Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estava a pensar num detalhe:

Estas nuvens até poderão deixar algum acumulado muito localmente, mas pelos relatos, na maior parte dos sítios, pouco mais que umas pingas dão, além da animação na trovoada. São basicamente um bocado secas estas trovoadas, e no final, se calhar pouco ou 0 vão acumular em muito sítio.
Portanto no final, se calhar os modelos vão estar certos, pois eles estão lá a ver as nuvens, e a ver que não há chuva a chegar cá abaixo. Não temos é output de trovoadas nos modelos.

E como elas estão a ocorrer, estamos a dizer que eles estão mal, mas não, até estão bem! O GFS tinha esta cobertura de nuvens médias/altas bem prevista, e baixas 0, e é a verdade aparentemente!
Esperemos é que claro, apareçam pelo meio alguns Cb's dignos, mas está difícil!

image.ashx

image.ashx

image.ashx

Não querendo ser inoportuno, isto sugere-me que o dia de amanha terá alguma instabilidade...

sinceramente nao percebo onde tens rasâo!se o IM desde ontem e continuando hoje preve 39GRAUS para lisboa amanha!!ok e uma convicçâo tua vamos respeitar

E cá está, se ontem pra Lisboa previam 39ºC de máxima para hoje, hoje a previsão é de:

lisboa.png

E cá está, se ontem pra Lisboa previam 39ºC de máxima para hoje, hoje a previsão é de:

lisboa.png

Mais fiável o lançamento de búzios ou análise de vísceras de galinha do que as adivinhações (previsões) do nosso IM!

A ULL (Upper Level Low) que condiciona o estado do tempo em Portugal Continental está agora centrada entre a Madeira e o Algarve. Pelas imagens de satélite parece que se encontra em deslocamento lento para noroeste e será posteriormente absorvida pela corrente de oeste.
Entretanto, contando com a rotação contrário dos ponteiros do relógio e o grande aquecimento diurno da superfície terrestre, prevejo uma tendência para actividade convectiva em Portugal Continental, sobretudo nas áreas montanhosas do interior das regiões do norte e centro, onde o relevo acidentado melhor favorecerá o aquecimento das camadas inferiores da troposfera e o desencadeamento de movimentos ascendentes de colunas de ar.

Mais fiável o lançamento de búzios ou análise de vísceras de galinha do que as adivinhações (previsões) do nosso IM!

Criticas assim, sem fundamento, valem o que valem... Sobretudo quando tu próprio ontem afirmaste isto:

Com toda a cordialidade, não são os critérios que discuto, os que se encontram no site do IM são claros e inequívocos (apesar de não se encontrar a fundamentação teórica que conduz ao estabelecimento dos mesmos, mas isso...). O que questiono são as leituras dos dados que se fazem e que subsequentemente determinam esta ou aquela previsão. Dou-lhe um exemplo: a previsão do IM da temperatura máxima para Lisboa é, para o dia de hoje, de 37ºC. Sem querer ser bruxo, apostaria que a mesma se irá situar entre os 38 e os 40ºC, o que obviamente conduziria, então, a que o distrito de Lisboa, conforme os critérios publicados no site do IM, se encontrasse em alerta laranja. É um pormenor, de acordo, é lateral, eu sei, mas já agora dir-lhe-ei o seguinte: em matéria de previsões, para mim, com toda a subjectividade que esta minha apreciação comporta - não sou "oficial" do ofício - as dos serviços meteorológicos espanhóis são-me mais credíveis. Palpite meu? Seja!

Ainda tou à espera desses 38ºC de ontem que iam acontecer... E que seriam suficientes para o tal aviso Laranja...

Criticar o IM é algo que pode ser feito... Agora críticas sem fundamento, com o mero intuito de criticar... já nao se percebem.

Eu sinceramente achei muito estranho os 39º previstos para hoje claro, mas até desconfio que tenha sido um erro ao colocar o valor no site, não acham possível? Acho estranho que fosse um erro tão grosseiro..
E concordo claro com o Vitamos, há membros que gostam de ter entradas "pomposas" aqui armados em sabichões! :rolleyes:

Infelizmente os modelos tinham razão ao apontar chuva ao largo de Lisboa, demasiado a W sobre o mar, e lá anda aquela enorme massa de nuvens com descargas, a fazer-nos desesperar!
:angry:

E se continuarem bem, eu cá se fosse ao pessoal do Norte, até ao litoral, incluindo Porto, tinha boas esperanças para hoje ao fim do dia, ou próxima madrugada!

