Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Estão a dar esta cut-off como adquirida porque o ECM e o GFS que são os dois modelos com melhor reputação indicam que esta cut-off existe.
Contudo existe outros modelos como por exemplo o UKMO e o NOGAGS, que indicam que não existirá nada e que esta depressão será pressionada a ir para leste/sueste pelo AA !!

Nem sabemos se esta depressão existe mesmo quanto mais a sua trajectória ....

Sim Aurélio...é verdade, mas se fossemos por esse caminho não existiam previsões, apenas o satélite a debitar dados em directo e mais nada...
E se acredito que há modelos que não vejam nada, sabemos que os dois principais a verem algo a menos de 60h...é porque realmente alguma coisa virá...mais ou menos podemos prever, "mas até ao lavar dos cestos..."
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
eu da me e impressao k vai ser um grande FAIL a nivel de frio e neve... :lmao:

Falava eu .... e o ECMWF ca ... put ... puff foi-se a cut-off, e assim sendo talvez uma frente muito fraquita no Domingo !!:angry:

Compensa é mais no longo prazo ....

OFF_TOPIC: Parece-me que lá pra os 20 e tal e inicio de fevereiro podemos ter uma pequena circulação como mostra o ECM e como mostra o modelo de longo prazo CFS !!!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Reparem que a carta de superficie do metoffice tem lá assinalada a depressão, mais ou menos no local onde o ecmwf e gfs o colocam.
penso que estas cartas têm intervenção humana, logo... pagam IVA (têm valor acrescido)


Uploaded with ImageShack.us
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
europeu continua muito consistente as cotas poderão ser bastante baixas na segunda o problema é para mim a precipitação


muito boa esta previsão o europeu vai na 3ª saída consecutiva a mostrar que podemos ter um final de janeiro muito bom
ECM1-192.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Só o NOGAPS é que não tem a depressão, mas isso não é preocupante porque se trata de um modelo medíocre. Todos os restantes têm lá a depressão, sendo que uns como o GFS e o GEM estão muito bons para chuva, os restantes estão bons para neve a cotas médias. Mas é praticamente certo que chove no domingo em todo o país.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Sim...vai ser um fim de semana de praia...enfim todos os modelos apontam para frio e precipitação, por isso não percebo certos comentários!:)

ferreira refiro-me as cotas apresentadas pelo IM 400m no interior acho que a cota vai andar bem mais alta 1200/1300 M..

mas se estiver enganado alguem que me corrija sff ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Só deixo esta carta da run de controle onde coloca um autêntico dilúvio no Algarve:

9875640_Ep9Zf.jpeg


Ás vezes os modelos exageram outras vezes falham. Ainda em Novembro caíram 57 mm num só dia e os modelos não previam nada de especial.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Falava eu .... e o ECMWF ca ... put ... puff foi-se a cut-off, e assim sendo talvez uma frente muito fraquita no Domingo !!:angry:

Não generalizes, se O ECMWF retirou grande parte da precipitação a sul não quer dizer que tenha desaparecido o que quer que seja, apenas alterou a trajectória mais favorável ao Algarve em termos de precipitação...

As saídas de amanhã serão mais elucidativas...o GFS ainda mantém a depressão a passar a oeste da costa acompanhando o litoral...nem todos terão a mesma sorte, mas isso faz parte da meteorologia...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois neste momento temos ECMWF, operacional e ensembles, e UKMO de acordo, o que abaixo das 72 horas é quase como uma sentença final. Como já bem explicou o Stormy, o GFS deve estar a delirar. Então, o mais provável é que a depressão fará um percurso de NW para SE, passando o seu núcleo em altitude algures sobre o território continental português, indo-se alojar posteriormente no Mediterrâneo. Não deverá haver nenhum dilúvio, provavelmente só teremos frente e pós frontal rápido, mas possivelmente intenso. As cotas de neve serão baixas no interior norte, haverá frio em altitude e à superfície temos muito frio acumulado. Até acho que as cotas do IM poderão pecar por excesso, se o ângulo de ataque da depressão, a hora do dia e tivermos uma -2 a 850 hpa e a -30 a 500 hpa, tudo bastante provável face à última saída do ECMWF, poderia nevar a qualquer cota no distrito de Bragança. Numa situação muito similar, no Carnaval de 2005, a Guarda teve um dos maiores nevões da década. Mesmo o interior centro poderá ter cotas abaixo dos 1000 m, favorecendo alguns altos, como a Serra de São Mamede por exemplo.

E a média dos ensembles do ECMWF está cada vez melhor no longo prazo. Mais uma ou duas saídas semelhantes e poderemos considerar bastante provável uma entrada fria de norte a partir de sábado 22.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Esta run das 18 do GFS está mesmo engraçada, coloca a cut-off a dançar em cima do Algarve depois vai continuando a dançar ao largo do Algarve afectando o Algarve ao longo da semana. :confused:

Será que o GFS está assim tanto a delirar, continua bastante precipitação no sul do país e já é 4ª saída do dia a indicar sempre o mesmo cenário.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.