Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
media dos ensembles do europeu para 144h

EDM0-144.GIF



praticamente todo o canada debaixo da iso -24 o que faz com que as depressões originarias na terra nova arrastem muito ar frio para o atlantico

EDH0-72.GIF
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
esta saída do europeu é muito boa neve em grandes quantidades a cotas médias, alguém tem acesso ao frio em altura nas runs do europeu?

O momento mais frio segue abaixo, e com precipitação no nordeste. Com as temperaturas abaixo de -2ºC a 850 hpa e dos -30ºC a 500 hpa, a cota de neve deverá rondar os 600/800 m. Ainda falta tempo, mas a média do ensemble até está ligeiramente abaixo da operacional (cerca de 0,5 a 1ºC).

Oe99C.png


9B7oc.png


3ToDK.png


01QjE.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Com uma oestada dessas é complicado haver cotas abaixo de 800-1000m pois há um massivo transporte de ar quente e humido nos niveis baixos desde o oceano, que ainda é maior dado o vento intenso previsto ( facilita a troca de calor oceano-atmosfera).

Por outro lado, por cima dos 1300-1500m poderá nevar massivamente, é só a iso 0 manter-se a essas cotas e poderemos ter acumulações muito significativas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os perfis verticais para o Porto não estão muito animadores para a neve, com a iso 0 diversas vezes acima dos 2000m ( aprox 800hpa).

S1aSZ.jpg


No entanto parece surgir alguma instabilidade nos niveis médios ( TT e LI) que em conjunto com o forçamento dinamico e orografico deverão gerar muita precipitação ( até porque há muita humidade em todos os niveis).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu acho que não há a mínima possibilidade de nevar no Porto...pelo menos neste evento que se aproxima!

:D
Eu usei o Porto como amostra para a região norte, até porque á escala da atmosfera, os 150km que vão do Porto á fronteira são pouco importantes.
( Embora claro, em algumas situações sejam importantes, mas neste caso não pois estamos perante um padrão de larga escala)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
:D
Eu usei o Porto como amostra para a região norte, até porque á escala da atmosfera, os 150km que vão do Porto á fronteira são pouco importantes.
( Embora claro, em algumas situações sejam importantes, mas neste caso não pois estamos perante um padrão de larga escala)

No caso do Nordeste Transmontano esses 150 Km fazem toda a diferença!:D Sim , mas entendi a tua análise!
 

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
desde que neve em pitoes das junias (1220 metros), ja fico muito contente..
vou la estar de segunda as 15h ate sexta as 12h ;)

a ideia é passar uma semana com a esposa numa casinha (alugada) no meio da neve numa aldeia historica, espero ter sorte...
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Vamos la ver as cotas , pois como estou de ferias estava a pensar ir com a maria a uma serra para ver a neve e quiça a neve a cair :thumbsup:

Estavamos a pensar ir á serra da estrela mas se calhar vai cair muita neve nao ?
 

Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte
desde que neve em pitoes das junias (1220 metros), ja fico muito contente..
vou la estar de segunda as 15h ate sexta as 12h ;)

a ideia é passar uma semana com a esposa numa casinha (alugada) no meio da neve numa aldeia historica, espero ter sorte...


Somos dois.:D

Desde que neve a cotas baixas sítios como Baião / Marão / Salto é sinal que em Pitões e restantes sítios devem ter uma grande acumulação :w00t: