Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não sei que vos diga, deve estar a sair a próxima run do GFS, pode ser que traga melhoras..

O que sei é que o GFS começa sempre a carregar no frio e na precipitação, e depois começa a cortar! O ECM peca pelo contrário.

O que observo de dados concretos, é que as temperaturas na europa central não são nada de especial no que toca ao frio. Mas a massa de ar é extremamente seca e poderá fazer de barreira a alguma hipótese de precipitação de SW.

Daqui a uns dias o AA ficará mais horizontal com circulação de leste por aqui, por outro lado, poderá ser reforçado desde a zona dos açores. Mas a hipótese de baixa a vir de SW desde madeira/canárias mantém-se, e não terá outra hipótese senão entrar algures por SW.. Falta saber o quando, e é esse quando que me preocupa, pois poderá entrar já depois dos dias mais frios.

Ps: já saiu a run das 18h, não é má.. O que esta run quer mostrar é que a instabilidade vai existir a partir de 2a feira. Quanto aos flocos, cairiam nos momentos iniciais, subindo rapidamente a cota, pelo menos aqui na beira.. Embora eu pense que exagera no aumento da temperatura diurna!
 


Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
O Freemeteo coloca neve fraca na segunda-feira até meio da manhã aqui em Arraiolos, 20km a norte de Évora para quem não sabe. O que acham?


Temperatura actual: 4.4ºC:cold:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O Freemeteo coloca neve fraca na segunda-feira até meio da manhã aqui em Arraiolos, 20km a norte de Évora para quem não sabe. O que acham?


Temperatura actual: 4.4ºC:cold:

Já está desactualizado! O freemeteo reflete um output gráfico baseado no GFS. Ora, o que o freemeteo mostra neste momento é esse output mas da run das 12h! É preferível consultar agora a run das 18h do GFS disponibilizada no fórum. Se reparares, depois da meia-noite o freemeteo irá mostrar o output novo e semelhante a esta run das 18h. Corrijam-me se estiver errado, ok?

Penso que de acordo com esta run seria possível ver alguns flocos na manhã de 2a por arraiolos, mas como digo, está tudo muito tremido para 2a/3a feira em qualquer local abaixo do sistema montejunto-estrela. Temos de continuar aguardando, provavelmente até à última run de Domingo!!

Ps: acho que o são pedro e o resto do pessoal lá em cima estão mais preocupados com as eleições do que com os nossos flocos! :)
 

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Já está desactualizado! O freemeteo reflete um output gráfico baseado no GFS. Ora, o que o freemeteo mostra neste momento é esse output mas da run das 12h! É preferível consultar agora a run das 18h do GFS disponibilizada no fórum. Se reparares, depois da meia-noite o freemeteo irá mostrar o output novo e semelhante a esta run das 18h. Corrijam-me se estiver errado, ok?

Penso que de acordo com esta run seria possível ver alguns flocos na manhã de 2a por arraiolos, mas como digo, está tudo muito tremido para 2a/3a feira em qualquer local abaixo do sistema montejunto-estrela. Temos de continuar aguardando, provavelmente até à última run de Domingo!!

Ps: acho que o são pedro e o resto do pessoal lá em cima estão mais preocupados com as eleições do que com os nossos flocos! :)

Ok. Vamos esperar, pode ser que caia alguma neve, mas , obviamente, nada como o grande nevão de 2006.:cold:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que eu acho é que estão ligando demasiado áquilo que diz o GFS e pouco ao ECM !!

Recordo aos desatentos que o ECM não dá mesmo momento nem nunca deu relativamente a precipitação na próxima semana até Sexta, apenas o GFS dá ...
Claro ainda dá alguma coisa para Quarta porque de resto .. muito, muito fraco !!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O que eu acho é que estão ligando demasiado áquilo que diz o GFS e pouco ao ECM !!

Recordo aos desatentos que o ECM não dá mesmo momento nem nunca deu relativamente a precipitação na próxima semana até Sexta, apenas o GFS dá ...
Claro ainda dá alguma coisa para Quarta porque de resto .. muito, muito fraco !!

Tens razão, Aurélio! Mas tal como referi, o GFS começa sempre do 80 e o ECM começa do 8! De alguma forma, os 2 vão mostrar algo semelhante mas apenas no Domingo! Se é 8 ou 80, ou 44 isso já não sei.. Acredito no potencial de instabilidade, mas também observo que a massa de ar instalada é muito seca, e o frio não é para tanto.. Azar, talvez nos saia um 44, nem frio demais nem precipitação. Como dizia o outro: "é a vida.." :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Output do ECM para Évora:

vora.jpg



http://meteorologia.pt.msn.com/hourly.aspx?wealocations=wc:10571&q=Évora+forecast:hourly

Snow forecast para a noite de Domingo:

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bons dias,

A conjugação da situação parece extremamente favorável ao Sul do Tejo para episódios de neve a cotas baixas...

