Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa noite.
Para quando uma semana de sol,com frio durante a noite e ventos de este (leste).
Cumps :)

Na minha opinião, uma semana dessas (que eu gosto) não acontecerá este ano. (Frase dura, eu sei)

entradas frias de leste, mesmo moderadamente frias não são compativeis com a sinótica que observamos., ou seja, no inicio de janeiro estavamos com as peças encaixadas de uma maneira, neste momento elas reencaixaram. e ficamos aqui com um AA a sul dos açores, que em conjunto com as depressões a norte e as que "bailam" na europa dificultam os fluxos de leste.
O que vamos ter é imensa água originada pelo encontro de fluxos de ar bombeados pelos A e B com imensas frentes a entrarem por ai a dentro.

Por isso antevejo tempo de batráquio :lol::lol::D:lmao: ou seja chuva, humidade por todo lado e nada de frio.

Aliás estou m bocado céptico face aos cenários aqui apontados de neve abundante no interior norte e centro a estender-se em sleet até à costa (???).
Haverá frio em altitude, mas nunca se instalará frio cá em baixo.

Desculpem lá o desabafo mas penso qeu se enquadra perfeitamente no tópico.

Agora é que eu não vejo mudança de padrão :lol:
Há sempre alguém a queixar-se :lol::lol::lol::lol::lol::lol:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na minha opinião, uma semana dessas (que eu gosto) não acontecerá este ano. (Frase dura, eu sei)

entradas frias de leste, mesmo moderadamente frias não são compativeis com a sinótica que observamos., ou seja, no inicio de janeiro estavamos com as peças encaixadas de uma maneira, neste momento elas reencaixaram. e ficamos aqui com um AA a sul dos açores, que em conjunto com as depressões a norte e as que "bailam" na europa dificultam os fluxos de leste.
O que vamos ter é imensa água originada pelo encontro de fluxos de ar bombeados pelos A e B com imensas frentes a entrarem por ai a dentro.

Por isso antevejo tempo de batráquio :lol::lol::D:lmao: ou seja chuva, humidade por todo lado e nada de frio.

Impossível de saber, o ano passado estávamos com uma sinóptica ainda menos favorável que a actual e quinze dias volvidos tivemos uma siberiana.

mtJrGff.png


Apesar de tudo, passando os olhos à generalidade das previsões sazonais, parece-me que não está muito favorável a esse padrão, e mais ao tempo de batráquio que referes.

Aliás estou m bocado céptico face aos cenários aqui apontados de neve abundante no interior norte e centro a estender-se em sleet até à costa (???).
Haverá frio em altitude, mas nunca se instalará frio cá em baixo.

Em lado nenhum se aponta a sleet na costa, não creio que haja grande possibilidade de isso acontecer, a não ser no Minho, e com baixa probabilidade. No passado, mais concretamente há exactamente 4 anos atrás, houve relatos de sleet na Grande Lisboa com uma sinóptica semelhante à prevista para a próxima 3ª feira, mas nessa altura havia uns 5ºC a menos a 500 hpa. Claro, que basta um pequeno desvio na trajectória da depressão para tudo isto mudar, para melhor ou para pior.

Quanto ao frio instalado, haverá bastante, já amanhã prevê-se a instalação da iso 0 até ao Algarve e a -2 até ao Tejo. Isso não será problema.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

carta da previsão de acumulação de neve:

neveacumulacao.gif



De facto os próximos dias prometem, haverá bastante frio em altura, assim como precipitação, não acredito que neve no Litoral , nem sleet sequer, zonas mais interiores do Norte/Centro , acima dos 600/800 m, podem ver um bom nevão ( provavelmente o maior do ano em zonas como o Gerês, Bragança, Marão, Estrela etc... )

Aqui mais no Litoral talvez uns bons aguaceiros com granizo no pós frontal.:cold:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Parece que o AA a sudoeste de Portugal e no triângulo, Açores/Madeira/Sul de Portugal está para manter.

