Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Seguramente a partir do dia de hoje teremos neve nas elevações do norte e centro do Continente, contudo embora as cotas tenham realmente baixado parece-me que devemos ser prudentes:
- Durante o dia de hoje e a madrugada de hoje a cota de neve no norte andará por volta dos 900/1000 metros mas a precipitação será escassa
- Na região centro a precipitação será também escassa, subindo a cota para os 1000/1100 metros

Assim sendo o dia de hoje não será certamente o melhor!

Para amanhã:
- A cota de neve na madrugada de 2a para 3a sobe bastante no norte e centro, acima dos 1500 metros na manhã, baixando gradualmente durante a tarde sendo que ao inicio da noite deverá situar-se nos 700/800 metros a norte e 900 metros no centro
- A dúvida reside na precipitação, sendo que a precipitação no centro será um pouco inferior ao norte, contudo o espaço de tempo em que está previsto maior acumulação está sobreposto aquele em que a cota não está suficiente baixo para se esperar grandes surpresas

Assim sendo, amanhã embora seja esperada precipitação suficiente, o período de tempo em que esta é maior não é certamente o mais favorável.

Para quarta-feira:
- A madrugada de terça para quarta-feira (principalmente o inicio) mantém precipitação quanto baste e baixa a cota de neve para valores interessantes no norte, rondando os 600 metros, sendo que no inicio da manhã a cota baixa ainda mais até perto dos 400 metros, contudo a precipitação quase que desaparece e assim se mantém durante o dia
- No centro norte acontece precisamente a mesma coisa, no entanto os valores de precipitação são mais baixos pelo que a queda de neve fica ainda mais em risco

Como tal a madrugada de terça para quarta parece-me ser a ideal para quem quer cota mais baixa e queda de neve quase garantida. As montanhas mais a norte deverão ficar pintadas, mantenho a aposta no Gerês e Larouco...de resto fora uns flocos um pouco espalhados pelo norte e centro norte não me parece que vá haver grandes surpresas!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mais uma semana de chuviscos .... fonix que tédio, estou farto de chuviscos, nunca mais chove a sério por estas bandas !

Olhando aos modelos isto no máximo repete-se o que se passou no final de Dezembro e inicio de Janeiro, com o norte a receber a maior parte da chuva, e o sul com os chuviscos, assim mostram os modelos e os seus respetivos ensembles, com a uma tendencia clara para AO - e NAO + !
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
:angry:Epá digão-me que isto de chuviscos e vento vai acabar!!!!já tou farto de levar com isto quero sol!:angry:

Este é um tópico de previsões e não de desejos. ;)

-------------------------------------------------------------------

Será que na quarta-feira teremos a visita da neve a cotas um pouco mais decentes? O meteograma do GFS aqui para Bragança não está mau, não seria um nevão pois a precipitação não parece ser muita, mas pelo menos já daria para lavar a vista. :)
 
  • Gosto
Reactions: aqpcb

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Madrugada de quarta feira com boas hipóteses segundo ambos os modelos. Temperatura mais baixa aliada a razoável precipitação.
 
  • Gosto
Reactions: supercell

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
Este é um tópico de previsões e não de desejos. ;)

-------------------------------------------------------------------

Será que na quarta-feira teremos a visita da neve a cotas um pouco mais decentes? O meteograma do GFS aqui para Bragança não está mau, não seria um nevão pois a precipitação não parece ser muita, mas pelo menos já daria para lavar a vista. :)

A malta tambem anda sempre aqui a desejar neve!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A malta tambem anda sempre aqui a desejar neve!:thumbsup:

Sim, é verdade :) mas tem que caber a cada um de nós evitar que este tópico se torne um muro das lamentações, apresentar desejos não é mau desde que devidamente fundamentados nos modelos.

Não leves a mal o meu reparo, cumps. :)
 
  • Gosto
Reactions: MicaMito

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

No que toca á actividade convectiva, amanhã teremos alguma, com mais expressão no NW.

