Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Nos ultimos 30 anos ocorreram eventos de queda de neve a cotas muito baixas em 1983 , 1987 , 1994 , 2006 , 2009 e 2010 , logo nao vale a pena estar a espera da neve a cotas baixas todos os anos porque isso nao vai acontecer . . .

Em relacao a fevereiro , neste momento ainda esta no segredo dos deuses o tempo que vai fazer , porem fevereiro e um mes em que ocorreram eventos historicos como o ciclone de 1941 , os nevoes de 1983 ou a tempestade que nao me lembro do nome em 2010 . . .

Essa tempestade foi a Xynthia, lembro-me muito bem desse dia já que o tejo galgou as margens devido "stormsurge" ;)
 


Cheiroso

Cirrus
Registo
30 Nov 2009
Mensagens
45
Local
Chaves (380m)
Bom dia ,

Segundo o meteograma gfs , na próxima quarta - feira de manhã as cotas de neve andarão por volta dos 300 metros em alguns locais do Litoral Norte !

De fato, tenho vindo a observar algumas das saidas e já mais que uma vez coloca cotas baixas nesse dia (seria optimo :D)... No entanto aguardemos, pois este ano, e a tantas horas, ainda se torna dificil garantir essa fiabilidade.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E 600 metros já não seria nada mau. Pessoalmente aposto mais em 800/900 metros. O AA não gosta muito de neve :thumbsup:

O aa não gostar muito de neve não é assim tão linear , depende do seu posicionamento .

Aliás normalmente as grandes entradas atlânticas frias de noroeste são ótimas para a queda de neve a cotas altas mas péssimas para cotas baixas .

Claro que a previsão de cotas de neve a alguns dias de distância é uma mera referência , no entanto penso que não se devem excluír cenários , estamos em janeiro , não estamos em abril nem em outubro .

E , se é verdade que as cotas de neve muitas vezes são generosas , outras vezes é exatamente o contrário ( como quando nevou em 2009 e 2010 , em que me fiei nas cotas previstas pelo ipma , estava a dormir e só vi ainda a nevar porque me telefonaram )
 
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
Concordo plenamente:thumbsup:
Mas da minha modesta análise, penso que o AA vai "bloquear" um pouco o frio. Para nevar a cotas de 600 metros com a humidade alta que se costuma verificar em entradas atlânticas seria necessário um pouco mais de frio, pelo menos a 850 hPa. Mas o grau de incerteza é enorme, apenas opino pela experiência que fui adquirindo ao longo dos anos.
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Parece-me que a circulacão zonal deverá ser restablecida, desta vez com mais frio...parece-me interessante e o bloqueio na Europa de Leste e Rússia terá um papel importante na determinação do sitio onde "mergulharão" as baixas pressões.
A saída das 12z do ECMWF está brutal! Passa-se tudo com uma velocidade estonteante!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Cota de neve abaixo dos 600 metros parece-me ser irrealista. Pelas previsões parece-me adequado poder afirmar que acima dos 900 metros as probabilidades de ter neve são enormes, sendo que as cadeias montanhosas do Norte serão as mais recompensadas...
Aposto na Peneda-Gerês e Larouco como locais de eleição, por isso quem puder que dê uma escapadela até esses locais :thumbsup:
Embora todos estejam a dar importância à cota de neve eu cá neste tipo de fenómeno prefiro concentrar-me também na precipitação, mais vale subir a cota até aos 900/1000 metros mas termos previsões de acumulados que permitam garantir que ela cai mesmo...e não ter cota baixa e ficar a olhar para o céu :p
 
  • Gosto
Reactions: VitorBaia

Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
Cota de neve abaixo dos 600 metros parece-me ser irrealista. Pelas previsões parece-me adequado poder afirmar que acima dos 900 metros as probabilidades de ter neve são enormes, sendo que as cadeias montanhosas do Norte serão as mais recompensadas...
Aposto na Peneda-Gerês e Larouco como locais de eleição, por isso quem puder que dê uma escapadela até esses locais :thumbsup:
Embora todos estejam a dar importância à cota de neve eu cá neste tipo de fenómeno prefiro concentrar-me também na precipitação, mais vale subir a cota até aos 900/1000 metros mas termos previsões de acumulados que permitam garantir que ela cai mesmo...e não ter cota baixa e ficar a olhar para o céu :p

Essas previsões são referentes a que dias? Próxima semana?