Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bons dias, já ouvi um falatório que a famosa depressão Gong estará novamente sobre Portugal neste domingo :eek:

alguém confirma esta informação?

Vamos lá esclarecer um pouco isto antes, que vai aqui alguma confusão... :)

Antes de mais, depressões duram dias, não duram um ano. :D
Depois, não se repetem, cada uma é um sistema individual isolado, não vai haver a repetição anual de um mesmo sistema, são todos independentes uns dos outros, sem qualquer relação.

O que pode ter ouvido, é que por coincidência, no preciso mesmo dia do calendário um ano depois do Gong está a ser modelada uma nova depressão com algumas semelhanças. Dada a coincidência está a ser chamada a atenção.
Isto era essencial esclarecer...

Depois, dessa depressão em particular, está ainda um pouco incerta nos modelos, a cada previsão sai completamente diferente, há ainda alguma margem de variação na previsão, mas à partida apesar de alguma semelhança nas cartas, será bastante menos cavada e menos intensa, portanto muito menos gravosa. Isto à partida, de acordo com o panorama actual dos modelos.

Depois neste momento mesmo que haja algum cavamento na situação de Domingo não será ciclogénese, pois ciclógenese é um cavamento muito rápido de uma depressão e o que está previsto nem é nada que se pareça.

Deixa-me só fazer uma pequena correcção a esta parte do teu post, pois como o nome diz, ciclogénese é a génese/formação de um ciclone... Portanto há sim ciclogénese, vai-se formar uma nova depressão. Está é longe de ser uma ciclogénese explosiva, a chamada "bomba", isso sim que tem um critério de uma depressão em cavamento muito rápido, que como tu dizes e bem não deverá haver à partida.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e a dimensão também conta. Esta depressão terá efeitos muito mais limitados que o Gong. Os ventos também não serão da mesma ordem de grandeza, talvez não cheguem a ultrapassar em rajada os 100km/h.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos lá esclarecer um pouco isto antes, que vai aqui alguma confusão... :)


Deixa-me só fazer uma pequena correcção a esta parte do teu post, pois como o nome diz, ciclogénese é a génese/formação de um ciclone... Portanto há sim ciclogénese, vai-se formar uma nova depressão. Está é longe de ser uma ciclogénese explosiva, a chamada "bomba", isso sim que tem um critério de uma depressão em cavamento muito rápido, que como tu dizes e bem não deverá haver à partida.

Sim eu sei disso, tinha-me esquecido disso, ciclógenese explosiva é que é o que eu estava falando, mesmo assim nem sei se haverá mesmo uma ciclógenese que seja pois a maior parte dos modelos não mostra nada disso e GFS e GEM apenas mostram já depois de passar por Portugal, mas as proximas runs ilucidarão melhor o que se possa passar ..... se é que se vai passar alguma coisa ....
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Deixo só um pequeno contributo:



reparem que o possível-pseudo-evento de domingo no GFS está numa enorme indeterminação. A apenas 48/72 horas de distância. Mas nenhum dos cenários me parece brutal. É só uma opinião.

Volto a reforçar o que disse ontem, e o que outros colegas (Aurelio, Rozzo, etc) também vieram defender. Não vamos fazer comparações com o ano passado e seus eventos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, já vi a coisa bem melhor, para amanhã deverá chover mas nada de especial, bem menos que no dia de natal e para domingo também não existe nada de especial embora o vento seja mais forte domingo do que amanhã. Só se passar alguma célula por aqui, deixe 20 ou 30 mm, porque de resto não estou a ver isto nada bem. O grande beneficiado será a zona de Cádiz, essa sim vai levar bem.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa tarde ,

Vendo os modelos e a propria previsao descritiva do IPMA , o evento de domingo nao me parece nada de extraordinario .

Agora em relacao a depressao prevista para amanha penso que e outra historia .

E inicialmente parecia que a severidade do evento ia essencialmente para o centro e sul , nas ultimas saidas penso que esta a ser modelada maior severidade para o norte tambem .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão de sexta-feira negra com chuva e vento fortes

Publicado às 15.50


A Proteção Civil emitiu um alerta de mau tempo para sexta-feira. Chuvas fortes e vento com rajadas superiores a 100 km/hora aconselham a cuidados a quem tem de andar na rua, prevendo-se a ocorrência de "fenómenos extremos de vento", como o que ocorreu em Paredes no início do ano.


