Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Como sempre as altas pressões na Gronelândia e Escandinávia a fazer a diferença! Mas não se entusiasmem muito, tudo o que seja acima das 144h é :lmao::lmao::lmao:

Não esqueço o natal do de 2010 em que em menos de 48h pufff!!!:sad:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
A run das 12 do ECM já fez quase puff, depressão a oeste do continente é bom para vê-la passar. :lmao:

Mesmo assim, o cenário do ECM é aquele que é mais plausível. :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Neste momento o GFS para mim é o mais plausível e o que esta mais estável a prever!! a acontecer algo de significativo apontaria para depois de dia 20 mas com a chave a estar a partir do dia 15 para essa mudança...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Pois é, e normalmente o europeu costuma ter razão...

Voltamos à duvida existencial, quem acerta mais? o GFS ou o ECMWF?
Continuo a achar que o ECMWF costuma a ser mais radical, com mais extremos que maioritariamente não se confirmam...mas a menos de 150h costuma ter boa pontaria...
Não descartem nenhum modelo....é o melhor a fazer...
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Hun ? :shocking: Vamos lá com calma, toda essa previsão é feita para algo que está a mais de 160h, mesmo estando a 48h sabe-se lá como seria. Por enquanto nos próximos dias o tempo estável e temperaturas amenas irá manter-se. Salvo as situações de nevoeiro (por vezes persistente) e geada pelo interior.


Eu vou com calma, apenas estou a ler e a seguir o que os modelos estão a prever.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Resta saber qual das saídas do europeu está certa. A da manhã ou a mais recente, pois ambas são muito diferentes. Desta vez aposto no GFS.

Pois..a mim parece-me que o GFS é o modelo que está com mais consistencia e com uma saida mais proxima e congruente ao padrão sazonal que se tem establecido.

Lembram-se de eu dizer que este Inverno ainda se pode esperar ou um evento de NE com algum frio ou um de SW com muita instabilidade?

Disse isso pois este tipo de padrões sazonais geralmente faz Invernos muito aborrecidos mas lá pelo meio volta e meia aparece um ou dois eventos assim mais interessantes...geralmente em fazes de inestabilização/reestruturação do Vortice Polar, a que se segue o desprendimento de um meandro dele que acaba por se deslocar para latitudes mais a sul.
Geralmente esses "pedaços" do VP são bastante vigorosos e por onde passam levam a alguns fenomenos interessantes.

Na minha opinião, para o final deste mês ou inicio do proximo teremos uma dessas fazes interessantes...depois teremos mais umas semanas aborrecidas, quando o vortice sevai reorganizar, antes de voltar a haver uma fase mais instavel a partir de Março e possivemente pela Primavera adentro.

Bom...para já apenas aconselho prudencia na analise dos modelos...estes padrões e tendecias são dificeis de antever e prever, já é bom que vá aparecendo uma luz ao fundo do tunel, mas ainda pode durar até que se concretize o que quer que seja.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
O GFS está sozinho, mais nenhum modelo coloca a depressão no local onde mete o GFS. O ECM mete entre os Açores e o Continente, o JMA coloca nos Açores, o NOGAPS aproxima mais a depressão para nós mas está mais parecido ao ECM, o australiano BOM ACCESS esse não vê nada.

Para mim, o cenário do ECM porque existem mais modelos a acompanhá-lo, o GFS está completamente sozinho.

Fazem uma comparação de todos os modelos a 144 horas com a run das 12 e vejam como os modelos estão a seguir o ECM e não o GFS.

Mas, neste momento, eu já nem sei de nada.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
O GFS está tão consistente que é só AA.

Ainda bem que apoio o ECM aqueles que apoiam o GFS têem que ir tomar o calmexx. :lol:
 
M

Membro excluído 274

O GFS está tão consistente que é só AA.

Ainda bem que apoio o ECM aqueles que apoiam o GFS têem que ir tomar o calmexx. :lol:

É só uma RUN e é a das 18Z!!! :) O GFS neste momento e depois das calinadas do costume pouco me diz! Preocupante é o ECMWF que volta a apostar no AA em força! :(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não estejam com grandes ilusões que o tempo vai continuar na mesma, não existe qualquer concordância entre os modelos ......
Isto deverá continuar na mesma até quase ao final do mês !!
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Atenção que a saída do GFS é só a operacional.
A última média ainda vê uma cut-off sobre nós no próximo fim de semana, e com iso 0 sobre nós.
Sei que as últimas saídas têm vindo a ser animadoras, mas tal facto ainda não se reflectia muito na média dos membros... agora a média já é um pouco mais animadora no que ao próximo fim de semana diz respeito, apesar de ser uma saída 18Z. ;)

Quanto ao ECM, só mesmo esperando pelas próximas runs.

Edit.: Afinal não é a média, mas sim a de controle. Era bom de mais para ser verdade. :dry:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Alguma convergência, para o que previa ontem o GFS:

ECM1-168_fmn8.GIF


ECM0-168_rjn9.GIF


gfs-2012010900-0-168_uei1.png


gfs-2012010900-1-168_ggc1.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.