Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Ao que parece este evento saiu furado.
Para além da chuva que caiu de noite/madrugada que não foi nada de mais deverão ocorrer alguns aguaceiros, mas será coisa de pouca duração. A partir de amanhã à tarde regressa a "seca" e a partir do meio da semana as temperaturas deverão subir.
Não há meio de haver Inverno este ano.

No horizonte do modelo GFS surge este evento:

 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O ECM está agora a se unir ao GFS e o futuro não é muito animador!! agora a esperança estaria em dia 25

Miguel, podes ter alguma (ou muita) razão.
É esse o motivo pelo qual eu quero esperar pelo GFS das 12h e, claro, pelo ECMWF.
Se a minha ideia se confirmar hoje vou fartar-me de escrever no chill out do nosso forum.

Tenho uma dúvida: O pós frontal/ar frio vai chegar a estas bandas ? :huh:

Eu não sou grande espingarda nisto mas dá a ideia que o grosso do ar frio desce pelo atlântico.
Corrijam-me se estiver enganado.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esperar pelas 12z para comentar o médio e longo prazo, a média de ensembles do europeu e o UKMO ainda mantém uma leve hipótese de não levarmos com mais dez dias de anticiclone. Caso se confirme o recuo do ECMWF, só temos que mudar os critérios: o ECMWF não é mais nem menos fiável que o GFS, em caso de divergência, acerta aquele que nós não queremos.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Chuva quase todos os dias? Isso de animador não tem nada, só tragédias e desgraças, "crede"
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Chuva quase todos os dias? Isso de animador não tem nada, só tragédias e desgraças, "crede"

Chuva todos os dias é habitual num Inverno português. Não percebo ou querem chuva ou não querem.....

Mas não somos nós que decidimos, é mesmo a natureza. :cool:

E claro que essas previsões são a longo prazo, nem se pode dizer se é todos ou quase todos os dias a chover.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vamos lá a ver, hum, se nos entendemos, mas é chuva quase todos os dias ou todos os dias?
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

bem depois de ver os modelos, acredito que agora o AA nao vai estar em cima de nos durante assim tanto...

depois desta frente passar o AA vai ser empurrado por um serie de cavados nos EUA até por volta do dia 24 deste mes... entao vamos ter ate la ceu pouco nublado ou limpo temperaturas baixas de noite e amenas de dia... com os tais nevoeiros geadas etc...

agora a longo prazo e se os modelos nao se alterarem muito, a partir de dia 25 de janeiro vai-se formar um A muito forte 1045 -1048 hPa nos EUA e vai atrair o AA mais para oeste e ai abrir as portas aos cavados e as frentes para a PI...
vamos esperar pelos dias seguites e ver o que aconteçe...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Segundo o CFS teríamos chuva de 1 a 13, com um ou 2 dias pelo meio sem precipitação.

Pois .. pois e já antes era na ultima semana deste mês ... mas bahhhh .... nem a 15 dias e parece que este mês ainda vai conseguir ser mais seco que o de Dezembro a menos que isto dê uma volta de 180º !!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
É por isso que cada vez são menos a postar.

Se chove é tragédia, se não chove é seca...já pararam para pensar um pouco antes de cantarem o choradinho.:huh:
Tudo que é de mais enjoa.

Se quiserem apaguem o meu comentário..cada vez psto menos porque não ha paciência para isto.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É por isso que cada vez são menos a postar.

Se chove é tragédia, se não chove é seca...já pararam para pensar um pouco antes de cantarem o choradinho.:huh:
Tudo que é de mais enjoa.

Se quiserem apaguem o meu comentário..cada vez psto menos porque não ha paciência para isto.

Nem mais ;)

Mais trágico do que não chover ou chover demasiado, é o que se tem passado neste tópico.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.