Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nesses quadro vejo é o AA perto de nós e nada mais:(, mos podem me explicar melhor?

Talvez na carta das massas de ar vejas melhor:

MczYG.jpg


Há um choque de massas de ar muito intenso sobre a PI, e isso vai gerar um corredor de pequenos nucleos de ciclogenese que vão cruzar o território, com bastante precipitação.

Tambem como notas as isobaras estão muito juntas, indicativo de ventos muito fortes do quadrante W, que segundo a modelação actual poderão ter rajadas acima dos 100-120km.h nas terras altas e no litoral norte e centro.

Poderá ser um evento interessante especialmente a norte do Tejo ( mais uma vez..):thumbsup:
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Tendo em conta o seu trajecto e se não ficar pelo caminho parece-me que irá passar também pela faixa Viana/Montalegre/Bragança, mas vamos aguardar :).
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Ela está mais perto e pelo radar vai entrar aqui no Minho....

Bem independentemente da frustação ou não deste evento que ainda não acabou prevejo uma semana ativa em termos de :rain:. Essa pelo menos está garantida com várias frentes a afetar o nosso território.
venham lá esses acumulados que fazem falta.

Uma boa noite a todos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Analise preliminar dia 16;12h -- dia 17;12h

Os modelos colocam neste periodo a chegada de uma massa de ar muito humida vinda de oeste na circulação do AA.
De NE chega uma massa de ar polar continental, que vai induzir a formação de uma grande faixa de frontogenese no norte na PI.

Em altura o ambiente não é desfavoravel á manutenção de intensos movimentos verticais, e a ocasional passagem de ondulações de mesoescala no jet poderá induzir bolsas de intenso forçamento dinamico, que se vão traduzir á superficie em pequenos nucleos de ciclogenese.

O alinhamento do jet com o forte fluxo á superficie que está "espremido" pela frente fria em avanço, deverá gerar ventos muito fortes de W, e a presença de movimentos ascendentes em conjunto com o efeito orografico realça imediatamente a possibilidade de um evento de precipitação excessiva especialmente no NW.


Resumindo


São possiveis totais de precipitação entre os 50 e os 100mm por todo o norte e centro litoral, e localmente até 150-200mm em porções do Geres-Marão e mais a sul até á Freita.

Quanto ao vento, por todo o norte e centro do pais, mas essencialmente no litoral a norte do Cabo Espichel e nas terras altas acima dos 800m, podemos ter valores de 50 a 80km.h, com rajadas de 100 a 120km.h.

Atenção quanto á possibilidadede inundações em meio urbano e cheias nos rios mais pequenos.

( Previsão a mais de 72h, margem de erro moderada a elevada)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...mantem-se o cenário potencialmente complicado ao nivel das precipitações, a partir de 4f, nomeadamente até á tarde de 5f, mas prolongando-se com menos intensidade pelos 3 a 5 dias seguintes.

A causa...uma grande area de frontogenese, que será precorrida por nucleos de ciclogenese associados a ondulações de mesoescala no jet.

zaHcF.jpg


Isto criará um corredor extenso de precipitação, pressistente e concentrada em segmentos lineares que acompanham as principais linhas de convergencia á superficie, e que podem causar precipitação localmente excessiva, especialmente em areas de montanha voltadas a W/NW e na metade norte de Pt continental.


Os modelos teem insistido nesta tendencia, e eu acho possivel que este padrão dure por uns bons 3 a 5 dias ( pelo menos) a partir de 4f.
Principalmente porque o padrão é auto sustentavel por feedback, ou seja, temos ar quente a vir do oceano puxado por depressões no Atlantico norte e pelo AA no Atlantico subtropical, esse ar ao ir para leste apoia e sustenta a depressão no Mediterraneo, que por sua vez, em conjunto com o Anticiclone Europeu manteem o afluxo de ar frio para SW, alimentando todo o ciclo.

