Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
Estão a dar esta cut-off como adquirida porque o ECM e o GFS que são os dois modelos com melhor reputação indicam que esta cut-off existe.
Contudo existe outros modelos como por exemplo o UKMO e o NOGAGS, que indicam que não existirá nada e que esta depressão será pressionada a ir para leste/sueste pelo AA !!

Nem sabemos se esta depressão existe mesmo quanto mais a sua trajectória ....

Sim Aurélio...é verdade, mas se fossemos por esse caminho não existiam previsões, apenas o satélite a debitar dados em directo e mais nada...
E se acredito que há modelos que não vejam nada, sabemos que os dois principais a verem algo a menos de 60h...é porque realmente alguma coisa virá...mais ou menos podemos prever, "mas até ao lavar dos cestos..."

eu da me e impressao k vai ser um grande FAIL a nivel de frio e neve... :lmao:

Falava eu .... e o ECMWF ca ... put ... puff foi-se a cut-off, e assim sendo talvez uma frente muito fraquita no Domingo !!:angry:

Compensa é mais no longo prazo ....

OFF_TOPIC: Parece-me que lá pra os 20 e tal e inicio de fevereiro podemos ter uma pequena circulação como mostra o ECM e como mostra o modelo de longo prazo CFS !!!

Reparem que a carta de superficie do metoffice tem lá assinalada a depressão, mais ou menos no local onde o ecmwf e gfs o colocam.
penso que estas cartas têm intervenção humana, logo... pagam IVA (têm valor acrescido)

Uploaded with ImageShack.us

europeu continua muito consistente as cotas poderão ser bastante baixas na segunda o problema é para mim a precipitação

muito boa esta previsão o europeu vai na 3ª saída consecutiva a mostrar que podemos ter um final de janeiro muito bom
ECM1-192.GIF

Só o NOGAPS é que não tem a depressão, mas isso não é preocupante porque se trata de um modelo medíocre. Todos os restantes têm lá a depressão, sendo que uns como o GFS e o GEM estão muito bons para chuva, os restantes estão bons para neve a cotas médias. Mas é praticamente certo que chove no domingo em todo o país.

Só deixo esta carta da run de controle onde coloca um autêntico dilúvio no Algarve:

9875640_Ep9Zf.jpeg

Ás vezes os modelos exageram outras vezes falham. Ainda em Novembro caíram 57 mm num só dia e os modelos não previam nada de especial.

Falava eu .... e o ECMWF ca ... put ... puff foi-se a cut-off, e assim sendo talvez uma frente muito fraquita no Domingo !!:angry:

Não generalizes, se O ECMWF retirou grande parte da precipitação a sul não quer dizer que tenha desaparecido o que quer que seja, apenas alterou a trajectória mais favorável ao Algarve em termos de precipitação...

As saídas de amanhã serão mais elucidativas...o GFS ainda mantém a depressão a passar a oeste da costa acompanhando o litoral...nem todos terão a mesma sorte, mas isso faz parte da meteorologia...

Pois neste momento temos ECMWF, operacional e ensembles, e UKMO de acordo, o que abaixo das 72 horas é quase como uma sentença final. Como já bem explicou o Stormy, o GFS deve estar a delirar. Então, o mais provável é que a depressão fará um percurso de NW para SE, passando o seu núcleo em altitude algures sobre o território continental português, indo-se alojar posteriormente no Mediterrâneo. Não deverá haver nenhum dilúvio, provavelmente só teremos frente e pós frontal rápido, mas possivelmente intenso. As cotas de neve serão baixas no interior norte, haverá frio em altitude e à superfície temos muito frio acumulado. Até acho que as cotas do IM poderão pecar por excesso, se o ângulo de ataque da depressão, a hora do dia e tivermos uma -2 a 850 hpa e a -30 a 500 hpa, tudo bastante provável face à última saída do ECMWF, poderia nevar a qualquer cota no distrito de Bragança. Numa situação muito similar, no Carnaval de 2005, a Guarda teve um dos maiores nevões da década. Mesmo o interior centro poderá ter cotas abaixo dos 1000 m, favorecendo alguns altos, como a Serra de São Mamede por exemplo.

E a média dos ensembles do ECMWF está cada vez melhor no longo prazo. Mais uma ou duas saídas semelhantes e poderemos considerar bastante provável uma entrada fria de norte a partir de sábado 22.

Esta run das 18 do GFS está mesmo engraçada, coloca a cut-off a dançar em cima do Algarve depois vai continuando a dançar ao largo do Algarve afectando o Algarve ao longo da semana. :confused:

Será que o GFS está assim tanto a delirar, continua bastante precipitação no sul do país e já é 4ª saída do dia a indicar sempre o mesmo cenário.

Estado
Fechado para novas mensagens.