Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pelo GFS a continuar assim sexta , sabado e domingo nas regioes montahosas do costume vamos ter muita neve.

Vou aproveitar e marcar um fim de semana em Montalegre :)

Linda a previsão automática da AEMET para o concelho vizinho de Vilardevós! Cotas baixas e probabilidade de precipitação elevada... será que consigo chegar a casa??? Não tenho correntes comigo, só lá em Chaves e depois a verdade é que não as sei por!

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/vilardevos-id32091

Promete... promete!

Boas, olhandos às previsões pode ser que a cota desça até aos 400\500 m na madrugada\manhã de sexta, por isso estando eu a 500 m vamos lá ver se vejo pelo menos uns floquinhos.

Talvez seja desta, sinceramente quero ver a nevar por aí e pelas nossa belas paisagens, venham montes de :nicephoto:
:cheers:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É bom demais para ser verdade, diverge completamente do GFS que mantém o AA bem ancorado nos Açores e potente, enquanto que nesta do ECMWF ele esvazia-se como um balão para formar o novo núcleo a oeste da Irlanda. Por isso é que a depressão se avantaja dessa maneira para sul. Agora é que eu quero ver qual vai ter razão...

Na próxima run já deve atenuar muito, mas sim está interessante a "luta" entre modelos, como estamos falar de saídas a muitas horas tanto pode dar para muito como para pouco ou quase nada..para já o próximo evento que se aproxima e a começar amanhã parece-me bom para uns nevões razoáveis nas terras médias/altas..além da chuva e aguaceiros que vai trazer.. :rain: :cold:
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
estou curioso para saber o que vai acontecer a partir do dia 20... espantosa esta run do modelo europeu...

já o gfs menos generoso, mas esta la quase tudo..basta o anticiclone se estender mais a norte, entre as ilhas britanicas e a escandinavia, para a depressão mergulhar :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para o curto prazo, temos então.

Amanhã, 5ªfeira, segundo o WRF, de manhã começa a entrar uma frente, que percorrerá o país.
No noroeste poderá nalgumas zonas gerar mais de 10-15mm/h, não é de menosprezar.

mMVIzQ1.gif


Durante a noite iniciam-se umas linhas pós frontais que se prolongarão por madrugada e manhã, que serão de neve nas serras mais altas do norte e centro.

2RDnxiw.gif


O resultado final deverá ser este, alguma acumulação nas serras do costume, as que saem mais favorecidas com uma entrada destas. O extremo nordeste talvez não seja muito beneficiado.

ufkNafa.png


De madrugada de 6ªf, início da manhã, na última "linha" pós frontal, penso que poderá nevar aos 500/600m nalguns locais do noroeste, ou quem sabe, até a menor altitude. O wrf tem agora 300m (tinha 400 antes), os nossos meteogramas 550m. Mas dependerá muito dos locais, e da proximidade ou não ao mar, e da lotaria da convecção, e hora/temperatura superfície a que ocorrer.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O que acham que se poderá passar no Caramulo em termos de neve?:intrigante: O GFS para a madrugada de sexta feira mete a cota de neve nos 500m aqui na zona, será que a humidade vai estragar tudo? No ano passado com a stephanie nevou no pós frontal, com acumulação a partir dos 750m .
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Chuva é certa para amanhã para o território todo.

Deve começar a ver no radar já de madrugada, chega às 12h a Lisboa e intensifica-se entre as 15h e as 19h podendo chover num total de 30mm em algumas regiões.

Associada à frente fria e à frente do pós frontal e as suas sucessivas perturbações, vem ondulação forte de 5-6m e vento também algo forte, 70km/h.

As temperaturas pouco devem oscilar, só deve ficar mais frio com a chega do pós frontal. Vamos ver o que dá a primeira frente fria forte do ano!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.