Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Sobre Braga segundo o GFS das 12Z, pelas 9Z de amanhã estará a ISO -4 aos 850hPA e a ISO -35 (!) aos 500hPa.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
O GFS parece que aumentou um pouco o ar frio aos 500hPa aqui sobre a Cova da Beira, a iso -34 já nos apanha o que é optimo, agora a minha duvida é se o vento que parece que vai soprar por vezes moderado se não poderá injetar ar marítimo a superfície e danificar as condições para que a neve chegue em condições aos 400/500 m :huh:





 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O GFS parece que aumentou um pouco o ar frio aos 500hPa aqui sobre a Cova da Beira, a iso -34 já nos apanha o que é optimo, agora a minha duvida é se o vento que parece que vai soprar por vezes moderado se não poderá injetar ar maritimo e danificar as condições para que a neve chegue em condições aos 400/500 m :huh:

É sempre uma preocupação mas neste caso com tanto ar frio em altitude duvido que seja o maior dos problemas.

Uma nota relativamente a cotas. É normal este entusiasmo todo num evento que promete. Mas as dúvidas relativas a "e na minha terra a X metros será que vai nevar?" que se vão vendo pelo tópico, não obstante a compreensão pelo entusiasmo, podem começar a tornar-se algo enfadonhas, sobretudo por ser uma questão que não tem resposta. Tenham em conta que uma cota de neve não é uma verdade absoluta. Se tal acontecesse ás 9UTC por exemplo nevaria a 300m na localização Y mas a 301m já não nevaria. E ás 12 UTC já nevaria a 350m mas a 351m não... Como compreenderão as coisas não são assim. Tomem as cotas de neve como factor indicativo e tenham sobretudo em conta que com tanta instabilidade isto poderá ser uma lotaria. Provavelmente será um dia de surpresas e desilusões. Amanhã o nowcasting será sem dúvida o melhor aliado.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
É sempre uma preocupação mas neste caso com tanto ar frio em altitude duvido que seja o maior dos problemas.

Uma nota relativamente a cotas. É normal este entusiasmo todo num evento que promete. Mas as dúvidas relativas a "e na minha terra a X metros será que vai nevar?" que se vão vendo pelo tópico, não obstante a compreensão pelo entusiasmo, podem começar a tornar-se algo enfadonhas, sobretudo por ser uma questão que não tem resposta. Tenham em conta que uma cota de neve não é uma verdade absoluta. Se tal acontecesse ás 9UTC por exemplo nevaria a 300m na localização Y mas a 301m já não nevaria. E ás 12 UTC já nevaria a 350m mas a 351m não... Como compreenderão as coisas não são assim. Tomem as cotas de neve como factor indicativo e tenham sobretudo em conta que com tanta instabilidade isto poderá ser uma lotaria. Provavelmente será um dia de surpresas e desilusões. Amanhã o nowcasting será sem dúvida o melhor aliado.


certissimo, eu por exemplo estou no concelho de arganil, cota 300 m, obviamente que amanhã se quiser ver neve a sério pego no carro de manhã e vou até à cota 700 metros e aí já vejo neve com fartura.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Nem mais vitamos, cada um tem que ver o historial da sua Zona com os diferentes tipos de entradas e condições e perceber o tipo de potencial que podem ter para ver neve.

Eu aqui com este tipo de entrada conto sempre com o efeito foenh, ja tive uma bela experiência se não me engano a 2 3 anos em que na Covilhã nevava aos 800m e no outro lado do vale, mais a sul, na cidade do Fundão aos 500m, ambas nas encostas de serras mas muito diferentes.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
3f / 01h ás 17h

Portugal continental será afectado por uma pluma de ar (polar) maritimo nos niveis baixos e médios, que interagirá com uma massa de ar artico nos niveis altos, e com um campo de forçamento dinamico.

Os parametros termodinamicos apontam para bastante instabilidade, com CAPE localmente entre os 500/800j/Kg, TT>60, LI -2 e shear moderado unidireccional... a presença de forçamento é mais que suficiente para gerar convecção pontualmente forte.

