Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A AO está prevista com tendência negativa para esta última metade de Janeiro. Vamos ver que influência terá no AA. Não sei se os modelos conseguirão lidar muito bem com esta situação, pelo menos os modelos a curto prazo. ;)

Índices como a NAO, AO, etc, são bons indicadores em forma de resumo, simplista de como está o campo da pressão/geopotencial, portanto uma forma relativamente simplista e eficaz de a partir dos campos meteorológicos os resumir num simples número. Até aí tudo bem.

Agora fazer o oposto, as pessoas fazem imenso, e esquecem-se de como funciona a coisa. Se a AO é um simples número calculado a partir dos campos meteorológicos, então previsões/projecções desse índice são também resultado da "simples" conta que se faz para obter esse índice, a partir de cada membro da previsão do modelo, resultando essa figura que foi aí mostrada. E não o contrário! O modelo não prevê a AO e a NAO, para depois ir modelar os campos meteorológicos não é...?

É portanto a meu ver um erro extremamente frequente as pessoas esquecerem-se do que implica o quê nisto dos índices, sendo eles meros indicadores. Obviamente não me faz sentido algum dizer "vamos ver como os modelos lidam com uma previsão de AO negativa para reproduzir o storm-track, e a posição do anticiclone", pois é exactamente o oposto. Se estão a aparecer valores de AO negativos na projecção é exactamente porque muitos membros das previsões dos campos meteorológicos estão a indicar essa tal mudança no storm-track e nos campos de pressão/geopotencial.

É um bocado como o "ovo e a galinha", só que aqui não deve haver dúvidas de qual vem primeiro.. Não é a aparição de previsões de AO negativa que vai fazer mudar as previsões dos campos de pressão, mas sim a aparição de previsões de campos de pressão diferentes que vai resultar em valores do índice negativos.
;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Índices como a NAO, AO, etc, são bons indicadores em forma de resumo, simplista de como está o campo da pressão/geopotencial, portanto uma forma relativamente simplista e eficaz de a partir dos campos meteorológicos os resumir num simples número. Até aí tudo bem.

Agora fazer o oposto, as pessoas fazem imenso, e esquecem-se de como funciona a coisa. Se a AO é um simples número calculado a partir dos campos meteorológicos, então previsões/projecções desse índice são também resultado da "simples" conta que se faz para obter esse índice, a partir de cada membro da previsão do modelo, resultando essa figura que foi aí mostrada. E não o contrário! O modelo não prevê a AO e a NAO, para depois ir modelar os campos meteorológicos não é...?

É portanto a meu ver um erro extremamente frequente as pessoas esquecerem-se do que implica o quê nisto dos índices, sendo eles meros indicadores. Obviamente não me faz sentido algum dizer "vamos ver como os modelos lidam com uma previsão de AO negativa para reproduzir o storm-track, e a posição do anticiclone", pois é exactamente o oposto. Se estão a aparecer valores de AO negativos na projecção é exactamente porque muitos membros das previsões dos campos meteorológicos estão a indicar essa tal mudança no storm-track e nos campos de pressão/geopotencial.

É um bocado como o "ovo e a galinha", só que aqui não deve haver dúvidas de qual vem primeiro.. Não é a aparição de previsões de AO negativa que vai fazer mudar as previsões dos campos de pressão, mas sim a aparição de previsões de campos de pressão diferentes que vai resultar em valores do índice negativos.
;)

É isso mesmo Rozzo, neste momento um padrão claro de AO + com NAO+/=, que tem repurcussões ao nivel da nossa PI, com uma alteração de padrão .... as dúvidas é saber até que ponto !!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Que bom que seria se esta previsão de concretizasse :D

Faltam 11 dias...é muita parra e pouca uva talvez, mas sim...têm mostrado esse cenário para o final do mês, mas não devemos esquecer que há cerca de 2 semanas já se previam chegadas de N e NW mais frequentes e até agora continuamos na mesma...
Os modelos de previsão a curto prazo falham muito a mais de 200h, por isso não é para acreditar em demasia...

O que parece segundo o GFS e o ECMWF começar a ser mais provável é uma entrada de N daqui a uma semana, se assim for...dia 25 começará a precipitação...que há partida será de neve a cotas médias no norte e centro, manter-se-à esta situação daí para diante ou será passageiro...? Isso é que se mantém uma dúvida...o GFS mantém a instabilidade...o europeu ainda está em dúvida...
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Índices como a NAO, AO, etc, são bons indicadores em forma de resumo, simplista de como está o campo da pressão/geopotencial, portanto uma forma relativamente simplista e eficaz de a partir dos campos meteorológicos os resumir num simples número. Até aí tudo bem.