O que vale é os encontros entre as massar de ar quente e muito frio, para ainda deixar alguma precipitação por aqui.
Mas por aqui este mês ainda não deixou mais do que uns 15 mm !

PS: A estação de Faro/Aeroporto deve ter avariado de forma vitalicia, será que também teve uma reforma vitalicia acima dos 12800 euros ?
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia

Duas ideias fundamentais para os cépticos que continuam a achar que pouco ou nada se vai passar entre amanhã e quarta.. O IPMA faz referência a possiblidade de queda de neve entre os 400/600 metros. O GFS reforça essa possiblidade e desce essa cota aos 300 metros em alguns periodos de tempo.
A frente que vai trazer essa precipitação continua bem á mostra nos modelos e não vem das Asturias nem vai trazer 1 ou 2 mm...como isto de prever tempo é uma possiblildades até chegar o dia e hora cada um opina o que quer mediante os modelos, péssimismo/optimismo e personalidade de cada um. Como assim é eu acho que entre amanhã e terça teremos chuva que será de neve acima dos 500/600 metros e que pontualmente pode descer aos 300/400 metros. A cota no interior será mais baixa que no litoral.
Não acredito que caia algo aqui em Braga (200 metros) nem sleet nem pequenos farrpos muito menos junto ao mar, mas lá está isto já é meu péssimismo a falar, mas como a metereologia é uma caixa de surpresas e já me calou tantas vezes quem sabe...como já foi dito aqui basta um pouco mais para a direita ou para esquerda mais para norte ou sul e tudo se altera... Esta situação de neve a cotas mais baixas é mais possivel a 22 terça.
Não me posso esquecer que isto de chuva infelizmente e será mais no norte do que no sul, mas isso sempre foi assim raras excepções. :)
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Bom dia

Duas ideias fundamentais para os cépticos que continuam a achar que pouco ou nada se vai passar entre amanhã e quarta.. O IPMA faz referência a possiblidade de queda de neve entre os 400/600 metros. O GFS reforça essa possiblidade e desce essa cota aos 300 metros em alguns periodos de tempo.
A frente que vai trazer essa precipitação continua bem á mostra nos modelos e não vem das Asturias nem vai trazer 1 ou 2 mm...como isto de prever tempo é uma possiblildades até chegar o dia e hora cada um opina o que quer mediante os modelos, péssimismo/optimismo e personalidade de cada um. Como assim é eu acho que entre amanhã e terça teremos chuva que será de neve acima dos 500/600 metros e que pontualmente pode descer aos 300/400 metros. A cota no interior será mais baixa que no litoral.
Não acredito que caia algo aqui em Braga (200 metros) nem sleet nem pequenos farrpos muito menos junto ao mar, mas lá está isto já é meu péssimismo a falar, mas como a metereologia é uma caixa de surpresas e já me calou tantas vezes quem sabe...como já foi dito aqui basta um pouco mais para a direita ou para esquerda mais para norte ou sul e tudo se altera... Esta situação de neve a cotas mais baixas é mais possivel a 22 terça.
Não me posso esquecer que isto de chuva infelizmente e será mais no norte do que no sul, mas isso sempre foi assim raras excepções. :)

Achas possível que aqui na minha zona ( Lousada ) a uma cota de 350 metros seja possivel ver neve ?
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
estou a deprimir... a uns q dizem q aqui e litural mas eu axo q ja e interior, tenho a serra do marao a frente e nao vou ter neve a porta de casa????? e triste... moro no vale do tamega aos 300 e picos metros e mesmo morrer na praia :(
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Bom dia

