Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Seguindo as pisadas de alguns modelos como o UKMO e o GME/DWD, o ECMWF presenteia-nos, a menos de 48 horas do evento, com uma saída excepcional.

- A 500 hpa, temos a iso -35 a chegar ao Porto, com a -36 a tocar no extremo norte do país. Cerca de 2ºC inferior ao modelado pelo GFS:

10IpCL9.png


- A 850 hpa, a iso -4 chega quase à Serra da Estrela, com a -5 no extremo norte do país:

Fwa1Ypi.png


- Pontos de condensação abaixo de 0ºC nos distritos do nordeste e até nalguns pontos do Minho. Este factor é importante porque um ambiente menos húmido mantém o floco no estado sólido com maior facilidade:

eXwSxcd.png


- Humidade relativa abaixo dos 90% nalguns locais, mesmo aos 925 hpa, também ajuda a manter o floco no estado sólido:

3xer2pb.png


- Precipitação espalhada por quase todo o país, em regime de aguaceiros. Será a lotaria, alguns terão sorte outros não, mas a instabilidade ajudará a baixar mais as cotas:

NcH9LHJ.png


Posto isto, caso seja o ECMWF a modelar bem este evento (se for o GFS não será bem assim), poderemos ter durante o pós frontal (das 6 às 18 de 3ªfeira), neve a qualquer cota nos distritos de Bragança e Vila Real, neve a cotas muito baixas na Beira Interior (muito possivelmente neva em Viseu), e mesmo no Minho e Douro Litoral a cota pode pontualmente descer a valores muito baixos, provavelmente a rondar os 200 m.
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Minho e Douro Litoral a cota pode pontualmente descer a valores muito baixos, provavelmente a rondar os 200 m.[/QUOTE]

Até tive um suspiro ;)
Seria fantástico que nevasse na minha Terra , A altitude ronda os 300 metros , estou com bastante esperança :rolleyes:
 
M

Membro excluído 274

Seguindo as pisadas de alguns modelos como o UKMO e o GME/DWD, o ECMWF presenteia-nos, a menos de 48 horas do evento, com uma saída excepcional.

- A 500 hpa, temos a iso -35 a chegar ao Porto, com a -36 a tocar no extremo norte do país. Cerca de 2ºC inferior ao modelado pelo GFS:

- A 850 hpa, a iso -4 chega quase à Serra da Estrela, com a -5 no extremo norte do país:

- Pontos de condensação abaixo de 0ºC nos distritos do nordeste e até nalguns pontos do Minho. Este factor é importante porque um ambiente menos húmido mantém o floco no estado sólido com maior facilidade:

- Humidade relativa abaixo dos 90% nalguns locais, mesmo aos 925 hpa, também ajuda a manter o floco no estado sólido:

- Precipitação espalhada por quase todo o país, em regime de aguaceiros. Será a lotaria, alguns terão sorte outros não, mas a instabilidade ajudará a baixar mais as cotas:

Posto isto, caso seja o ECMWF a modelar bem este evento (se for o GFS não será bem assim), poderemos ter durante o pós frontal (das 6 às 18 de 3ªfeira), neve a qualquer cota nos distritos de Bragança e Vila Real, neve a cotas muito baixas na Beira Interior (muito possivelmente neva em Viseu), e mesmo no Minho e Douro Litoral a cota pode pontualmente descer a valores muito baixos, provavelmente a rondar os 200 m.

Excelente análise! Tenho os meus amigos de Chaves cidade à perna para saberem se neva ou não... pois a cidade só está a 360m! Fiquei confiante e animado a confirmar o cenário! Será precipitado? :rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Excelente análise! Tenho os meus amigos de Chaves cidade à perna para saberem se neva ou não... pois a cidade só está a 360m! Fiquei confiante e animado a confirmar o cenário! Será precipitado? :rolleyes:

O GFS nesta última saída meteu um pouco mais de frio, ainda não tanto como o ECMWF, mas já dá para uma cota entre os 300 e os 400 m. Não é ser precipitado ou não, neste momento os modelos prevêem cotas bastante baixas, e estamos a menos de 48 horas do acontecimento.
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
O GFS nesta última saída meteu um pouco mais de frio, ainda não tanto como o ECMWF, mas já dá para uma cota entre os 300 e os 400 m. Não é ser precipitado ou não, neste momento os modelos prevêem cotas bastante baixas, e estamos a menos de 48 horas do acontecimento.

