Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Na segunda feira vamos ter chuva, em geral fraca a moderada, excepto no Noroeste do país onde pode ser temporariamente mais forte. O vento vai soprar forte em especial nas terras altas, mas nada de mais, rajadas de 70\80 km\h. Não me parece que se possa dizer que o mau tempo está de regresso na segunda, vai estar um dia normal de Inverno.

Na segunda feira vamos ter chuva, em geral fraca a moderada, excepto no Noroeste do país onde pode ser temporariamente mais forte. O vento vai soprar forte em especial nas terras altas, mas nada de mais, rajadas de 70\80 km\h. Não me parece que se possa dizer que o mau tempo está de regresso na segunda, vai estar um dia normal de Inverno.

A nossa comunicação social gosta de pensar que somos um país onde o sol brilha o ano inteiro. Até usam slogans desses para enganar turistas.

E depois, vem um dia de chuva normal em Janeiro, e é "Mau tempo" digno de referência em noticiários.

A nossa comunicação social gosta de pensar que somos um país onde o sol brilha o ano inteiro. Até usam slogans desses para enganar turistas.

E depois, vem um dia de chuva normal em Janeiro, e é "Mau tempo" digno de referência em noticiários.

Pois já tinha reparado nisso, mal chove já é mau tempo...
obrigado pelo esclarecimento meteofan :)

Completamente de acordo em relacao a essa publicidade enganosa .

Eu , como habitante do nosso cantinho Noroeste , as vezes tenho a impressao que vivo noutro pais .

Boas! Alguém me poderá informar de como estará a situação meteorológica aqui para Coimbra na 2ª feira?
Obrigada

Cumps.

1- Boas! Alguém me poderá informar de como estará a situação meteorológica aqui para Coimbra na 2ª feira?
Obrigada

2 -Não sei se estarei errado e ainda falta algum tempo, mas pelo que estive a ver nos modelos não voltaremos a ter neve a cotas medias/baixas pelo menos até dia 20,certo?

1-Em Coimbra na segunda feira vai chover, principalmente a partir do meio\final da manhã, e vai estar algum vento com rajadas moderadas\fortes.

2- Ainda falta muito tempo. até dia 11\12 parece certo que não haverá nada de neve, mas a partir daí temos de esperar para ver, parece-me que os modelos tem modelado um padrao mais frio a partir de dia 12\13, vamos acompanhando.

• Gosto
Reactions: MaurícioMoreira
Previsão para 3ª feira, 7.janeiro.2014

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, que será persistente e, por vezes, forte na
região do Vale do Tejo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste, e sendo moderado a
forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

Fonte: IPMA

Sim de facto tive agora a ver os meteogramas gfs para a minha zona e prevê cerca de 70mm em cerca de 24h. e já há algumas runs que mantém essa previsão. A confirmar-se poderá ser algo problemático para a AM.Lisboa!

Boas tardes...

No que toca a fenómenos convectivos, amanhã será outro dia com alguma actividade.

Sinóptica

Em altura uma longwave associada a um vasto campo depressionário estagna a W de PT continental e aprofunda-se lentamente.
Um fluxo moderado a forte nos níveis médios estabelece-se entre esta e uma dorsal que sobe pela Peninsula/Med.

Á superfície um potente ciclone aproxima-se do RU/Irlanda e uma frente fria associada desce pelo Atlantico até PT continental, progride lentamente até á região de Lx/Set e torna-se estacionária.

Ar mais frio em altura, e ar anormalmente húmido empurrado á frente da frente fria nos níveis baixos e médios criam gradiente e geram-se algumas centenas de J/Kg de CAPE.

Forçamento dinâmico presente por mecanismos frontais, essencialmente, deverá em conjunto com a instabilidade fraca gerar alguma actividade convectiva.

Um fraco/moderado low level jet pré frontal, assim como uns 15-25m/s de 0-6km shear deverão conferir alguma organização convectiva, que neste ambiente muito húmido significa essencialmente um risco de precipitação excessiva.
Apesar de tudo não se pode excluir alguma rajada marginalmente severa ( 80-100km.h) ou uma tromba/gustnado.

Dado o CAPE fraco e o ambiente dinâmico marginal a confiança em algum episodio severo é limitada, LANÇO no entanto um nível amarelo para o litoral norte e centro onde poderá haver mais instabilidade, e foca-se essencialmente no risco de precip pontualmente excessiva sobre terrenos já saturados.

jale80G.png

Cinzento
-Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação localmente excessiva

Última edição: