Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 30 Dez 2013 às 18:47.

1. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Fonix mas que diferença abismal entre modelos no dia de hoje, isto devido a factores como uma eventual bloqueio no NE da Europa cuja envergadura poderá dar um rumo diferente á história, em que tanto podemos ter as depressões a irem direito ao Mediterrâneo (como quase mostra o GFS) ou então a virem quase directo para aqui ( modelo ECM ).

Para já certo é que para além do dia de Domingo em que pode cair algo de jeito a Norte e Centro avizinham-se tempos calmos pelo menos até Quarta, depois disso os modelos estão muito incertos.

É uma bela altura para o ECM mostrar ser o melhor modelo ....
    O que mostra o GFS em especial esta run das 06h não me interessa para nada ...

2. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar
    Bom dia caros foristas. :)

Assim á primeira vistas e olhando para os modelos, a partir de Domingo mais do mesmo durante a próxima semana...molhadinho molhadinho! Pelo menos aqui para a zona Norte. Ainda não estamos a meio de Janeiro e as médias de Janeiro por aqui já estão praticamente atingidas! Basta haver um pouco mais de chuva e os terrenos ficam logo saturados e os leitos dos rios e ribeiros começam logo a transbordar.
    Oh São Pedro podes fazer um desvio mais para Sul que eu não me importo e a malta lá de baixo agradece. :D

Continuação de um bom dia. :thumbsup:

CptRena, Névoa, david 6 e 1 outra pessoa gostaram disto.
  3. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    não sei se é o melhor sitio, mas o que é que aquelas frentes geladas nos EUA, pode de que maneira afectar na gente, pode alterar alguma coisa?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    O contraste entre o continente americano e a corrente do oceano atlântico podem lançar no oceano depressões bastante cavadas. Em função disso o anticiclone será muito provavelmente atirado para cima de nós dividindo a atmosfera no atlântico em 2 zonas, uma calma e outra tempestuosa.

Se o inverno aliviar um pouco naquelas paragens a divisão do atlantico em 2 zonas deixará de ser tão marcada e com isso teremos acesso ou a sistemas frontais com bastante precipitação de oeste ou um tempo continental mais seco e frio vindo do interior da europa.

5. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Isto pode ser perturbado na estratosfera com os aquecimentos súbitos durante o inverno e que se podem propagar na alta troposfera. Nesse caso as massas de ar podem ficar fora do lugar normal.

6. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Quem me dera que o ECM ganhasse desta vez. Parece que já o estou a ver nos próximos dias a ir atrás do GFS... Vamos ver!
    O mais importante, espero eu, é termos mais alguma chuva na próxima semana aqui para estes lados sendo que a tendência é para que seja mais abundante no Norte e Centro.

7. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    Mais um inverno fraquinho em termos de frio e de neve a juntar aos outros...

pró ano há mais..

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Hoje é dia... 10 de janeiro! Por favor..............

CptRena, ampa62, Thomar e 1 outra pessoa gostaram disto.
  9. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Como e possivel afirmar isso quando ainda estamos no inicio de janeiro ?!

Ainda estamos muito a tempo de mais para a frente ainda este ano podermos vir a ter um bom evento de frio .

10. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    é apenas a minha opinião!

depois de um verão terrível esperava já ter um registo digno de estar na secção de fotogafias/eventos coisa que tem sido rara.

11. Scan_Ferr

Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Ago 2010
    Local:
    Maceda (Ovar)
    O inverno começou há 20 dias e já estão a dizer mal? E verão terrível como assim?

12. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Meus caros, pelo teor dos últimos posts, é óbvio que está prestes a começar uma discussão de muitos posts e várias páginas sobre Gostos & Desgostos dos tipos de tempo, das estações e do Clima de Portugal.
    Por isso peço já quase à partida que não a comecem, a bem do tópico, senão para variar em vez de análise de modelos teremos páginas de pouco interesse para os utilizadores/visitantes.
    E que se volte ao que interessa.

Ok...?
    :) :thumbsup:

cactus, CptRena, FJC e 8 outras pessoas gostaram disto.
  13. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Parece-me que o sistema frontal de domingo deve abrir uma semana mais fria. Sobre o tema neve não deverá haver surpresas nos locais mais ou menos esperados: trás-os-montes, guarda e os pontos mais altos das serras do interior norte e centro. Deve andar nos 800-1000 metros.

14. Umberto

Umberto
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Aguas Santas (175m)
    O que vos parece o que o ECM tem vindo a modelar há alguns dias no fds de 18 e 19 Jan. Seria um belo evento. Sei que ainda falta muito, mas o Europeu tem sido mais fiável no m/prazo.

15. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Parece interessante mas olhando à direcção dos ventos que seriam na maior parte do tempo de sudoeste, portanto não tão frios, a quantidade de frio não seria aquela que estás a desejar. Mas a precipitação seria abundante. :)

Partilhar esta Página