Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Que bom, chuva irritante durante quatro dias, quarta, quinta, sexta e sábado :rolleyes::angry::disgust::facepalm::dry::evilmad::buh::nono: mas conhecida por chuva fraca e chuviscos
Já não chegava a da semana passada, e mais uma vez é sempre no litoral. Acho que vou mudar-me para o interior...

Penso que será mais intervalada do que a que ocorreu a semana passada. Se virmos bem, o evento deste inverno não está propriamente aqui no território do continente mas nos Açores. Aqui apanhamos os efeitos colaterais da persistência do AA sobre o arquipélago e do seu posicionamento atípico mais a norte ou nordeste. Periodicamente ele parece criar um segundo núcleo a norte, provavelmente influência da teimosa anomalia negativa das temperaturas superficiais oceânicas. Mas a corrente de oeste-oessudoeste afasta-o para nordeste e depois sobre a península e finalmente volta outra vez para o núcleo base. Fevereiro mostra já no segundo painel uma tendência para situações ainda mais interessantes. Àparte o forçamento para sul das massas de ar polar, o AA parece estar em posições típicas de verão, mas claro, sem as temperaturas correspondentes.
JNoquSd.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Depois de um intervalo a chuva estará de regresso ainda esta semana com o estabelecimento de uma circulação de Oeste/WNW, não me parece que tenhamos apenas chuviscos.. é bem provável que ocorram alguns periodos de chuva moderada/forte em especial no Norte, os ventos também deverão aumentar de intensidade,vamos aguardar pelas previsões :rain:

fax96s.gif


fax120s.gif
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
o GFS passou-se.... :assobio:

Parece que as altas pressões a NE vão reinar em fevereiro, e fazer das suas...entrada continental com isos -8ºC a entrarem no nosso pais associado a uma depressão a oeste da península...

E o ECM que estava em divergência, nesta última saída já vai atrás do GFS, com o AA a dar um "passeio" até às ilhas Britânicas e estender-se um pouco em crista, no entanto...tudo ainda muito longínquo e volátil portanto muita cautela. Estas saídas em minha opinião ainda devem ser colocadas nas saídas de sonho, mas que são um deleite para as vistinhas lá isso são!

Penso que seguro, teremos o regresso da chuva, mais para o final da semana e mais para o Norte.
 
Última edição:

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
a entrada de noroeste que o europeu e ukmo mostra a 120 h é das mais potentes dos ultimos anos talvez desde 2009, o gfs discorda portanto poderá haver ainda alteracões significativas mas a manter-se o cenário do europeu as cotas seriam mas baixas do que o habitual parece-me para este tipo de entradas.
ECM1-120.GIF
Que consequencias traria esta entrada para a Bélgica? Grandes nevoes?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Felizmente a situação da chuva fraca só começa na quinta e dura até domingo, no litoral centro aguaceiros fracos e chuviscos e no norte aguaceiros moderados a fortes. Pelos mapas da chuva parece ser chuvisco persistente como o de alguns dias atrás. :mad:

Acumulados para Lisboa devem ser, para quinta 2mm, sexta 5mm, sábado 3mm e domingo 1mm.

Agora olhando para 7 e 8 de Fevereiro, a previsão para daqui a 10 dias promete uma ascensão do AA bem para norte, quase acima do Reino Unido, algo que ainda não tinha visto neste Inverno e que vai dar a primeira entrada de frio continental, podemos ter um situação interessante se isto previsto se realizar.
Alguns modelos de deixar a boca aberta.

O AA bem no Norte e a penetração das baixas pressões para a Peninsula Ibérica com respetiva entrada de frio
l8a3Wm0.png


500 hPa - Iso -35 sobre Lisboa
Ya1RJjq.png


850 hPa- Iso -5 quase também sobre Lisboa
2WvE4f8.png


Neve acumulada nesse dia, algo que para mim é pouco provavel, mesmo sendo uma previsão, mas pode acontecer, quem sabe...
ZPUqtB7.png


Eu sei que ainda faltam 12 dias até lá e que pode tudo mudar, mas era só para dar um cheirinho do que poderá acontecer e reverter a situação da estabilidade do AA
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Já há uma saída mais recente do GFS, portanto essa já não tem tanto interesse. Fica apenas o registo de uma bela run.


O frio vai voltar sim, e parece que está a querer desenhar-se novamente algo interessante nas horas mais distantes. Pena que só numa vez em dez, é que não ficámos a ver navios. A ver vamos.


Edit: afinal está mais distante do que eu pensava, nem vale a pena olhar pra lá das 200 horas. :D
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Penso que a chave do que poderá ocorrer da próxima semana em diante, está no que sair do continente americano.
A potente tempestade que fustiga\fustigará a zona NE dos EUA poderá fazer enfraquecer o AA ao entrar no Atlântico. Como, ainda será uma incógnita e por isso os modelos ainda não o conseguem para já visualizar com exactidão. Depois da depressão que afecta já a zona, virá uma massa de ar polar muito fria, o que normalmente gera grande choque térmico com o oceano atlântico. Pelo menos o potencial parece estar lá...
Aguardemos para ver se será uma tempestade "histórica" ou não...;)
 
Última edição:

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Vamos aguardar pelas próximas saídas, mas parece que vamos ter um fim de semana algo interessante!!! Pouca precipitação mas poderá ser suficiente para algumas surpresas. O ECM está um pouco mais simpático pois coloca a ISO -4 em metade do território. Aguardemos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Estou a pensar ir a montalegre , qual será o melhor dia: domingo ,segunda ou terça ?
Dando uma vista de olhos no GFS , penso que o melhor dia será domingo ...;)
FbQImup.png


ISO 850HPA (1500m) GFS a prever -5ºC na zona da serra geres / Larouco.:cold:
5WXLb51.png


Temperatura a superficie , também baixas ... espero que continue assim:pray:

nhhQw9f.png

e89NX9R.png


Grandes acumulados estão previstos na cordilheira cantábrica (50CM) e cerca de 10/20CM para Sanábria!

kxPZSAs.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.