Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A run das 18h do GFS está muito distante da média dos cenários.
Para além disso nota-se que as perturbações começam a dispersar muito cedo... a pouco mais de 72h.
Devemos encarar esta saída com muita precaução. Ou estarei errado?
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Diagrama de ensembles para Bragança, GFS, 18z:

graphe_ens3_cek9.gif


É evidente, aconteça o que acontecer no próximo fim de semana que ainda está tudo muito indefinido, o padrão vai mudar a partir de dia 18. Quase todas as linha têm um período de precipitação e outro, relativamente prolongado, com isos negativas a 850 hpa. Vai-se estabelecer um padrão com anticiclone dos Açores afastada para oeste, bloqueio na Escandinávia e/ou na Sibéria, divisão do VP atirando uma célula para o Atlântico que ficará bloqueada pelo bloqueio atrás mencionado, criando um cavado na Europa ocidental. Serão uns dias a lembrar 2009-2010. Tal padrão é já previsto como também pela previsão a 32 dias do ECMWF, a partir da terceira semana deste mês.

A saída operacional é um outlier frio. A de controle é a segunda mais fria. Não seria a primeira vez que uma loucura do 2º painel às 18z se afirma como a mais acertada (ciclogénese explosiva de dezembro de 2009 em Torres Vedras). E temos tido, durante este inverno, vários outliers quentes da saída operacional que têm acabado por se concretizar. Nada é de descartar.
 
M

Membro excluído 274

Isto de tantas semana a comer AA tem os seus efeitos colaterais, da minha parte a euforia tomou conta de mim! Mas sim é uma euforia controlada! ;) Como dizem nuestros hermanos é a ilusion...

Esta noite a RUN das 18Z regalou-nos um cenário de sonho, e porque este tópico também deve de vez em quando dar lugar ao sonho:

gfs-2012010918-1-300_lfd1.png


gfs-2012010918-1-372_shn1.png


gfs-2012010918-2-240_ecy5.png


gfs-2012010918-2-336_tsb7.png


O despertar do sonho vem já a seguir...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Uns animam as hostes. Outros embandeiram em arco e alguns , os eternos cépticos, desconfiam de alguma fartura.
Mudança? Irá haver. Seguramente.
Uns e outros ora anunciam-na , ora adiam-na .
Acabará por chegar.
No passado , quantas vezes a rotura surgiu do nada?
Mas também já vi Invernos que quando a “coisa” realmente mudou, já era tarde.
Sinais claros? Mais uns 5 dias de total estabilidade anticiclónica.
Depois? Já se vê algo. Claro que sim.
Mas ainda nada que me "encha" as medidas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hoje os modelos apresentam a mesma configuração que já apresentavam no dia de ontem, e por isso o que foi dito ontem serve igualmente para hoje.
Espantoso é o ECM que mostra exactamente, exactamente a mesma previsão que a de ontem ás 12h, enquanto que o GFS também não foge muito embora me pareça que em relação ao sul que o ECM é mais generoso.......
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
O GFS mete precipitação interessante no sul para a próxima Segunda. Após isso está tudo ainda muito indefinido mas parece que o anti-ciclone vai andar a pairar aqui a oeste trazendo bom tempo por pelo menos mais um semana a seguir a este evento. Aguardemos então o final do mês a ver o que sai na rifa.
Este mês se garantisse-mos pelo menos uns 50mm já era muito bom. Pode ser já este fim de semana/início da próxima semana quiça:unsure:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
O ECM continua na dele, já o GFS parece que anda nos copos. Para mim, o ECM vai ganhar, sempre o mesmo cenário, sem um único recuo.

A ver quem ganha, a 144 horas quem ganha é o ECM, não acredito no GFS nem nunca acreditei o ECM leva dias a fio a dizer o mesmo, já o GFS anda todo baralhado e de certeza que vai levar um corte de rating, acho que muita gente vai ter um ataque cardíaco quando ver o GFS mesmo no 2º painel só AA até ao fim. :lol: Se calhar quem acaba molhado sou eu ainda ganha o GFS e eu levo uma banhada enorme. Porque sempre estive a apoiar o ECM se ele engana-se não sabe o que é um algarvio marafado. :lmao::lmao:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
... e confirma-se a passagem de uma superfície frontal fria sobre o território de Portugal Continental na noite de Sábado para Domingo, afectando principalmente o norte e centro. Estimo, para já, cotas de neve nos 800 metros no norte e 1 000 metros no centro; mas já sabem, quando existirem as melhores condições para nevar vai ser quando deixar de existir precipitação ... :lmao:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.