Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias:

Alguém me explica como é que em Setúbal pela run das 06Z do GFS com temperaturas tão baixas nos níveis médios e altos na zona assinalada a vermelho temos temperaturas superiores a 11º no periodo da manhã de domingo, por exemplo? :huh:



Uploaded with ImageShack.us
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Bom dia a todos!

Já deram uma espreitadela à run das 06h do GFS?

Mete alguma neve no Sábado/Domingo, será??

Para Castelo Branco:

39 Sáb 29/01 21H 3 6 0.2 0 3.4 532 1429 5432 -1.3 94 -1.0 -29.8 1013.7 10 606
+42 Dom 30/01 00H 3 5 0.2 0 4.4 531 1431 5425 -1.9 96 -1.7 -29.8 1014.4 5 516
+45 Dom 30/01 03H 4 6 0.8 0 5.0 529 1423 5406 -2.0 97 -2.1 -29.9 1014.0 6 413
+48 Dom 30/01 06H 6 11 0.1 0 5.7 528 1421 5398 -1.1 96 -2.4 -30.8 1014.2 14 299


Humm.. quando a esmola é muita, o pobre desconfia!! :huh:

Sempre de desconfiar um pouco por causa das T2m interpoladas, que no GFS em zonas baixas junto a montanhas vão ser regra geral subestimadas. Mas quem sabe, realmente o frio nessa noite será muito! Falta é precipitação de jeito provavelmente.. ;)



Bons dias:

Alguém me explica como é que em Setúbal pela run das 06Z do GFS com temperaturas tão baixas nos níveis médios e altos na zona assinalada a vermelho temos temperaturas superiores a 11º no periodo da manhã de domingo, por exemplo? :huh:

Pela mesma razão neste caso, em sítios junto ao mar, o efeito oposto, tentendo a amenizar mais as coisas.
De qualquer forma a situação destes dias é de aguaceiros algo dispersos, com sol, e pouca humidade, por isso há razoável aquecimento diurno nos níveis baixos mesmo. Por isso não será tão longe da verdade essa temperatura a 2m, penso eu.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Obrigado pela rápida resposta Rozzo.

O efeito do sol poderá ser determinante na rápida subida da temperatura ao longo da manhã.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sempre de desconfiar um pouco por causa das T2m interpoladas, que no GFS em zonas baixas junto a montanhas. Mas quem sabe, realmente o frio nessa noite será muito! Falta é precipitação de jeito provavelmente.. ;)


Também pensei nisso Rozzo! Mas aqui, a T2m nunca se afasta muito, nem para mais nem para menos, tem regra geral um erro de +/-0.5. A hora que normalmente apresenta um maior desvio são as 18h no Inverno.

Também concordo, a precipitação é que poderá faltar.. Esperemos que não!:rolleyes:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

As perspectivas de precipitação sob a forma de neve são muito, muito ténues aqui no litoral norte. As temperaturas tem sido relativamente altas e a falta de precipitação é uma realidade. E com isso desiludem-se os litoralenses nortenhos:p

201101281400s91g.jpg

Imagem das 14h UTC (hora de Portugal)

Pois bem...a situação sinóptica é ligeiramente diferente ao que se esperava.
A massa de ar frio que embebia a depressão parece que aqueceu um pouco ao passar sobre o oceano (2 na imagem) - acho que passou um pouco mais ao lado do litoral, pois se tivesse passado mais em cima de nós teríamos mais precipitação e o seu núcleo porventura teria aquecido menos.
Por ora a minha expectativa (baixa!) resume-se ao acompanhamento de uma massa nebulosa que está no NE de Espanha (círculo a vermelho) que poderá rodar para a costa NO da Galiza (linha a verde) - para já, e na animação de satélite, o sentido de rotação no núcleo depressionário poderá levar esta massa nebulosa até à costa Galega.
Se esta situação se verificar, há uma ténue hipótese de este núcleo absorver ar mais frio que está um pouco mais a norte (nº 1) a atravessar a Bretanha Francesa. E com isso proporcionar alguma surpresa aqui no litoral norte (nunca a cotas inferiores a 300 mts pela análise que faço dos outputs do GFS\ECM) no dia de sábado.
O grande "se" diz respeito à precipitação que terá que ser mais vigorosa do que a previsão. Veja-se aqui:

meteograma.jpg


Vestígios de precipitação em 3 períodos distintos, sempre com temperaturas interessantes tanto a 850hPa como a 500hPa. Mas às 15h com mais de 8ºC na T2m, às 18h já com 0,8ºC mas com uma subida para os 1,5ºC pelas 21h.

Estamos sempre a falar de pormenores e são estes que fazem diferença nesta zona do país para o elemento NEVE. Foram estes pormenores que deram lugar à surpresa de 9 de Janeiro de 2009 - pode ser que aqui também estes pormenores façam a diferença.

P.S.: Aceito todo o tipo de críticas na minha análise já que tento aprender com os outros, seguro sempre que também eu tenho que procurar por mim próprio respostas às minhas dúvidas
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nos proximos dias teremos um efeito claramente de NAO + o que vai implicar forçosamente um tempo anticiclonico, e assim nos próximos 15 dias não se prespectiva chuva pelo menos nas regiões do Sul .....
Neste momento creio que Faro encontra-se com cerca de 40 mm neste mês o que acabou por ser mais do que aquilo que eu pensava ... deve ter sido por dia 24 ter caido pelo jeito 15 mm em Faro ...

O que já nem é mau .... comparando com outros anos !!