Sinóptica

E altura, embebida num fluxo zonal, uma perturbação desce desde a Gronelandia, intensificação do fluxo de jacto na margem desta perturbação cria uma dinamica interessante com forçamento dinamico presente e shear forte.

Á superficie, uma depressão cavada no NW da Europa extende-se para SW, uma pequena ondulação frontal é capturada pela circualção depressionária e avança sobre PT/ES durante a tarde de 3f e noite para 4f.

Algum arrefecimento dos niveis altos, sobrepondo-se a uma camada de ar mais quente á sfc ( dew 10-12ºC) geram algumas centenas de J/Kg de CAPE, que aliado ao forçamento dinamico ( nomeadamente a frente fria) e ao shear forte ( até 35-40m/s de 0-6km shear) deverão originar algumas linhas convectivas ao longo da frente e no sector pós frontal.

O fluxo intenso nos niveis médios e o caracter unidireccional do shear deverão colocar algum risco de rajadas marginalmente severas...o CAPE fraco oferece um grau de confiança algo baixo pelo que coloco um nivel amarelo marginal para o NW.

Após as 00h de 4f, a gradual aproximação da perturbação em altura deverá criar condições mais favoraveis á ocorrencia de convecção organizada, pelo que lancarei uma analise para 4f talvez esta noite ou amanhã.


rrSLVFk.jpg



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- Precip. pontualmente forte
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
e quanto a cotas de neve para a madrugada de quarta stormy, qual a previsão olhando aos modelos ?

Eu diria que a previsão não está mesmo nada fácil... A situação não é tão linear quanto as anteriores. O GFS (tomando a actual saída), a par de alguns outros modelos não coloca muito frio a 850hPa, o que à partida inviabilizaria cotas baixas. Contudo uma bolsa de ar frio muito significativa (t<-30ºC) a 500hPa atravessará, consistentemente corroborada nas últimas saídas do GFS, o território continental na madrugada e manhã de 4ª feira. Tendo em conta um timming que parece favorável, aliado a temperaturas à superfície relativamente baixas, tudo dependerá da intensidade e magnitude dessa bolsa. De alguma experiência empírica (somente isso) esta é daquelas situações em que eu teria medo de arriscar uma cota caso tivesse a responsabilidade disso. Ou seja havendo precipitação (à partida tudo indica que sim), pode ser daquelas situações de 8 ou 80, na fronteira entre o fiasco e cotas eventualmente até mais baixas que o modelado... Vejamos as próximas saídas, para já alguma incerteza.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro André

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
:w00t::thumbsup:

Previsão para 4ª feira, 29.janeiro.2014

Céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região
Sul e interior Centro a partir da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada nas regiões Norte e Centro,
em especial no litoral.
Queda de neve acima de 800/1000 metros, diminuindo temporariamente
a cota para os 600/800 metros durante a noite.
[...]

Atualizado a 27 de janeiro de 2014 às 11:59 UTC
->http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Por aqui a única situação interessante será saber até onde irá o frio na quarta-feira. O resto da semana será sem interesse. Uns dias mais nublado, outros menos e a chuva sempre ausente.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
situação interessante para a madrugada de quarta o problema será os recuos que poderão acontecer ao nível do frio como já se percebeu ninguem quer arriscar cotas mas a manter-se as coisas como estão poderiam descer aos 500
nos locais mais favoráveis

já não via o snowforecast assim a muito tempo acho que até á anos

ibsnow48.cc23.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para mim nada de interessante para dia nenhum .... é o Inverno moderno algarvio, mais seco a maior parte dos anos que a própria Primavera !

Mesmo assim face á média Janeiro não foi assim tão mau até ao momento tendo chovido entre 50 a 75% da média mensal !

Como vejo isto muito parecido ao ano passado este ano, com excepção de Novembro acredito que para Março é que isto vai ficar mais de acordo com os nossos gostos algarvios !