Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2012 às 00:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Sim Aurélio...é verdade, mas se fossemos por esse caminho não existiam previsões, apenas o satélite a debitar dados em directo e mais nada...
    E se acredito que há modelos que não vejam nada, sabemos que os dois principais a verem algo a menos de 60h...é porque realmente alguma coisa virá...mais ou menos podemos prever, "mas até ao lavar dos cestos..."

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    a verdade é que varios sites preveem neve a cotas baixas e que a sul podem ir até a zona de portalegre a melhor altura será a madrugada de segunda, veremos

3. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    eu da me e impressao k vai ser um grande FAIL a nivel de frio e neve... :lmao:

4. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Falava eu .... e o ECMWF ca ... put ... puff foi-se a cut-off, e assim sendo talvez uma frente muito fraquita no Domingo !!:angry:

Compensa é mais no longo prazo ....

OFF_TOPIC: Parece-me que lá pra os 20 e tal e inicio de fevereiro podemos ter uma pequena circulação como mostra o ECM e como mostra o modelo de longo prazo CFS !!!

5. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    Reparem que a carta de superficie do metoffice tem lá assinalada a depressão, mais ou menos no local onde o ecmwf e gfs o colocam.
    penso que estas cartas têm intervenção humana, logo... pagam IVA (têm valor acrescido)

Uploaded with ImageShack.us

6. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    europeu continua muito consistente as cotas poderão ser bastante baixas na segunda o problema é para mim a precipitação

muito boa esta previsão o europeu vai na 3ª saída consecutiva a mostrar que podemos ter um final de janeiro muito bom[​IMG]

7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Só o NOGAPS é que não tem a depressão, mas isso não é preocupante porque se trata de um modelo medíocre. Todos os restantes têm lá a depressão, sendo que uns como o GFS e o GEM estão muito bons para chuva, os restantes estão bons para neve a cotas médias. Mas é praticamente certo que chove no domingo em todo o país.

8. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Sim...vai ser um fim de semana de praia...enfim todos os modelos apontam para frio e precipitação, por isso não percebo certos comentários!:)

9. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    ferreira refiro-me as cotas apresentadas pelo IM 400m no interior acho que a cota vai andar bem mais alta 1200/1300 M..

mas se estiver enganado alguem que me corrija sff ;)

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Só deixo esta carta da run de controle onde coloca um autêntico dilúvio no Algarve:

Ás vezes os modelos exageram outras vezes falham. Ainda em Novembro caíram 57 mm num só dia e os modelos não previam nada de especial.

11. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Sim 400m também acho exagerado eu apostava nuns 600-800m.

12. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Não generalizes, se O ECMWF retirou grande parte da precipitação a sul não quer dizer que tenha desaparecido o que quer que seja, apenas alterou a trajectória mais favorável ao Algarve em termos de precipitação...

As saídas de amanhã serão mais elucidativas...o GFS ainda mantém a depressão a passar a oeste da costa acompanhando o litoral...nem todos terão a mesma sorte, mas isso faz parte da meteorologia...

13. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Pois neste momento temos ECMWF, operacional e ensembles, e UKMO de acordo, o que abaixo das 72 horas é quase como uma sentença final. Como já bem explicou o Stormy, o GFS deve estar a delirar. Então, o mais provável é que a depressão fará um percurso de NW para SE, passando o seu núcleo em altitude algures sobre o território continental português, indo-se alojar posteriormente no Mediterrâneo. Não deverá haver nenhum dilúvio, provavelmente só teremos frente e pós frontal rápido, mas possivelmente intenso. As cotas de neve serão baixas no interior norte, haverá frio em altitude e à superfície temos muito frio acumulado. Até acho que as cotas do IM poderão pecar por excesso, se o ângulo de ataque da depressão, a hora do dia e tivermos uma -2 a 850 hpa e a -30 a 500 hpa, tudo bastante provável face à última saída do ECMWF, poderia nevar a qualquer cota no distrito de Bragança. Numa situação muito similar, no Carnaval de 2005, a Guarda teve um dos maiores nevões da década. Mesmo o interior centro poderá ter cotas abaixo dos 1000 m, favorecendo alguns altos, como a Serra de São Mamede por exemplo.

E a média dos ensembles do ECMWF está cada vez melhor no longo prazo. Mais uma ou duas saídas semelhantes e poderemos considerar bastante provável uma entrada fria de norte a partir de sábado 22.

14. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Esta run das 18 do GFS está mesmo engraçada, coloca a cut-off a dançar em cima do Algarve depois vai continuando a dançar ao largo do Algarve afectando o Algarve ao longo da semana. :confused:

Será que o GFS está assim tanto a delirar, continua bastante precipitação no sul do país e já é 4ª saída do dia a indicar sempre o mesmo cenário.

15. Tempo

Tempo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Fev 2010
    Local:
    Ramalhal-Torres Vedras
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página