Ou seja...

1) Se chover sempre na média a partir de Fevereiro o ano hidrológico será normal, o que implica mais ou menos 70 mm em Fevereiro, 40 mm em Março, 40 mm em Abril, 25 mm em Maio e mais ou menos uns 25 mm no Verão (de Junho a Setembro);

2) Se não chover na média o ano hidrológico arrisca-se a ser seco.

Olhando para a tendência dos últimos vinte anos nos meses de Fevereiro e Março... :(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ou seja...

1) Se chover sempre na média a partir de Fevereiro o ano hidrológico será normal, o que implica mais ou menos 70 mm em Fevereiro, 40 mm em Março, 40 mm em Abril, 25 mm em Maio e mais ou menos uns 25 mm no Verão (de Junho a Setembro);

2) Se não chover na média o ano hidrológico arrisca-se a ser seco.

Olhando para a tendência dos últimos vinte anos nos meses de Fevereiro e Março... :(

Mas eu apenas estava falando relativamente ao que se tem passado em anteriores referente ao mês de Janeiro que salvo erro apenas em 3 anos dos ultimos 30, é que o mês de Janeiro foi superior ao normal aqui no sul do país :huh:
Não estava falando relativamente aos anos hidrológicos ....... nem faço ideia como vão ser os próximos meses depois do fiasco que foi este mês de Janeiro em termos de modelos sazonais e que arrisca-se a ser o mesmo fiasco no mês de Fevereiro se os modelos continuarem a mostrar o mesmo padrão que mostram no dia de hoje !!
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
E a saída do GFS das 18z? Volta a por alguma acha na fogueira e a abrir o apetite dos comilões de neve que nós somos...:D Concordo com o Aristocrata e desejo que a precipitação seja algo mais vigorosa, uma vez que se apenas cairem umas gotinhas não é suficiente para arrastar nada até cá abaixo..
Se ela cair com vontade pode ser que se tenham finalmente as cotas médias confirmadas! Vamos esperar para ver...:rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vamos esperar por um milagre que traga precipitação ao interior centro e sul durante a próxima madrugada. As condições para neve a cotas baixas serão boas entre as 0 e as 12 horas de amanhã, com a passagem de um núcleo muito frio em altitude, -32ºC a 500 hpa e 530 dam de geopotencial. A 850 hpa devemos ter entre -2 e -3ºC, à superficie rondará os 0ºC e o ponto mais quente do perfil andaria pelos 3ºC. Mas só haveria 300 m de temperatura posítiva, com humidades baixas, e no caso de um bom aguaceiro poderia tornar todo o perfil negativo.

Ainda há alguns modelos que prevêem precipitação, apesar de serem muito poucos e não serem os melhores.

Desta vez o "quase" será aplicável à falta de precipitação no momento certo. Mas já houve várias ocasiões, a última das quais a 10 de Janeiro de 2009, que a esmagadora maioria dos modelos não punha precipitação e tivemo-la sob a forma de neve. Só que dessa vez o ECMWF dava precipitação. Agora não.

O interior norte vai ter uma noite animada. À cota zero, provavelmente, no interior a norte do sistema montanhoso.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Vamos esperar por um milagre que traga precipitação ao interior centro e sul durante a próxima madrugada.

Não creio em precipitação para o interior sul; aliás, o céu deverá limpar ... Quanto muito teremos a formação de nevoeiro.

ALANDROAL:

30_01_2011_00h00.JPG

30.01.2011_00h00

30_01_2011_06h00.JPG

30.01.2011_06h00
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não creio em precipitação para o interior sul; aliás, o céu deverá limpar ... Quanto muito teremos a formação de nevoeiro.

ALANDROAL:


30.01.2011_00h00


30.01.2011_06h00

Como eu disse é preciso um milagre. De qualquer modo às 6 horas as duas linhas estão relativamente próximas. E acho que nesta última saída vão estar mais próximas, pôs mais frio a 500 hpa e baixou o geopotencial. Como se vê a temperatura máxima do perfil anda pelos 3 graus, pelo que em caso de um aguaceiro mais forte poderia nevar a qualquer cota. Temos 1% de hipóteses de ver neve esta madrugada, valor baixo mas que é superior aos 0% que temos durante 360 dias por ano.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Vamos esperar por um milagre que traga precipitação ao interior centro e sul durante a próxima madrugada. As condições para neve a cotas baixas serão boas entre as 0 e as 12 horas de amanhã, com a passagem de um núcleo muito frio em altitude, -32ºC a 500 hpa e 530 dam de geopotencial. A 850 hpa devemos ter entre -2 e -3ºC, à superficie rondará os 0ºC e o ponto mais quente do perfil andaria pelos 3ºC. Mas só haveria 300 m de temperatura posítiva, com humidades baixas, e no caso de um bom aguaceiro poderia tornar todo o perfil negativo.

Ainda há alguns modelos que prevêem precipitação, apesar de serem muito poucos e não serem os melhores.

Desta vez o "quase" será aplicável à falta de precipitação no momento certo. Mas já houve várias ocasiões, a última das quais a 10 de Janeiro de 2009, que a esmagadora maioria dos modelos não punha precipitação e tivemo-la sob a forma de neve. Só que dessa vez o ECMWF dava precipitação. Agora não.

O interior norte vai ter uma noite animada. À cota zero, provavelmente, no interior a norte do sistema montanhoso.



É possivel nevar no alentejo esta madrugada ?? vai ser muito fria..:cold:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.