Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o tempo vai encurtando e a precipitação a desaparecer o europeu na ultima run já nao prevê precipitação para segunda e o gfs vai pelo mesmo caminho começa a neve a ir toda para os vizinhos espanhóis como é hábito
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
E porque não confiarmos no UKMO por exemplo :D

UW72-594_pqt8.GIF


UW72-7_luc8.GIF


E no HIRLAM

hirlam-2-57_zkj3.png


hirlam-1-57_ckj8.png


E no COAMPS

coamps-2-60_nuf1.png


coamps-1-60_gvm0.png


No meu ponto de vista existem mais modelos que devemos ver e não só o GFS e o ECMWF embora estes dois sejam os mais "fiáveis" se assim pudermos dizer... Acho que não nos faz mal olhar para modelos de alta resolução como é o caso do Hirlam pois o "evento" está ai e estes modelos tem variáveis que outros não tem..

Neste tipo de situações existem váriaveis que os os modelos não contemplam como orografia do terreno, exposição da encostas entre outras portanto lançar cotas nesta altura não é fácil embora acredite que pontualmente podemos ter uma ou outra surpresa a nível de cotas médias 700m/800m ;)

E porque não Acreditar? :rolleyes:



Uploaded with ImageShack.us
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Neve acima dos 400/600 m

DOMINGO:
Céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva, passando a aguaceiros, podendo ser de granizo
e acompanhados de trovoada, a partir do meio da manhã.
Queda de neve acima dos 1000/1200 metros, descendo a cota ao longo
do dia para os 400/600 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
temporariamente forte (35 a 45 km/h) até ao meio da manhã, nas
terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

Previsão Instituto de Meteorologia
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O GFS é de muito longe aquele que mais precipitação dá aqui para o sul ....

O ECM por exemplo se derem uns 5 a 10 mm de precipitação já será muito bom ....
HUm ... mas estas entradas de Noroeste são pouco benéficas para o Algarve em especial aqui no Sotavento ...

Segunda Feira alguma coisita somente no GFS .... e depois cenário seco ....

O ECM credivel a 216 horas ..... sim pois dispara para todo o lado logo tem que acertar !!

De forma geral espero que este evento renda uns 20 mm de forma geral no continente embora aqui neste cantinho deva ser menos ....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A situação entre amanhã á noite e terça feira pela manhã será caracterizada pela passagem de um cavado estrangulado por Portugal Continental, que irá interagir com uma pluma de ar quente arrastada pelo AA.
A sul a entrada de ar quente inibirá qualquer evento de neve a cotas baixas, mas a norte, o fluxo predominante de NE e o pouco frio em altura poderão ser suficientes para permitir cotas medias, na ordem dos 800m.

É curioso que este cenário está a fixar-se, ao mesmo tempo que no longo prazo o padrão tambem tende a ficar mais estavel.
É positiva a tendencia de colocar o vortice no Atlantico, que se vê no europeu e no GFS, para as 240h, num padrão favoravel a um periodo chuvoso.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O ECM está muito melhor que o GFS a médio-longo prazo. Nas 240 horas a diferença é enorme, enquanto o ECM coloca uma depressão cavada a NW de Portugal, o GFS não vê nada e só vê algo para cima das 300 horas.

Mais uma vez, acredito mais num cenário do ECM do que do GFS.

Na minha opinião, o ECM é aquele que ganhou desta vez tanto na sua precisão que foi sempre a mesma, quase sem oscilações enquanto o GFS foi muito inconstante, para mim o ECM é neste momento o modelo mais credível.

Sou europeu e estou farto dos americanos cortarem-nos o rating, o GFS é que devia levar um grande corte de rating.

Agora, tanto o GFS como o ECM pouco interessa, agora é a vez dos modelos de mesoescala entrarem em acção, Aladdin e Hirlam.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, eu não sei ao certo o que vem para aí, mas dá-me ideia que não deverá ser nada por aí além. Mas vamos aguardar, por vezes são estes pequenos eventos que mudam o padrão dando a volta ao tempo, mas está-me a parecer que não é o caso, o AA vai logo regressar após a passagem da ? depressão ?.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O GFS está um pesadelo autentico a longo prazo não saímos da pasmaceira, já o ECM está muito positivo para a ultima dezena de dias do mês, vejo muito mais credível o Europeu neste momento para dizer a verdade!!

Quanto a este nano mini evento já o vi mais animador ou seja se não se formar uma centro satélite a oeste lá se vai a chuva de segunda feira, a frente de domingo já ninguém a tira! Pena mais uma vez passar de madrugada mas pronto!

Resumindo como estão agora os principais modelos o melhor dia seria Domingo já que segunda deveria chover muito pouco.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Mais uma vez tudo não passou de uma ilusão:angry:
O melhor vai passar ao lado para variar.
Será que este Inverno algum dia vai chover a sério em Portugal?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.