Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
se leres com atenção esta la states = Estados Unidos, claro que não levo a mal na boa :) agora explica la tu o que queres dizer com o "algo" vem ai? para mim vem algo, vem sempre alguma coisa não achas, altas/baixas pressões, sol chuva :-)

eu nunca disse que "algo" vinha ai! Onde escrevi eu isso?:huh::huh:
Eu acho que não vem.
Posso estar enganado, dada a baralhação dos modelos evidenciada no passado recente.
Por parte de alguns posts parecia que alguém antevia "algo" e olhando para os modelos não via nada de especial. Por isso pedi esclarecimento. A sua frase , com a exclamação a separar os states do anuncio de dias frios... poderia induzir em erro. :thumbsup:

E por "algo" entendo uma alteração de padrão, particularmente as que implicam uma alteração sensível de condições meteorológicas, nomeadamente temperaturas, precipitação, vento, etc.

Lamento esta confusão, não retiro nada do que escrevi, nem a altero. Nem acrescentarei mais uma palavra.
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
parece que afinal vem mesmo alguma coisa

europeu e ensembles melhoraram significativamente

EDM1-168.GIF
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
AA, anticiclone dos açores, o sistema que mais influencía a nossa meteorologia. A posição desse anticiclone determinará o trajecto da massa de ar frio que parece dirigir-se para a europa dentro de alguns dias.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
isto do AA (????) e do mapa traduzido em miudos significa que vem ai frio e neve?

De forma simples, no mapa há um A - Anticiclone, que vulgarmente se diz AA por ser o Anticiclone dos Açores.
E um B - uma depressão.

Num anticiclone (A) o vento roda no sentido dos ponteiros do relógio, ao passo que numa depressão (B) a rotação do vento é contrária aos ponteiros do relógio.

Se temos um A nos Açores e um B no Mediterrâneo, então em Portugal teremos um fluxo de norte (vento) com consequente entrada de ar frio.

zwr3.jpg


os0.gif



Segundo essa previsão, não haveria grande espaço para neve. Apenas frio seco, visto que a precipitação ficaria retida no norte de Espanha.

Quanto mais o AA se aproximar, mais estável será o tempo.
Caso contrário, se o AA se afastar e a depressão no mediterrâneo vier mais para oeste, então aí teríamos entrada de ar húmido e frio do Atlântico, dado que o fluxo seria de noroeste e não de norte.

Mas estamos a falar de uma previsão a 168h. Portanto, com um grau de precisão ainda baixo.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Previsão de uma entrada de norte (portanto, fria mas com a humidade retida pelas montanhas do norte da Península; precipitação quanto muito apenas para as regiões mais montanhosas do interior norte e centro):

Cartas do ECMWF


Pois normalmente estas entradas costumam trazer pouca ou nenhuma precipitação ate nós, vamos ver
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Quem anda há algum tempo interessado em seguir as previsões sabe perfeitamente que basta o AA chegar-se um pouco mais a leste e temos a possibilidade toda esfumada...

Contudo os dois principais modelos de previsão apontam numa entrada de ar frio de Norte, no entanto o ECM - modelo de previsão do nosso IPMA, com condições ligeiramente mais favoráveis.
Acredito que teremos neve certamente, mas só mesmo mais a norte. Nestes casos as Serras do Gerês, Larouco e Nogueira parecem-me ser os locais de eleição, isto caso não fique retido tudo na Montanhas Espanholas mais a N/NE.

Mesmo assim a cota de neve desde a madrugada de Segunda a Quarta-Feira não baixará os 800/900metros, a precipitação não se espera que seja abundante, mesmo assim vale a pena continuar a seguir as previsões. Caso se mantenham já será bem interessante para alguns:w00t:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
o tempo vai passando e o evento de neve a cotas baixa não aparece...
desconfio muito de Fevereiro quer me parecer que será um mês frio e seco.

Nos ultimos 30 anos ocorreram eventos de queda de neve a cotas muito baixas em 1983 , 1987 , 1994 , 2006 , 2009 e 2010 , logo nao vale a pena estar a espera da neve a cotas baixas todos os anos porque isso nao vai acontecer . . .

Em relacao a fevereiro , neste momento ainda esta no segredo dos deuses o tempo que vai fazer , porem fevereiro e um mes em que ocorreram eventos historicos como o ciclone de 1941 , os nevoes de 1983 ou a tempestade que nao me lembro do nome em 2010 . . .
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
james atenção que no ano passado em fevereiro nevou a cerca de 400 m mesmo sem pegar ainda nevou alias tenho o registo comigo.. este ano ainda nao nevou abaixo dos 600 M e depois do torrido verão que tivemos estava a espera de um inverno rigoroso a nivel de frio o que ainda nao aconteceu...

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTOPA2&month=2&day=11&year=2013

aqui fica o historico foi a 11 de fevereiro do ano passado.

http://meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=11&month=2&year=2013&hour=12&map=0&mode=0

nao esquecendo este evento:

http://www.meteopt.com/forum/portugal/nevao-de-27-28-de-fevereiro-de-2013-a-7006-2.html
 
  • Gosto
Reactions: 3R4ZOR