Agora fazer o oposto, as pessoas fazem imenso, e esquecem-se de como funciona a coisa. Se a AO é um simples número calculado a partir dos campos meteorológicos, então previsões/projecções desse índice são também resultado da "simples" conta que se faz para obter esse índice, a partir de cada membro da previsão do modelo, resultando essa figura que foi aí mostrada. E não o contrário! O modelo não prevê a AO e a NAO, para depois ir modelar os campos meteorológicos não é...?

É portanto a meu ver um erro extremamente frequente as pessoas esquecerem-se do que implica o quê nisto dos índices, sendo eles meros indicadores. Obviamente não me faz sentido algum dizer "vamos ver como os modelos lidam com uma previsão de AO negativa para reproduzir o storm-track, e a posição do anticiclone", pois é exactamente o oposto. Se estão a aparecer valores de AO negativos na projecção é exactamente porque muitos membros das previsões dos campos meteorológicos estão a indicar essa tal mudança no storm-track e nos campos de pressão/geopotencial.

É um bocado como o "ovo e a galinha", só que aqui não deve haver dúvidas de qual vem primeiro.. Não é a aparição de previsões de AO negativa que vai fazer mudar as previsões dos campos de pressão, mas sim a aparição de previsões de campos de pressão diferentes que vai resultar em valores do índice negativos.
;)

Muito obrigado pela explicação rozzo. Estamos sempre a aprender. :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tanto o GFS como o ECMWF estão bastante bons para o fim do mês.
Mete uma circulação mais perturbada de W, que pode trazer bastante chuva e uns cavados de NW a puxar algum frio para as nossas serras..

O padrão está claramente a consolidar, e melhor é que esta situação de instabilidade pode muito bem durar uns 8 ou mais dias...mas vamos aguardar.

Apesar de eu achar que Fevereiro não vai ser lá grande coisa, sempre disse e sinceramente espero que pode haver ali um periodo interessante pelo meio...depois a Primavera é que poderá ser porreira:thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pegando um pouco no post do stormy e no meu post de ontem, penso ser claro que é cada vez mais sólido a instabilidade após o dia 25 deste mês.
Claro que ninguém vê eventos extremos, mas podemos ter situações interessantes... logo dia 26.

Os modelos, apesar de ainda faltar uma semana, apresentam uma coerência interna (run para run e entre scenários), bem como concordância entre si. Vejamos o ensemble do GFS.


Uploaded with ImageShack.us

relativamente ao europeu ECMWF, não o acho nada incoerente ou indeciso.
Até prece bem catita. e anda a mostar isto há dias.
Infelizmente o ECMWF não disponibiliza as cartas com a precipitação, por isso em desenhei a vermelho as zonas onde espero que haja mais água.
É a minha (IR)responsabilidade.

para dia 25:


Uploaded with ImageShack.us

para dia 26:


Uploaded with ImageShack.us

após dia 26 há condições para, o que tecnicamente se chama uma grande salganhada ;)

Eu sei que falta muito tempo, acreditem que eu sou daqueles que desconfia muito de modelos a mais de 144h, mas o que se perfila no horizonte parece mais claro... :rain:

em paz
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Esta run das 18 mete 0,3mm na frente :shocking::lmao:

A run anterior colocava uns 20mm :(

Pode ser que melhore entretanto na run das 0h ou 06h :unsure:

esta é a run das 18h...e viste o ensemble de certeza.... a quantidade de membros a dar precipitação !
Claro que a esta distância o valor de pp é muito variável, mesmo a 48h dá raia!
Mas que a mudança paira no ar, paira !:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que ontem era verdade ... hoje é mentira !!

Dentro dos limites razoáveis da meteorologia ... precipitação nem vê-la e a longo prazo o GFS volta a colocá-la nas habituais 300 horas .....

Um mês bem sequinho portanto .......
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Ainda falta muito tempo, portanto é natural que as coisas mudem e tornem a mudar alternando entre boas e más previsões. Por isso o melhor é ir aguardando! Mas sem duvida que as ultimas projecções não são animadoras a curto e médio prazo :sad:
A longo prazo é uma lutaria!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A previsão mais certa parece-me esta...

prec4.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.