Wunderground para Setúbal:

http://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=Setubal+region

E mais uma vez de admirar a consistência do GME que mantém intactas as suas convicções...

Veremos!

E voçês insistem caramba .....
NÃO HÁ QUALQUER CHANCE DE NEVAR PORQUE SIMPLESMENTE VAI ESTAR FRIO E TEMPO SECO E ACABOU !!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Caros amigos

Por muito que vos custe a aceitar ( e a mim próprio :sad:) não há qualquer probabilidade de termos surpresas em locais onde não é normal ocorrer o manto branco.

Tivemos 3 anos seguidos em que tivemos neve a cotas baixas em Portugal , e sendo que o episódio de nevar a cotas baixas em Portugal num ano é ja por si um fenómeno raro, quanto mais em 3 seguidos...:thumbsup:

Desta vez, vamos ter o que acontece em 99% das vezes, isto é:

-Tempo seco e frio - nada fora do Normal.

Pessoal, já agora nunca é demais repetir - Os modelos na sua maior parte não têm em conta característica especificas de cada zona, pelo que é natural que sites que se baseiam nesses modelos mostrem coisas ridículas como neve em Lisboa ou Setúbal, isto no caso de preverem precipitação, o que começa até a não ser o caso.

P.S: O IM, o unico site em que acredito, não dá mínimas inferiores a 3-4ºC , portanto não vai ser mesmo nada diferente do que temos todos os invernos.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Caros amigos

Por muito que vos custe a aceitar ( e a mim próprio :sad:) não há qualquer probabilidade de termos surpresas em locais onde não é normal ocorrer o manto branco.

Tivemos 3 anos seguidos em que tivemos neve a cotas baixas em Portugal , e sendo que o episódio de nevar a cotas baixas em Portugal num ano é ja por si um fenómeno raro, quanto mais em 3 seguidos...:thumbsup:

Desta vez, vamos ter o que acontece em 99% das vezes, isto é:

-Tempo seco e frio - nada fora do Normal.

Pessoal, já agora nunca é demais repetir - Os modelos na sua maior parte não têm em conta característica especificas de cada zona, pelo que é natural que sites que se baseiam nesses modelos mostrem coisas ridículas como neve em Lisboa ou Setúbal, isto no caso de preverem precipitação, o que começa até a não ser o caso.

P.S: O IM, o unico site em que acredito, não dá mínimas inferiores a 3-4ºC , portanto não vai ser mesmo nada diferente do que temos todos os invernos.

Já agora queria acrescentar que o ECM não prevê chuva nem para Quarta-Feira sequer mandando esta para marrocos..
Olhando ao ECM eu diria que neste momento chuva só a 240 horas .... como sempre !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já agora queria acrescentar que o ECM não prevê chuva nem para Quarta-Feira sequer mandando esta para marrocos..
Olhando ao ECM eu diria que neste momento chuva só a 240 horas .... como sempre !!

Não dá a 240 horas mas dá a 24. Todos os modelos prevêem chuva no sul do país nas próximas 48 horas, com excepção do NOGAPS que é o mais limitado dos que disponibilizam a previsão da precipitação. Para ver neve no Alentejo o que pode vir a faltar é o frio a 850 hpa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não dá a 240 horas mas dá a 24. Todos os modelos prevêem chuva no sul do país nas próximas 48 horas, com excepção do NOGAPS que é o mais limitado dos que disponibilizam a previsão da precipitação. Para ver neve no Alentejo o que pode vir a faltar é o frio a 850 hpa.

Ai dão !!
Segunda-Feira:
Continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando

moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral.

Nas terras altas o vento soprará moderado a forte

(25 a 45 km/h)com rajadas da ordem dos 70 km/h.

Formação de geada.

Previsão para Domingo, 23 de Janeiro de 2011

Tempo frio com céu pouco nublado ou limpo,
apresentando-se geralmente muito nublado na região Sul,
com possibilidade de aguaceiros fracos no Algarve.

Vento moderado (15 a 35 km/h) de leste, soprando
temporariamente forte (35 a 45 km/h) no Algarve.
Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte
(50 a 60 km/h) de leste, com rajadas da ordem dos 90 km/h.
Formação de geada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.