Há tambem uma dry layer entre os 600-700hpa e os 500hpa, que em conjunto com a presença de ar muito frio em altura pode contribuir para algum evento isolado de granizo/saraiva forte.

Devido ao forte gradiente térmico nos niveis baixos e á presença de algum shear é possivel que algumas células adquiram alguma organização/longevidade e se tornem capazes de gerar ventos fortes, granizo e chuva forte e mesmo algum evento isolado de tromba de agua/tornado não mesociclónico.

Gubon3X.jpg


Amarelo- Possibilidade de trovoada
Laranja- Possibilidade de trovoada localmente forte, acomapnhada por ventos fortes ( >70km.h), granizo ( até 10-15cm de acumulação), precipitação forte ( 15-20mm/h) e evento isolado de tromba.


NEVE

As células mais intensas poderão levar a abaixamentos locais de cota até aos 300-500m.
Em especial nas serranias do eixo Montejunto-Freita-Geres e na Estrela poderão haver acumulações até 20cm acima dos 1000m.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
De tudo o que se lê aqui parece que o período mais favorável para a queda de neve em Portugal é a próxima madrugada e a manhã de terça. No entanto, pelo Freemeteo, o momento mais propício é claramente a noite de terça para quarta e manhã de quarta. No Freemeteo, em Braga, a temperatura mais baixa será claramente na noite de amanhã e não na noite de hoje.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa tarde,

Estive de passagem em Cerveira e pela Serra de Arga. A mínima nunca baixou dos 6º C. Tenho a sensação de que não teremos neve a cotas baixas.

Se te fundamentasses em modelos..agora em sensações!!! Se não teremos a cotas baixas diz me que sensação tens sobre a cota?
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
esta ultima saída do GFS melhorou bastante o frio em altitude, consequentemente descida das cotas :cold:
parece me haver ipoteses de um nevão em viseu :D
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
esta ultima saída do GFS melhorou bastante o frio em altitude, consequentemente descida das cotas :cold:
parece me haver ipoteses de um nevão em viseu :D

A cada saída melhora , em vez de enfraquecer o frio e aumentar a cota , desta vez a cota cada vez desce mais :D
A cota de neve segundo o GFS já esta nos 200m Quase em todo o distrito do Porto:surprise:
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
3f / 01h ás 17h

Portugal continental será afectado por uma pluma de ar (polar) maritimo nos niveis baixos e médios, que interagirá com uma massa de ar artico nos niveis altos, e com um campo de forçamento dinamico.

Os parametros termodinamicos apontam para bastante instabilidade, com CAPE localmente entre os 500/800j/Kg, TT>60, LI -2 e shear moderado unidireccional... a presença de forçamento é mais que suficiente para gerar convecção pontualmente forte.

Há tambem uma dry layer entre os 600-700hpa e os 500hpa, que em conjunto com a presença de ar muito frio em altura pode contribuir para algum evento isolado de granizo/saraiva forte.

Devido ao forte gradiente térmico nos niveis baixos e á presença de algum shear é possivel que algumas células adquiram alguma organização/longevidade e se tornem capazes de gerar ventos fortes, granizo e chuva forte e mesmo algum evento isolado de tromba de agua/tornado não mesociclónico.

Gubon3X.jpg


Amarelo- Possibilidade de trovoada
Laranja- Possibilidade de trovoada localmente forte, acomapnhada por ventos fortes ( >70km.h), granizo ( até 10-15cm de acumulação), precipitação forte ( 15-20mm/h) e evento isolado de tromba.


NEVE

As células mais intensas poderão levar a abaixamentos locais de cota até aos 300-500m.
Em especial nas serranias do eixo Montejunto-Freita-Geres e na Estrela poderão haver acumulações até 20cm acima dos 1000m.

Stormy se poderes, qual a tua opinião de cotas de neve a sul da Estrela e porque? :) e uma pequena referencia Cova da beira, gostava muito da de uma opinião