Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Coisas das 240hr... vamos ver o que esta bolha a norte do alasca é capaz de fazer na circulação geral.

h75y.png
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:::::Tempo severo potencialmente perigoso:::::

6f0930h----6f1200h

O GFS00Z e o WRF00z simulam CAPE até 700-1000J/Kg ao longo da costa SW nas proximas horas, sendo que á medida que o dia avança, o aquecimento diurno gera bastante instabilidade tambem em partes do interior sul.

Uma linha de convergencia agora a oeste de lisboa demarca a fronteira do ar mais instavel, sendo que a NW desta convecção mais fraca vai-se desenvolvendo.

A area de maior dinamica deverá continuar a avançar para leste, e nas proximas horas há um risco de tempo severo em boa parte do litoral SW....no radar já surgem algumas indicações de desenvolvimento supercelular.

Por isso lanço este aviso de tempo severo, até ás 12h, daqui a uma ou duas horas será feito um update.

xGRbyLk.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::Situação eminente de tempo severo-UPDATE::::::

6f1030h----6f1530h

O GFS06z reforça a instabilidade no sul, com CAPE até 800J/Kg no Algarve e Baixo Alentejo.

O sat revela varias células presentes á frente de uma linha de convergencia activa, num ambiente de advecção quente e dinamica em geral favoravel a convecção organizada e pontualmente severa.

O poligono de tempo severo é portanto extendido a todo o Sul até ás 1530h.

M2zW8Hg.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes...

Em relação ao dia de amanhã, uma nova e vigorosa perturbação deverá afectar em especial o centro litoral e o sul, com tempo potencialmente severo.

Sinóptica

Em altura estabelece-se um forte fluxo de NW, com um jet de mais de 130kts aos 300hpa, separando ar frio a nordeste de ar quente a sudoeste.

No seio deste jet, um novo impulso ( short wave) avança para sudeste muito rapidamente.

Á superfície uma margem frontal separa ar frio de ar mais húmido e quente que avança de W/SW....a interacção desta margem frontal com a short wave leva a uma excitação da actividade frontal, e consequente evolução de uma perturbação á superfície, que se intensifica rapidamente ao se acopolar com a vigorosa short wave em altura.

A partir do final da tarde, uma massa de ar marítima ( dew 10-13ºC) é empurrada para norte á frente da perturbação, com uma frente quente a entrar pelo litoral SW e Alentejo/Algarve.
Logo a seguir, um sector quente instável caracterizado pela advecção de ar quente por baixo de ar frio em altura , atravessa o S/SW de PT continental...a instabilidade modelada é bastante razoavel, com MLCAPE até 500J/Kg, 0-30SBCAPE até uns 500-800J/Kg ( WRF00z, GFS06z).

Logo a seguir a esta camada de ar instável, uma frente fria bastante activa cruza o território, saído por Espanha na madrugada de Domingo.

As condições dinâmicas são excepcionais, com 80-100kts de DLS e até 30-35m/s de 0-6 shear, acompanhando a camada de ar mais instável.
Igualmente o forçamento é impressionante, tanto por DCVA como por divergência em altura/convergência á sfc.
Uma camada de ar seco nos níveis médios e altos, que se espalha frente de um dry slot, cria condições para forte turbulência nos níveis médios e granizo severo..TT índex de 50-55 confirma em principio esta ideia.

Esperamos então que uma serie de linhas convectivas avance ao longo da frente quente->sector quente->frente fria, embebidas num ambiente dinâmico muito favorável á sua organização.
Próximo do núcleo do vórtice, shear rotacional e convergência intensa deverão criar condições para supercelulas, tornados e granizo, enquanto que mais afastado do núcleo, para SW, o shear mais unidirecional é favorável a rajadas severas/bow echoes, granizo e downbursts.
Precipitação pontualmente excessiva também deverá ocorrer.

Por estes motivos lanço um nível laranja para o S/SW, um nível amarelo rodeia o nível laranja, onde as condições ( esp. CAPE) são menos favoráveis.
Alguns aguaceiros e talvez uma trovoada pouco significativa deverão ocorrer na área cinzenta, onde as condições não parecem favoráveis a convecção severa.
É de referir que a evolução destes pequenos sistemas muito dinâmicos é complexa, não seria de estranhar que pudesse ocorrer um desenvolvimento mais explosivo...ou até, por outro lado, uma evolução menos intensa do que actualmente é visível nos modelos...isto torna a previsão difícil e poderá haver um update amanhã ou na altura do nowcasting.


Ca540op.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precip pontualmente excessiva
- Rajadas
- Granizo
- Tornado

Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precip pontualmente excessiva
- Rajadas
- Granizo
- Tornado
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Muita atenção à ciclogénese de amanhã à noite. Embora não seja de esperar um cavamento "explosivo", o histórico de ciclogéneses a entrar pelo Alentejo não é dos de melhor memória...

Deverá entrar pela zona de Lisboa ou ligeiramente a Sul, em direção ao Alentejo e Espanha.
Portanto no bordo sul da depressão terá vento muito forte e muita precipitação, e no bordo norte menos precipitação e menos vento mas ar mais frio, podendo dar o tal bom evento de neve a cotas acima dos 600-800m no interior Norte e Centro.







Fonte: IPMA e Meteociel
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
alguem ja reparou na actualizaçao do ipma?

alerta laranja queda de neve acima dos 600 metros ate domingo..
começo a acreditar que podemos ter o primeiro grande nevao do ano a cotas medias! :D
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Alguém me pode esclarecer uma coisa? Como é possivel poder nevar a essa cota, se aqui a uns dias atrás, só se falava em cotas dos 800 metros, e agora metem laranja para os 600, quel e o motivo meterológico para isso?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Alguém me pode esclarecer uma coisa? Como é possivel poder nevar a essa cota, se aqui a uns dias atrás, só se falava em cotas dos 800 metros, e agora metem laranja para os 600, quel e o motivo meterológico para isso?

Pensando nisto: a depressão estará em determinada altura desse período de aviso no sul de espanha de tal modo que os ventos serão no norte e centro do interior da peninsula. Embora não seja uma depressão muito nítida, fechada, poderá empurrar ar frio.

Ou que finalmente esteja a entrar mais frio do que se pensava inicialmente.
 
  • Gosto
Reactions: bigfire