De facto este pós frontal é bastante generoso e com o frio a instalar-se a partir do final da tarde vai ser interessante de se seguir e ver se de facto Bragança, Vila Real e a aqui mais perto do Litoral até onde as cotas vão descer.
O modelo na MeteoGalicia a prever cota 300m para a zona de Barroso, Gerês, Amarela, Soajo, Peneda... entre 300 e 400m a norte de Bragança e 400m no Alvão. O modelo é claro, as zonas de montanha serão as que mais probabilidade têm de receber neve.
Acho que podemos ter um fim de semana (amanhã e sábado) memorável. Frio não faltará e havendo precipitação no sítio certo a hora certa. Acho que poderá haver surpresas. Quero com isto dizer que não é de descartar algum sleet ou aguá-neve abaixo dos 500 metros.
Sameiro e Penha com neve praticamente garantida esta madrugada! isto com um bocado de sorte o litoral norte pode ver a nevar a 300 M, sleet talvez a 200 M nas primeiras horas do dia.
Pois, lá vou eu ficar acordado esta noite e arrancar até ao Sameiro de manhazinha em 10 minutos de carro estou lá!
Com os dados actuais é certa a neve no Bom Jesus e Sameiro durante a próxima madrugada. Acho até que pode haver alguma acumulação no Sameiro. Era para ir amanhã à noite para Bragança mas acho prudente não fazer a viagem. Neve durante a próxima madrugada, bantante sol e degelo durante o dia de Sexta e muito gelo a partir das 19H de Sexta.
O maior obstáculo a vencer para cotas mesmo baixas no noroeste é a temperatura T2m. Ainda são precisos aguaceiros bem fortes para grandes afundanços de ar frio. Mas também estarei alerta Arome T2m 6z:
Acho que durante a noite ainda podem ocorrer aguaceiros fortes. Também estarei alerta durante a madrugada em pelo Bom Jesus.
Creio que a diferença de altitude entre o Sameiro e Bom Jesus fará a diferença... o segundo não está assim tão elevado... Veremos!
sinceramente por aqui o máximo que se poderá ver é algum sleet nada mais ou um aguaceiro de neve mais forte trazido pelo vento.... de resto não estou com ilusões, mas sempre estou a 10 minutos de subir aos 800 metros aqui pertinho para ver mais qualquer coisa bom acompanhamento a todos
Por aqui quase de certeza que São Mamede vai ver neve se cair algum aguaceiro, e talvez mesmo sleet ou água-neve nas zonas altas da cidade se o aguaceiro for forte, veremos.
Cenário que me parece potencialmente interessante para a próxima madrugada . O " GFS " continua a prever cotas de neve de 300 metros no Minho mesmo junto à costa ( e o mais importante , já a delinear esse cenário à várias saídas ) . Certo , certo , como bom meteolouco , amanhã é dia de levantar cedo , pegar no carro e ver se ocorreu algo de interesse .
Mas que bela run do GFS 12 z está a sair: http://modeles.meteociel.fr/modeles/gfs/runs/2015011512/gfs-0-144.png?12 Isto está-se a compor...
a neve ira fazer a sua aparição nestas regiões! as regiões que tem a cor mais alaranjada terão melhor hipóteses de receber o elemento branco!
O problema aqui para o Interior Norte é mesmo a precipitação (ou a falta dela), as terras altas do Noroeste serão as maiores beneficiadas.