Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda são relevantes as diferenças entre o ECM e o GFS a apenas 2 dias.

quF9V.jpg


Situação chata de lidar para o IPMA. Quando foi a Xynthia recordo-me de mesmo na análise em cima da hora o GFS ter sobrestimado em 5hPa e o ECM ter subestimado. Vamos ver como decorrem as próximas saídas.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
1ª consequência à vista será a interdição à circulação de algumas categorias de veículos em algumas pontes como sempre costuma acontecer. Ambos os cenários colocam ventos constantes acima dos 60km/h.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
De facto, mesmo a 2 dias ainda há diferenças importantes nos modelos. O ECMWF dá muito vento, mas uma situação mais normal a que estamos habituados, não cavando tanto a depressão nem definindo tão bem um núcleo. O GFS e outros (GEM, UKMO, etc) mostram uma situação mais severa e que já inspira cuidados adicionais. Creio que nas runs das 12z vai haver uma convergência, mas seja qual for o resultado nestes casos há um grau de imprevisibilidade enorme, pelo que todo o cuidado é necessário.

Quanto à ondulação, e fazendo análise para o caso mais gravoso mostrado pelos modelos: A ciclogénese explosiva começa no mar, mas grande parte do seu cavamento dá-se muito perto do continente ou já em terra. Como tal, a área e o tempo de acção do vento sobre a superfície do oceano será menor. Mesmo assim, espera-se vagas de 6/7 metros na Costa Ocidental, que podem ser agravadas por storm surge (subida do nível da água do mar por abaixamento repentino da pressão atmosférica e empilhamento de água na costa por acção do vento). Como toda a ondulação é gerada pelo vento local, terá baixo período e portanto é aconselhável que embarcações de médio porte se abriguem nos portos.



O caso seria bem pior se o cavamento da depressão se iniciasse 24 horas mais cedo e se as marés tivessem maior amplitude...
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
quando aqui se diz "a cota da neve é de xxx metros" o que isso significa? que se prevê neve acima dessa cota? se por ex a cota for de 1500 metros, quer dizer que abaixo disso não deve nevar? é que já vi varias vezes que se prevê neve acima da cota 1500 mas ou eu não percebo mt disto (o que é verdade ehehe) ou só a serra da estrela está acima dos 1500 metros (o geres e o larouco passam ligeiramente disso) por isso não valia a pena dizer logo neve p serra da estrela?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a velha escola da meteorologia na TV e o regresso do possível e do provável... 1500 m é um limite físico sim... «a 1500 metros é muito provável que a precipitação seja em forma de neve.» genericamente sem identificar locais.

Também usam muito «terras altas no norte e centro»...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esta saída das 12Z do GFS mantém a anterior, e não é nada meiguinha!

k4YX9.png


xampv.png


E com muita precipitação entre as 18Z de Sexta e as 18Z de Sábado.

PS: Esta situação já merecia uma notinha de destaque na página principal do meteopt.com :D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
já viram a frente q se aproxima de Continente no GFS para 2 de Fev?

[/IMG]

Previsão a 384h....sem qualquer fiabilidade... até lá ainda muita "água vai correr debaixo da ponte" .:D
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Esta saída das 12Z do GFS mantém a anterior, e não é nada meiguinha!

PS: Esta situação já merecia uma notinha de destaque na página principal do meteopt.com :D

Meiguinha ?!?

SAFA :eek::eek::eek::shocking::confused:

parece-me ainda mais rija do que a anterior corrida das 6h.
E reparem que esta é a run das 12h !!!

A minha enorme curiosidade é ver a run do ECM que sai ao fim da tarde! ai quero ver mesmo.
também ainda não saiu o diagrama de emsemble GFS da run 12z... também tenho de ve r isso!!!

bem como o nowcasting. Esta situação é um bocado anómala e os modelos podem baralhar-se.

E ninguém fala do que vem depois, do que se desenha... o inverno começou, meus caros (como alguém disse há uns dias). Agora o vento e a chuva e em breve o frio. Pena já vir tarde.

isto está muito giro. Antevem-se dias animados no forum.

abc
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Meiguinha ?!?

SAFA :eek::eek::eek::shocking::confused:

parece-me ainda mais rija do que a anterior corrida das 6h.
E reparem que esta é a run das 12h !!!

Piorou significativamente sim. Não estava nada à espera! Se a run do ECMWF for atrás, creio que é caso de alerta vermelho para o vento em Portugal continental.

A diferença foi que a depressão começa a cavar um pouco mais cedo nesta run e já tem um centro de 985 hPa no mar. Isto agrava um pouco mais as condições de ondulação que referi num post acima...

Vamos aguardar, mas há muito tempo que não via ser modelado uma coisa parecida no Continente a tão curto prazo. Desde a Xynthia...
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) decidiu acionar para sexta-feira o alerta amarelo em oito distritos de Portugal Continental, devido às previsões de chuva e vento fortes.

O dispositivo de operações de proteção e socorro aplica-se nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, entre as 08:00 de sexta-feira e as 24:00 de sábado, refere a ANPC, numa nota.

A ANPC adianta que o alerta azul, o mais fraco, vai ser acionado para os restantes distritos nas próximas 48 horas.

A Proteção Civil decidiu ativar os alertas amarelo e azul para o dispositivo integrado de operações de proteção e socorro, devido às previsões meteorológicas, que apontam para um agravamento do estado do tempo para as próximas 48 horas, associado à passagem de um centro depressionário.

Segundo a ANPC, o acionamento do estado de alerta especial pressupõe, por parte do dispositivo, um reforço da monitorização e intensificação de ações preparatórias para eventuais intervenções.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para sexta-feira e sábado está previsto um aumento da intensidade do vento para valores superiores aos 70 quilómetros por hora, podendo ocorrer rajadas que podem chegar a mais de 90 quilómetros por hora, em todo o litoral e terras altas.

O IPMA prevê também agitação marítima em toda a costa oeste, que pode chegar aos quatro e cinco metros, e ocorrência de precipitação, que poderá ser forte, em especial nas regiões do Norte e Centro.

Face às previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas, e possíveis acidentes na orla costeira.

Assim, a ANPC aconselha a adoção de comportamentos adequados, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adoção de uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e, em zonas ribeirinhas mais vulneráveis a inundações rápidas, a não praticar atividades relacionadas com o mar.