Até pode suceder ( os modelos ainda não mostram) que se começe a iniciar um corredor de ciclogeneses mais sustentado entre a Grã Bretanha e a Grécia, que depois seria excitado pela aproximação desde o Canadá de uma bolsa do vortice polar, que os modelos consensualmnete veem a avançar a partir da semana de 21 em diante.

Isto vai depender tambem de como evolui o bloqueio Escandinavo...mas pode ser que pelo menos entre esta proxima 4f e o inicio da outra semana haja um bom evento de W com bastante chuva e vento...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
De facto a partir de quarta os dois modelos estão mais ou menos em sintonias com uma frente bem forte a chegar logo na quarta e pelo menos até domingo chuva da boa.
Depois...depois bem ainda falta muito tempo!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quero acrescentar mais um elemento para os próximos 15-20 dias... A oscilação Madden-Julian presentemente na zona 6 vai avançar para a zona 7. Devemos passar a ter baixas pressões mais perto de nós.

ecmfphase51msmall.gif


http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/MJO/CLIVAR/clivar_wh.shtml

Bem apanhado!
A fase 6 e 7 costuma ser boa para bloquear o Pacifico norte e o oeste dos EUA, que por sua vez leva a uma tendencia de intensificação das baixas pressões á saida dos EUA e tambem pelo Atlantico NE/Europa.

Ora, como há tendencia para bloqueio na Europa/Escandinavia, é capaz de desviar muita actividade que iria para o N/centro da Europa mais para S/SW sobre nós.

WqF9C.jpg


Portanto a coisa pode animar agora no médio prazo ( 3 a 8 dias)...e logo se verá o que vem depois..


Quanto á situação já de 4f-5f, os modelos tiraram um pouco o vento, mas continua o risco de precipitação excessiva com possibilidade de inundações em porções do NW.

No geral, entre 4f e Domingo, poderão cair 100 a 200mm em boa parte do litoral norte e centro, localmente até 350mm nos pontos mais altos do alinhamento Marão-Peneda e na Freita.

Precipitação acumulada 4f---Dom

Umscl.jpg


Azul claro- >80mm
Azul escuro- >180mm
Violeta- >250mm
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Estes pulsos propagam-se melhor em condições neutras no Pacífico, sem Niños nem Niñas. Com a MJO naquela posição a circulação das frentes frias pode-nos ser muito mais favorável. O jet stream acelera à saída da terra nova o que deve ser suficiente para demolir o anticiclone que tanta companhia nos tem feito. Deverá ficar mais achatado e mais a sul embora eu também não exclua que se possam construir altas pressões em latitudes altas porque verdadeiramente ainda não vimos nenhum bloqueio atlântico neste inverno. Estou na expectativa que a AO e a NAO se possam tornar negativas e não neutras como actualmente.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IPMA na sua previsão para quarta Feira dia 16 já menciona chuva por vezes forte em especial a Norte/Centro:

Previsão para 4ª feira, 16.janeiro.2013

Céu geralmente muito nublado.

Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro,

passando gradualmente a regime de aguaceiros.

Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando

temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral.

Nas terras altas, vento forte (40 a 50 km/h) predominando de

oeste, com rajadas da ordem dos 80 km/h, rodando para noroeste

no final do dia.

Pequena subida da temperatura.

Atualizado a 14 de janeiro de 2013 às 11:47 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

a meu ver poderemos ter vários dias com a passagem sucessiva de frentes e sistemas frontais vindos de Oeste ( corrente perturbada de Oeste ), que trarão bons acumulados em especial ao Norte/Centro, o Sul também verá alguma chuva, mas não será tão intensa e acima de tudo persistente no tempo..

Zonas de Elevada pluviosidade como o Gerês podem acumular umas centenas de milímetros nestes dias :rain:
 

Jolight

Cirrus
Registo
25 Out 2012
Mensagens
4
Local
Paio Pires-Seixal
Boa Tarde!!! Gostaria de fazer uma pergunta aos entendidos... pretendo ir á serra da estrela no próximo fim de semana, qual é a probabilidade de ver uns floquitos de neve? Obrigado