Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

amigo Meteofan se assim for tens em fafe Lagoa, Lameira,Luilhas.Aboim etc etc e claro este

Altitude: 894 metros
Proeminência Topográfica: 318 metros
41º32'30''N 08º07'00''W

Morgair é o cume mais elevado das serras de Fafe Basto, assim chamadas por se situarem entre os concelhos de Fafe e os de Cabeceiras e Celorico de Basto.
A maior parte desta montanha faz parte da bacia do rio Ave embora a zona sudeste da montanha faça já parte da bacia do Tâmega. Nesta montanha nasce o rio Vizela, afluente do Ave.
O alto de Morgair é uma montanha situada no norte do concelho de Fafe entre as freguesias de Aboím, Gontim, Monte e Felgueiras e ainda a parte sul das freguesias de Guilhofrei e Rossas do concelho de Vieira do Minho. O pico da montanha fica na freguesia de Gontim e constituí o ponto mais alto do concelho de Fafe.
Duas construções megaliticas no monte do fojo comprovam que a montanha teve uma importante ocupação pré-histórica.
Lendas locais contam que nas aldeias à volta d

Eu penso que essa montanha faz parte de um conjunto maior que e a serra da lameira , que abrange os concelhos de Fafe , Cabeceiras e Celorico Basto e parte de Vieira Minho e Felgueiras , atingindo de altitude maxima perto dos 1000 m no concelho de Celorico de Basto .

Conheço muito bem esse local, costumo ir lá ver a neve. Possivelemente vou lá no sábado, espero não ficar desapontado...

amigo Meteofan se assim for tens em fafe Lagoa, Lameira,Luilhas.Aboim etc etc e claro este

Altitude: 894 metros
Proeminência Topográfica: 318 metros
41º32'30''N 08º07'00''W

Morgair é o cume mais elevado das serras de Fafe Basto, assim chamadas por se situarem entre os concelhos de Fafe e os de Cabeceiras e Celorico de Basto.
A maior parte desta montanha faz parte da bacia do rio Ave embora a zona sudeste da montanha faça já parte da bacia do Tâmega. Nesta montanha nasce o rio Vizela, afluente do Ave.
O alto de Morgair é uma montanha situada no norte do concelho de Fafe entre as freguesias de Aboím, Gontim, Monte e Felgueiras e ainda a parte sul das freguesias de Guilhofrei e Rossas do concelho de Vieira do Minho. O pico da montanha fica na freguesia de Gontim e constituí o ponto mais alto do concelho de Fafe.
Duas construções megaliticas no monte do fojo comprovam que a montanha teve uma importante ocupação pré-histórica.
Lendas locais contam que nas aldeias à volta d

Eu penso que essa montanha faz parte de um conjunto maior que e a serra da lameira , que abrange os concelhos de Fafe , Cabeceiras e Celorico Basto e parte de Vieira Minho e Felgueiras , atingindo de altitude maxima perto dos 1000 m no concelho de Celorico de Basto .

alto de morgair nao fica na lameira mas sim lagoa amigo

Bom Ano!
Para já e se não houver grandes alterações parece-me que no sábado poderá nevar entre 700-800 metros depois disso a partir do dia 7/8 parece que existem algumas tendências para que entremos noutro tipo de padrão, terminando esta sequência de dias de circulação zonal.

Se for preciso para o Caramulo é outra vez um fiasco, será que é desta?

Já aqui para o buraco de Tondela ainda deve ser pior, vai fazer agora no dia 10 de Janeiro 4 anos que nevou por estes lados.

já agora como não tenho registos alguem me pode dizer se o evento da madrugada de sabado será pior que a madrugada/manhã da vespera de natal tenho uns barrações que nesse dia pouco faltou para ficarem sem telhado!:eek:

já agora como não tenho registos alguem me pode dizer se o evento da madrugada de sabado será pior que a madrugada/manhã da vespera de natal tenho uns barrações que nesse dia pouco faltou para ficarem sem telhado!:eek:

Eu penso que em cotas baixas o vento será mais forte do que no dia 24. Nas montanhas será identico ou um pouco menos.
O periodo de vento muito forte vai ser mais curto do que dia 24. Parece-me que requer cautelas principalmente com a queda de árvores pois os terrenos estão mais encharcados e seguram pior as raizes. Onde nevar o peso da neve ajuda a partir arvores ou estruturas.
https://www.facebook.com/MeteoVBaia

Bom dia!

O GFS começa a "cortar" na injeção de ar frio no período de maior precipitação o que se pode traduzir no aumento das cotas de neve, nada que já não tivéssemos habituados. Mesmo assim e olhando para o Europeu que está melhor apostaria cota de 700m no Centro com acumulação aos 900m e no Norte cota 600m com acumulação aos 700m. Vamos ver!

gfs-1-54_xwt0.png

screen capture windows