Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Em suma! Algumas terras foram brindadas com o elmento branco, outras não... Penso que a neve era prevista em locais habituais, fora disso do mesmo milagres! Aldeias, ou localidades viradas para o mar, nem a cheira-ras, as localidades masi para o interior tiveram boas acumulações de neve! Eu falo isso pela a localidade onde é normal isso acontecer, Fornelos, a neve ameaça, mas custa a pegar, ja em Vilar de Arca, cerca de 100 metros a cima e entre montannhas, já nao virada ao mar, acumulações grandes e diferencas de temperatura, enter 2ºc. Como pode? Se fosse entarda de sudoeste, toda a gente neste momento se regalava, ate eu aqui no porto, como a uns anos, Natureza só ela explica isto! Vejo que para o futuro este tipo de fenomenos serão ais dificeis de aparecer, penso eu. Saudações
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Para o final do mês, isto promete o ECM coloca a iso 16ºC às portas do Algarve, o GFS coloca a iso 12ºC às portas do Algarve e promete um início do mês com bastante sol, com o AA bastante potente.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Para o final do mês, isto promete o ECM coloca a iso 16ºC às portas do Algarve, o GFS coloca a iso 12ºC às portas do Algarve e promete um início do mês com bastante sol, com o AA bastante potente.

Também tive a dar uma olhadela aos principais modelos e parece que não há volta a dar...Vamos ter as altas pressões a subir em força a partir da semana que vem e ao que parece com temperaturas bem agradáveis. Está visto que estamos sempre na corda bamba, após um bom evento levamos logo com o troco. O pior é que não vejo destruição possível(parece ser para durar) da alta pressão que se vai formar. Resta-nos esperar que até lá muito se altere. Para já parece que teremos a continuação do Inverno até ao fim desta semana, pelo menos com alguma chuva um pouco por todo o país.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Também já tinha reparado, mas ainda falta muito tempo.

Antevê-se uma mudança de padrão. Há uns dias que esta tendência começa a espreitar... mas acho estranho aquilo (AA) ali.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Também tive a dar uma olhadela aos principais modelos e parece que não há volta a dar...Vamos ter as altas pressões a subir em força a partir da semana que vem e ao que parece com temperaturas bem agradáveis. Está visto que estamos sempre na corda bamba, após um bom evento levamos logo com o troco. O pior é que não vejo destruição possível(parece ser para durar) da alta pressão que se vai formar. Resta-nos esperar que até lá muito se altere. Para já parece que teremos a continuação do Inverno até ao fim desta semana, pelo menos com alguma chuva um pouco por todo o país.

Por mim faço votos de que venham aí 15 dias ou 3 semanas de tempo frio mas seco e, especialmente, com muito sol. Uma pausa na chuva sabe bem. O sol faz bem a tudo inclusive ao estado de espírito das pessoas:)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Ate ao fim do mês ainda vai haver uns belos inventos de chuva e neve nas terras altas, depois se verá, e o deslocamento do AA para latitudes mais a norte, faz-me pensar em bloqueios no Atlântico com a união do nosso AA com o da Gronelândia e Escandinavo para ver se traz por ai um frio da Sibéria e quando se quebrar essa união trazer uma frente de Sudoeste ja tenho saudades :D ja estou sonhar muito
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Ate ao fim do mês ainda vai haver uns belos inventos de chuva e neve nas terras altas, depois se verá, e o deslocamento do AA para latitudes mais a norte, faz-me pensar em bloqueios no Atlântico com a união do nosso AA com o da Gronelândia e Escandinavo para ver se traz por ai um frio da Sibéria e quando se quebrar essa união trazer uma frente de Sudoeste ja tenho saudades :D ja estou sonhar muito

Se me permites. Não acredito que venhamos a ter sequer uma semana inteira de anticiclone. Por acaso, tenho também essa possibilidade de bloqueio atlântico (Açores-Gronelândia) a ter em consideração, lá para a o final da 1ª semana de Fevereiro.
Todavia, é bom realçar que até Domingo teremos sucessivas frentes atlânticas a penetrarem no território continental, sobretudo a de Domingo tem bastante potencial. Depois começa a incógnita, sendo que a possibilidade de Anticiclone parece-me quase garantida pelo menos para 4/5 dias... depois? Não sei... e acho que por agora alguém consiga tomar algo como certo.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Se me permites. Não acredito que venhamos a ter sequer uma semana inteira de anticiclone. Por acaso, tenho também essa possibilidade de bloqueio atlântico (Açores-Gronelândia) a ter em consideração, lá para a o final da 1ª semana de Fevereiro.
Todavia, é bom realçar que até Domingo teremos sucessivas frentes atlânticas a penetrarem no território continental, sobretudo a de Domingo tem bastante potencial. Depois começa a incógnita, sendo que a possibilidade de Anticiclone parece-me quase garantida pelo menos para 4/5 dias... depois? Não sei... e acho que por agora alguém consiga tomar algo como certo.

Ora nem mais João, é pena é as cotas de neve subirem tanto, os próximos dias de chuva vão danificar a neve na Serra da Estrela mas como agora tem uma boa camada não deve desaparecer tão rápido, sábado queria fazer algo por la
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Será que aqui em Bragança ainda podemos ter neve hoje quando chegar a precipitcão? Obviamente depois passaria a chuva com o varrimento do frio em altiude, o IPMA refer cota 600m subindo para 1200/1400m.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Por mim faço votos de que venham aí 15 dias ou 3 semanas de tempo frio mas seco e, especialmente, com muito sol. Uma pausa na chuva sabe bem. O sol faz bem a tudo inclusive ao estado de espírito das pessoas:)

Bom dia :). Concordo plenamente. Apesar dos últimos tempos terem sido bastante interessantes em termos meteorológicos, julgo que estará na altura de sermos brindados por um bom par de dias (para não dizer semanas :)) com sol e tempo seco. Como diz o Jota 21, faz bem à alma também :).

O ECMWF (run operacional e ensemble) parece querer indicar isso a partir do meio da próxima semana, e com temperaturas bastante agradáveis associadas (as máximas). Geopotenciais elevados. Já o GFS ainda tem algumas dúvidas...

A ver vamos... Mas parece-me que claramente a tendência será para uma estabilização do estado do tempo a partir do início da próxima semana.