Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
A run das 18h do GFS está muito distante da média dos cenários.
Para além disso nota-se que as perturbações começam a dispersar muito cedo... a pouco mais de 72h.
Devemos encarar esta saída com muita precaução. Ou estarei errado?

Diagrama de ensembles para Bragança, GFS, 18z:

graphe_ens3_cek9.gif

É evidente, aconteça o que acontecer no próximo fim de semana que ainda está tudo muito indefinido, o padrão vai mudar a partir de dia 18. Quase todas as linha têm um período de precipitação e outro, relativamente prolongado, com isos negativas a 850 hpa. Vai-se estabelecer um padrão com anticiclone dos Açores afastada para oeste, bloqueio na Escandinávia e/ou na Sibéria, divisão do VP atirando uma célula para o Atlântico que ficará bloqueada pelo bloqueio atrás mencionado, criando um cavado na Europa ocidental. Serão uns dias a lembrar 2009-2010. Tal padrão é já previsto como também pela previsão a 32 dias do ECMWF, a partir da terceira semana deste mês.

A saída operacional é um outlier frio. A de controle é a segunda mais fria. Não seria a primeira vez que uma loucura do 2º painel às 18z se afirma como a mais acertada (ciclogénese explosiva de dezembro de 2009 em Torres Vedras). E temos tido, durante este inverno, vários outliers quentes da saída operacional que têm acabado por se concretizar. Nada é de descartar.

Isto de tantas semana a comer AA tem os seus efeitos colaterais, da minha parte a euforia tomou conta de mim! Mas sim é uma euforia controlada! ;) Como dizem nuestros hermanos é a ilusion...

Esta noite a RUN das 18Z regalou-nos um cenário de sonho, e porque este tópico também deve de vez em quando dar lugar ao sonho:

gfs-2012010918-1-300_lfd1.png

gfs-2012010918-1-372_shn1.png

gfs-2012010918-2-240_ecy5.png

gfs-2012010918-2-336_tsb7.png

O despertar do sonho vem já a seguir...

Uns animam as hostes. Outros embandeiram em arco e alguns , os eternos cépticos, desconfiam de alguma fartura.
Mudança? Irá haver. Seguramente.
Uns e outros ora anunciam-na , ora adiam-na .
Acabará por chegar.
No passado , quantas vezes a rotura surgiu do nada?
Mas também já vi Invernos que quando a “coisa” realmente mudou, já era tarde.
Sinais claros? Mais uns 5 dias de total estabilidade anticiclónica.
Depois? Já se vê algo. Claro que sim.
Mas ainda nada que me "encha" as medidas.

Hoje os modelos apresentam a mesma configuração que já apresentavam no dia de ontem, e por isso o que foi dito ontem serve igualmente para hoje.
Espantoso é o ECM que mostra exactamente, exactamente a mesma previsão que a de ontem ás 12h, enquanto que o GFS também não foge muito embora me pareça que em relação ao sul que o ECM é mais generoso.......

O GFS mete precipitação interessante no sul para a próxima Segunda. Após isso está tudo ainda muito indefinido mas parece que o anti-ciclone vai andar a pairar aqui a oeste trazendo bom tempo por pelo menos mais um semana a seguir a este evento. Aguardemos então o final do mês a ver o que sai na rifa.
Este mês se garantisse-mos pelo menos uns 50mm já era muito bom. Pode ser já este fim de semana/início da próxima semana quiça:unsure:

O ECM continua na dele, já o GFS parece que anda nos copos. Para mim, o ECM vai ganhar, sempre o mesmo cenário, sem um único recuo.

A ver quem ganha, a 144 horas quem ganha é o ECM, não acredito no GFS nem nunca acreditei o ECM leva dias a fio a dizer o mesmo, já o GFS anda todo baralhado e de certeza que vai levar um corte de rating, acho que muita gente vai ter um ataque cardíaco quando ver o GFS mesmo no 2º painel só AA até ao fim. :lol: Se calhar quem acaba molhado sou eu ainda ganha o GFS e eu levo uma banhada enorme. Porque sempre estive a apoiar o ECM se ele engana-se não sabe o que é um algarvio marafado. :lmao::lmao:

... e confirma-se a passagem de uma superfície frontal fria sobre o território de Portugal Continental na noite de Sábado para Domingo, afectando principalmente o norte e centro. Estimo, para já, cotas de neve nos 800 metros no norte e 1 000 metros no centro; mas já sabem, quando existirem as melhores condições para nevar vai ser quando deixar de existir precipitação ... :lmao:

Estado
Fechado para novas mensagens.