Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vendaval impressionante...espero bem que o IPMA não facilite... :eek:

wowgl.jpg
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Piorou significativamente sim. Não estava nada à espera! Se a run do ECMWF for atrás, creio que é caso de alerta vermelho para o vento em Portugal continental.

A diferença foi que a depressão começa a cavar um pouco mais cedo nesta run e já tem um centro de 985 hPa no mar. Isto agrava um pouco mais as condições de ondulação que referi num post acima...

Vamos aguardar, mas há muito tempo que não via ser modelado uma coisa parecida no Continente a tão curto prazo. Desde a Xynthia...

O GFS12z foi atras do WRF do Meteogalicia...
Muita atenção ao vento no litoral entre o Cabo Raso e Aveiro, poderão ocorrer rajadas superiores a 120km.h sem grande dificuldade com este tipo de sinóptica.

Isto é claramente um alerta vermelho em varios distritos...o IPMA devia avançar, desta vez não teem desculpa para lançar avisos em cima da hora plo amor da santa:(:mad:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Sim, ventos de escala semelhante aos de uma tempestade tropical. Claro que isto é uma estimativa, dependerá sempre por onde a depressão entrar mas do Cabo Raso para cima será a pior parte em termos de vento.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Chuva, vento e trovoada amanhã e sábado

Oito distritos Portugal continental estão em alerta amarelo por causa do mau tempo, esta sexta-feira e sábado. O alerta é da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) explica em comunicado que o vento vai soprar na ordem dos 70 km/h com ocorrência de rajadas que poderão ser de 90 km/h em todo o litoral e terras altas.

A ANPC prevê-se ainda agitação marítima em toda a costa oeste com ondas de 4 a 5 metros. A chuva será forte, em especial nas zonas do Norte e Centro do país.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar em alerta amarelo (segundo de uma escala de quatro) a partir das 8 da manhã de 18 de janeiro e as 24h de dia 19. Os restantes distritos de Portugal continental estão em alerta azul.


in SicNoticias [sicnoticias.sapo.pt]


Estes jornalistas (e já não é a primeira vez que o fazem) quando o país está em alerta por chuva e vento, acrescentam a trovoada... Assim cria mais impacto!!! Só pode :D

Trovoada?! Antes fosse, antes fosse...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O GFS e ECMWF muito parecidos com o GFS a cavar mais um pouco mas penso que ja não vai haver grandes mudanças, vai ser um belo dia ventoso que deverá causar estragos...

Chamo a atenção para o pormenor (maior?) de que, a confirmar-se a depressão com cavamento rápido, ela entrará na península Ibérica de forma rápida, fazendo com que os vento tenham uma rotação também rápida para norte.
Assim serão de esperar ventos muito fortes de norte, nas terras altas do norte e centro, na 2ª metade de sábado. As temperaturas também poderão cair de forma notável, com grande desconforto térmico (windchill marcado).

Corrijam-me se me engano;)

P.S.: haja animação, sem estragos de maior, sem vítimas, e que todos nós "METEOROLOGICÓMANOS" tenhamos emoção sem CULPAS...:rolleyes:
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
quando aqui se diz "a cota da neve é de xxx metros" o que isso significa? que se prevê neve acima dessa cota? se por ex a cota for de 1500 metros, quer dizer que abaixo disso não deve nevar? é que já vi varias vezes que se prevê neve acima da cota 1500 mas ou eu não percebo mt disto (o que é verdade ehehe) ou só a serra da estrela está acima dos 1500 metros (o geres e o larouco passam ligeiramente disso) por isso não valia a pena dizer logo neve p serra da estrela?

Sim isso é a previsão, mas é obvio que poderá nevar a 1400 metros agora a 900 é praticamente impossível, pode até acontecer de só nevar a 1800 metros
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O GFS e ECMWF muito parecidos com o GFS a cavar mais um pouco mas penso que ja não vai haver grandes mudanças, vai ser um belo dia ventoso que deverá causar estragos.

Por acaso não concordo muito, caro Norther. As pequenas diferenças fazem enormes diferenças de efeitos. O gradiente de pressão é muito diferente (Sábado ao meio dia).

e uma coisa interessante. o núcleo de altas pressões no atlântico e depressão a norte não coincidem no 2 modelos.... a pouco mais de 36 horas :surprise::surprise: (o que por acaso não é assim tão surpreendente) mas essa diferença de posição(principalmente do AA vai fazer toda a diferença pel a sua influencia na génese da depressão, pelo fluxo que lhe (a)tira.
note-se que esta minha observação é dificultada pois as cartas do ecm e do gfs não parecem ter o mesmo tipo de projeção (estarei enganado?)

certo é que num temos um vendaval que marca uma "temporada" noutro temos um valente vendaval com uma rega energética.

Aristocrata, até que enfim alguém fala nas temperaturas. Estava a ver toda a gente com a cabeça no ar LOLOL (deve ser do vento).

vamos acompanhando...
(parecemos uns agarradinhos... que vicio tremendo)
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Inicialmente as previsões indicavam a situação mais grave para as regiões do centro e sul, mas as ultimas actualizaçoes dos diferentes organismos indicam que a madrugada de sexta para sabado o cavamento de uma depressão (borrasca em castellano) em deslocaçao pela parte norte do território irá dar origem a ocorrecia de forte precipitação e vento muito forte em especial na costa litoral e terras altas.
Também estou de acordo que as rajadas irão ser superiores a 100km/h.
Situação para se ir acompanhando e a protecção civil como o IPMA deviam subir o nível de alterta para laranja.

A ondulação será razão para alerta vermelho na terça e quarta feira onde se mantem a previsão de altura significativa superior a 8 m, podendo alguns picos ultrapassar os 10 m de altura.

Deixem as vossas estações bem preparadas para os registos, será interessante esssa madrugada.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Boa noite a todos com os quais tenho aprendido tanto.
Para este fim-de-semana a situação parece relativamente definida. E para o início da próxima semana nenhum dos mais entendidos arrisca uma previsão? Aqui a 'agarrada' anda mortinha por uns flocos de neve em Viseu e até já julgava que este Inverno não chegaria, mas parece ver-se uma luz ao fundo do túnel ou ando a ouvir demais o nosso primeiro? :D
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O ECMWF também não é nada meigo no seu output... (by weatheronline.co.uk)
ventosabado.png


Já estamos muito perto por isso penso que seja pertinente dizer que há que ter cuidado com o vento muito forte, e nós meteoloucos ficar em casa a observar as estações. :D