vuq9.png


gme-0-84_wst0.png


Veremos...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Esta run é demasiado pessimista, dado que em termos de calor, está bem acima da média dos ensembles. Ou seja, muito provavelmente a próxima saída será mais fria. Em termos de precipitação não sei, continua tudo incerto, difícil de prever onde, quando e quanto, se houver precipitação 2a/3a feira!

Aguardemos Senhor.. :)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Bons dias,

Gostaria de tirar o chapéu (salvo seja) ao modelo GME/DWD que mantém há vários dias (com maior ou menor frio) a bolsa a cruzar o centro de Portugal...
Veremos...

Será de tirar o chapéu depois de vermos o que acontece...
ou será que o seu tirar de chapéu se refere à esperança de haver um evento mais agressivo....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.