Duas ideias fundamentais para os cépticos que continuam a achar que pouco ou nada se vai passar entre amanhã e quarta.. O IPMA faz referência a possiblidade de queda de neve entre os 400/600 metros. O GFS reforça essa possiblidade e desce essa cota aos 300 metros em alguns periodos de tempo.
A frente que vai trazer essa precipitação continua bem á mostra nos modelos e não vem das Asturias nem vai trazer 1 ou 2 mm...como isto de prever tempo é uma possiblildades até chegar o dia e hora cada um opina o que quer mediante os modelos, péssimismo/optimismo e personalidade de cada um. Como assim é eu acho que entre amanhã e terça teremos chuva que será de neve acima dos 500/600 metros e que pontualmente pode descer aos 300/400 metros. A cota no interior será mais baixa que no litoral.
Não acredito que caia algo aqui em Braga (200 metros) nem sleet nem pequenos farrpos muito menos junto ao mar, mas lá está isto já é meu péssimismo a falar, mas como a metereologia é uma caixa de surpresas e já me calou tantas vezes quem sabe...como já foi dito aqui basta um pouco mais para a direita ou para esquerda mais para norte ou sul e tudo se altera... Esta situação de neve a cotas mais baixas é mais possivel a 22 terça.
Não me posso esquecer que isto de chuva infelizmente e será mais no norte do que no sul, mas isso sempre foi assim raras excepções. :)

È tudo verdade , concordo plenamente, já em 2006 tambem tinhamos uma cota de 400 ou 500 metros depois caiu neve á minha porta a 25m e á cota 0 , o mais surpreendente foi ser ás 15 horas , altura em que as temperaturas são as maximas do dia . Enfim , a situacao que vem é diferente, mas há sempre o fator surpresa da meteorologia que tanto nos fascina .:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
È tudo verdade , concordo plenamente, já em 2006 tambem tinhamos uma cota de 400 ou 500 metros depois caiu neve á minha porta a 25m e á cota 0 , o mais surpreendente foi ser ás 15 horas , altura em que as temperaturas são as maximas do dia . Enfim , a situacao que vem é diferente, mas há sempre o fator surpresa da meteorologia que tanto nos fascina .:thumbsup:

A situação prevista não tem nada a ver com o dia 29/01/2006. Já há bocado deixei um link para um eventos semelhante, embora o da próxima 3ª feira seja ligeiramente menos favorável. Claro que surpresas há sempre, mas era necessária uma daquelas reviravoltas inacreditáveis para nevar à cota 0 no litoral.

Quanto aos que estão para "cá do Marão" à cota 350, é certo que aquando da passagem da frente não verão neve à porta de casa, no pós-frontal, com alguma instabilidade associada podem ter alguma hipótese, embora o mais provável é que acabem por "morrer na praia".
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Achas possível que aqui na minha zona ( Lousada ) a uma cota de 350 metros seja possivel ver neve ?

Eu acho dificil mas não sei, até lá muita coisa pode mudar...isto da altitude não é algo linear. Se calhar ha gente aqui melhor preparada para responder a isso.
As vezes tem mais a ver com o local estar mais no interior ou litoral..por exmplo não me admira que não neve aqui no Sameiro que está 30 km do mar e que tem mais de 400 metros e se calhar na vila de Viera do Minho que está a 60 km do mar mas a baixo dos 400 metros já possa nevar. Se calhar amanhã já teremos mais dados ou então simplesmente esperar...pode ser um uma desilusão para alguns e nevar apenas nos locais habituais ou então haver uma surpresa...:lol:
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
o ipma continua a insistir em cotas 400/600 metros para as regiões do interior norte e centro....por isso ate na cidade de viseu será difícil ver neve na terça feira:confused:
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Aliás estou m bocado céptico face aos cenários aqui apontados de neve abundante no interior norte e centro a estender-se em sleet até à costa (???).
Haverá frio em altitude, mas nunca se instalará frio cá em baixo.

Desculpem lá o desabafo mas penso qeu se enquadra perfeitamente no tópico.

Agora é que eu não vejo mudança de padrão :lol:
Há sempre alguém a queixar-se :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Quando me referi a sleet não afirmei nada com certezas, até disse que era só um palpite. ;)