Ou seja Neste momento se o evento for como as Ultimas saídas do GFS preveêm, podemos ter uma reedição do que aconteceu em 2009 ?
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Seguindo as pisadas de alguns modelos como o UKMO e o GME/DWD, o ECMWF presenteia-nos, a menos de 48 horas do evento, com uma saída excepcional.

- A 500 hpa, temos a iso -35 a chegar ao Porto, com a -36 a tocar no extremo norte do país. Cerca de 2ºC inferior ao modelado pelo GFS:

- A 850 hpa, a iso -4 chega quase à Serra da Estrela, com a -5 no extremo norte do país:

- Pontos de condensação abaixo de 0ºC nos distritos do nordeste e até nalguns pontos do Minho. Este factor é importante porque um ambiente menos húmido mantém o floco no estado sólido com maior facilidade:

- Humidade relativa abaixo dos 90% nalguns locais, mesmo aos 925 hpa, também ajuda a manter o floco no estado sólido:

- Precipitação espalhada por quase todo o país, em regime de aguaceiros. Será a lotaria, alguns terão sorte outros não, mas a instabilidade ajudará a baixar mais as cotas:

Posto isto, caso seja o ECMWF a modelar bem este evento (se for o GFS não será bem assim), poderemos ter durante o pós frontal (das 6 às 18 de 3ªfeira), neve a qualquer cota nos distritos de Bragança e Vila Real, neve a cotas muito baixas na Beira Interior (muito possivelmente neva em Viseu), e mesmo no Minho e Douro Litoral a cota pode pontualmente descer a valores muito baixos, provavelmente a rondar os 200 m.

Espero que estas condições se mantenham, ou se possivel melhorem :rolleyes: !

Então segundo estas atualizações seria possivel nevar a uma cota de 375m, certo?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Vivo a uma altitude de 1050m (Bouça dos Homens) - Serra da Peneda. Posso dizer-te que no Sábado nevou com acomulação de cerca de 5cm, hoje durante a madrugada/manha voltou a nevar mas apartir das 12horas começou a chover, cenário que se mantém embora agora já é água neve. A neve derreteu em cotas abaixo dos 1200m, apartir dai vesse alguma neve.

Boa noite Caro Lince,

Fico muito contente de ler novamente os teus posts, vives numa zona fantástica para boas acumulações do elemento branco tão desejado por mim e por alguns membros deste fórum.

Espero que amanhã (2ªFeira) ou na 3ªFeira possamos ver lindas fotos da tua zona. Depois de fortes nevões, Bouça dos Homens aparece nessas imagens como algumas localidades da Suíça, acumulações de neve impressionantes mesmo!!!!!

Um abraço.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Excelente análise! Tenho os meus amigos de Chaves cidade à perna para saberem se neva ou não... pois a cidade só está a 360m! Fiquei confiante e animado a confirmar o cenário! Será precipitado? :rolleyes:

Boa noite Caro Flaviense21,

Já estou mesmo a imaginar a Padrela e Leiranco Branquinha, pessoal da cidade de Chaves poderá sempre subir a esses 2 serras, tu já não precisas de subir tanto. :p

Acredito num bom nevão na zona de Travancas da Raia ;)

Cmps
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
humm... ai ai... isto esta a aquecer ou melhor a arrefecer



isto vai dar direito a alerta laranja? estou admirado nao ter saido num aviso disto na tv... Nao sera que vai apanhar mta gente desprevenida?