A acalmia meteorológica que se regista desde o início da tarde desta quinta-feira é a bonança que antecede a tempestade prevista para sexta-feira, de norte a sul do país, com previsão de queda de neve, agitação marítima e chuva e ventos fortes.

Para o litoral norte e centro, prevê-se "precipitação localmente intensa", acompanhada de queda de granizo e rajadas de vento, podendo variar entre os 60 e os 100 km/h, entre a meia-noite e as 9 horas da manhã de sexta-feira. É "expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento", similares ao que destruiu cerca de 50 casas e algumas fábricas em Paredes, a 4 de janeiro.

A partir das nove horas, o mau tempo desloca-se para sul, com níveis de precipitação e força de vento idêntica, sendo possível a ocorrência dos mesmos fenómenos extremos.

Em face desta previsão, a Protecção Civil recomenda a adoção de medidas de prevenção, como ter especial cuidado na circulação junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

Entre os cuidados a ter, é conveniente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3635747
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
Previsão de sexta-feira negra com chuva e vento fortes

Publicado às 15.50


A Proteção Civil emitiu um alerta de mau tempo para sexta-feira. Chuvas fortes e vento com rajadas superiores a 100 km/hora aconselham a cuidados a quem tem de andar na rua, prevendo-se a ocorrência de "fenómenos extremos de vento", como o que ocorreu em Paredes no início do ano.


A acalmia meteorológica que se regista desde o início da tarde desta quinta-feira é a bonança que antecede a tempestade prevista para sexta-feira, de norte a sul do país, com previsão de queda de neve, agitação marítima e chuva e ventos fortes.

Para o litoral norte e centro, prevê-se "precipitação localmente intensa", acompanhada de queda de granizo e rajadas de vento, podendo variar entre os 60 e os 100 km/h, entre a meia-noite e as 9 horas da manhã de sexta-feira. É "expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento", similares ao que destruiu cerca de 50 casas e algumas fábricas em Paredes, a 4 de janeiro.

A partir das nove horas, o mau tempo desloca-se para sul, com níveis de precipitação e força de vento idêntica, sendo possível a ocorrência dos mesmos fenómenos extremos.

Em face desta previsão, a Protecção Civil recomenda a adoção de medidas de prevenção, como ter especial cuidado na circulação junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

Entre os cuidados a ter, é conveniente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3635747

quais são os modelos que sustentam isto?:shocking:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
quais são os modelos que sustentam isto?:shocking:

Vasculha pelo ultimo post do Stormy que ele explica muito bem o que se pode passar, mas basicamente tens duas massas de ar bastante distintas que vão colidir em determinada altura, e quando tal acontece pode acontecer este tipo de fenómenos.
 

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
Vasculha pelo ultimo post do Stormy que ele explica muito bem o que se pode passar, mas basicamente tens duas massas de ar bastante distintas que vão colidir em determinada altura, e quando tal acontece pode acontecer este tipo de fenómenos.
eu vi o que o stormy disse mas vendo os modelos nenhum dá sequer a ideia de poder ocurrer tais fenomenos nem o windguru que ate nesta ultima saida tirou vento amanha e colocou mais domingo! mas pronto esperemos a meteorologia é incerta!:D
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
quais são os modelos que sustentam isto?:shocking:

Eu penso que o modelos de velocidade de vento não fazem muita alusão às rajadas de vento ou a fenómenos extremos temporários, dá-me impressão que estes modelos indicam algo semelhante à velocidade média ao longo das horas.

Mas os mais entendidos que se cheguem à frente:D;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Esquecem as cartas de pressão porque não é ai que vão ver os ventos severos para amanha!! Esses ventos estão limitados a pequenas zonas e as quais sejam afectadas por trovoadas fortes ou muito fortes que só se irá ver através de imagens de satélite e radar momentos antes. Entenda-se ventos severos a ocorrência de tornados ou então downburst
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87