Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas,

acabei agora mesmo ( nas notícias das 13.00 h )de ouvir na Rádio Renascensa uma meteorologista a falar, e segundo ela se não chover o que está previsto até ao final do mês de Janeiro entraremos em seca meteorológica e agricola, já com alguma relevância ( severidade)...e que naturalmente se tornará progressivamente mais grave,se esta situação persistir nos mêses seguintes....

Se não tivéssemos tido o Outubro e Novembro como tivemos por esta hora já estaríamos a racionar água.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se não tivéssemos tido o Outubro e Novembro como tivemos por esta hora já estaríamos a racionar água.

A notícia escrita no site da Renascensa:

Portugal a caminho de situação de seca

17-01-2012 11:56

A chuva que caiu no fim-de-semana não foi suficiente e o país continua a caminho de uma situação de seca, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Os meteorologistas dizem que este mês de Janeiro vai ser decisivo: se não chover - e não há previsão de chuva até ao final da semana -, a agricultura vai ressentir-se.

“O mês de Janeiro vai ditar qual vai ser o rumo desta situação de pouca precipitação”, sublinha Vanda Pires, do IM, acrescentando: “Se continuarmos sem precipitação até final de Janeiro, entraremos, de facto, numa situação de seca meteorológica e agrícola, já com alguma relevância, que poderá trazer algumas consequências, nomeadamente, ao nível do sector agrícola.”

Ainda assim, sublinha Vanda Pires, a actual situação não pode ser considerada “anormal”.

Ainda hoje o Instituto Nacional da Água vai reunir-se para analisar a situação a nível nacional.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=46866
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É típico esta conversa "é uma situação normal para a época" "não a motivo para alarme" :lmao:

De momento , ainda não é uma situação anormal/grave...mas se persistir este tipo de tempo nos próximos mêses aí sim torna-se grave...

Oxalá não se cumpra, e os próximos tempos ( resto de Inverno e toda a Primavera)sejam bem chuvosos em todo o território, só nos faltava mais esta, à crise profunda juntar uma seca severa... :disgust:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
De momento , ainda não é uma situação anormal/grave...mas se persistir este tipo de tempo nos próximos mêses aí sim torna-se grave...

Oxalá não se cumpra, e os próximos tempos ( resto de Inverno e toda a Primavera)sejam bem chuvosos em todo o território, só nos faltava mais esta, à crise profunda juntar uma seca severa... :disgust:

Não estou a dizer que é grave,mas de normal é que não tem nada!!! mas a conversa desta gente do IM é sempre a mesma parecem um disco riscado!

Este mês quanto a mim está feito!!poderá ter ainda um ou dois dias de chuva fraca... venha Fevereiro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A situação não tem nada de estranho até ao momento. Concordo plenamente com o que o IM disse.

Anormal apenas será quando estiver fora das estatisticas deles :lmao::lmao:

Bom tivemos um Outubro perto da média, um Novembro acima da média, um Dezembro muito abaixo da média, um Janeiro muito provavelmente abaixo/muito abaixo da média ....
Portanto até ao momento nada de anormal pois temos uma situação abaixo do normal mas não muito abaixo do normal. Penso que até ao momento choveu entre 60 a 70 % do normal neste Inverno ....
Anormal será se o resto do Inverno e eventualmente a Primavera (cuja modelagem está excessivamente confusa ) venha a seguir as pisadas .....
Mas é certo que neste momento isto ainda não tem nada de anormal ......

A modelagem dos próximos meses a meu ver ainda está muito confusa ..... bem como Fevereiro !!!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Quanto à fiabilidade do modelo, que é usado para previsões sazonais a 9 meses, se não é minimamente fiável a menos de uma semana, não serve para nada a nível sazonal.

Estavamos a falar do CFS.

O CFS, climate forecast system, é um modelo que pouco conheço, mas que é diferente dos outros. É um modelo para estudo climatológico, com uma parametrização própria, com pesos ponderais para esses parametros que são diferentes (dos modelos usados para previsão meteo) e que estará, penso eu, calibrado para uma escala temporal muito diferente da previsão no dia-a-dia, ou até semana-a-semana.
Claro que os modelos sazonais ou climáticos vão estar a olhar para períodos de retorno muito mais elevados do que o output usado para prever no curto / médio prazo.
Por exemplo, um desses modelos pode conter "ruido" de alta frequência, que estraga os resultados em prazos curtos mas que se torna irrelevante quando olhado a uma escala de tempo muito superior.

Assim podemos ter um modelo de clima, que seja excelente para climatologia e previsão sazonal, mas que para previsão a curto prazo tenha imensos "lapsos".

Por essa razão não concordo com a tua afirmação.

Se olho para o CFS? não tenho tido tempo MAS se o fizesse era para ver a tendência para a próxima primavera.

já sei que vou ser trucidado por n membros do forum, mas se estamos aqui para trocar ideias e desfazer ideias feitas (que nos faz aprender e evoluir) não me vou coibir de apresentar a minha opinião.

em paz.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Saiu a corrida do GFS das 12h, e este colou-se mais ao ECMWF. Principalmente para dia 25.



Uploaded with ImageShack.us

sei que falta mais de uma semana, mas ter o GFS e ECMWF de acordo .... tem sido raro.
Vamos esperar pelo ensemble.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Saiu a corrida do GFS, e este colou-se mais ao ECMWF. Principalmente para dia 25.

sei que falta mais de uma semana, mas ter o GFS e ECMWF de acordo .... tem sido raro.
Vamos esperar pelo ensemble.

Sim bernardino, não está fácil um acordo quando se alarga muito o tempo de previsão...desta última saída de ambos os modelos nada parece claro...o GFS mostra uma tendência idêntica aquela que tivemos antes do final chuvoso de Outubro... depressões a atingirem apenas latitudes superiores e a passarem a norte...apenas influenciando o norte do país...espero que desta vez aconteça o mesmo...
O europeu não me parece tão claro...continua com a tendência de procurar uma cut-off entre os Açores e o continente, algo que já é habito...é a especialidade dele...nem sempre se confirma...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Cenário de novo a melhorar bastante nos principais modelos com o deslocar do AA para oeste e a permitir a chegada de frentes/depressões de W ou NW... vai ser já no final do mês e deverá permitir ter uma mudança que acredito definitiva para um Fevereiro bem invernal como se quer :thumbsup:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Cenário de novo a melhorar bastante nos principais modelos com o deslocar do AA para oeste e a permitir a chegada de frentes/depressões de W ou NW... vai ser já no final do mês e deverá permitir ter uma mudança que acredito definitiva para um Fevereiro bem invernal como se quer :thumbsup:

Sim, tenho estado a reparar e o GFS já coloca vários dias de chuva fraca....Um bom começo. :p
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
A AO está prevista com tendência negativa para esta última metade de Janeiro. Vamos ver que influência terá no AA e na storm track. Não sei se os modelos conseguirão lidar muito bem com esta situação, pelo menos os modelos a curto prazo. ;)

 
Estado
Fechado para novas mensagens.