Aqui por Lisboa ou é esta tarde/noite, ou pronto, já era, que amanhã roda tudo para W, e pronto.. Bye bye..
Infelizmente as esperanças que tinha para esta madrugada foram com os modelos.. Para o mar..

Criticas assim, sem fundamento, valem o que valem... Sobretudo quando tu próprio ontem afirmaste isto:

Ainda tou à espera desses 38ºC de ontem que iam acontecer... E que seriam suficientes para o tal aviso Laranja...

Criticar o IM é algo que pode ser feito... Agora críticas sem fundamento, com o mero intuito de criticar... já nao se percebem.

E chegámos aos 37ºC previstos pelo IM, chegámos? Ora bem...
Com uma diferença substancial: eu posso dizer as alarvidades que muito bem entender que só me responsabilizam a mim. O mesmo não se passa com o IM, pago com os nossos impostos, e com a tremenda responsabilidade de produzir informação credível sobre matéria meteorológica (e não só). Hoje de manhã, antes das 7h00, o site do Instituto mantinha o alerta amarelo em todo o país. Contudo, no Meteoalarm, a informação já se encontrava actualizada, com a indicação do alerta amarelo só para os distritos do interior. Procurei imagens de radar no site do IM, só as tinha disponíveis para a 5h00 da manhã, o mesmo acontecendo às imagens de satélite. Pedir uma actualização do site mais rápida, com informação contemporânea e não de arquivo, será exigir muito? Quanto a previsões do IM: basta acompanhar a informação disponibilizada no site do IM para se aferir da "qualidade" da mesma. Se quiser programar um fim-de-semana, uma saída qualquer, obrigatoriamente tem de ir a outros sites para obter uma informação mais fina e fiável. E não devia ser assim. E o meu protesto, a minha irritação com o IM, tem por base exactamente isso. Em Inglaterra vou ao Met Office e tenho lá tudo. Ou ptraticamente tudo. É a diferença entre serviços de qualidade e o deixa-andar-não-te-rales do nosso funcionalismo, burocratizado, administrativo, e perfeitamente nas tintas para o cidadão que devia servir. Tenha paciência, não me conformo com a cultura laxista existente no IM. E o IM não está acima da crítica!
Enfim... prognósticos só no fim do jogo, né?

Com uma diferença substancial: eu posso dizer as alarvidades que muito bem entender que só me responsabilizam a mim. O mesmo não se passa com o IM, pago com os nossos impostos, e com a tremenda responsabilidade de produzir informação credível sobre matéria meteorológica (e não só). Hoje de manhã, antes das 7h00, o site do Instituto mantinha o alerta amarelo em todo o país. Contudo, no Meteoalarm, a informação já se encontrava actualizada, com a indicação do alerta amarelo só para os distritos do interior. Procurei imagens de radar no site do IM, só as tinha disponíveis para a 5h00 da manhã, o mesmo acontecendo às imagens de satélite. Pedir uma actualização do site mais rápida, com informação contemporânea e não de arquivo, será exigir muito? Quanto a previsões do IM: basta acompanhar a informação disponibilizada no site do IM para se aferir da "qualidade" da mesma. Se quiser programar um fim-de-semana, uma saída qualquer, obrigatoriamente tem de ir a outros sites para obter uma informação mais fina e fiável. E não devia ser assim. E o meu protesto, a minha irritação com o IM, tem por base exactamente isso. Em Inglaterra vou ao Met Office e tenho lá tudo. Ou ptraticamente tudo. É a diferença entre serviços de qualidade e o deixa-andar-não-te-rales do nosso funcionalismo, burocratizado, administrativo, e perfeitamente nas tintas para o cidadão que devia servir. Tenha paciência, não me conformo com a cultura laxista existente no IM. E o IM não está acima da crítica!
Enfim... prognósticos só no fim do jogo, né?

Todos concordam contigo nalgumas coisas que referiste aí. Faz como nós, contacta o I.M. e mostra o teu desagrado. À conta das reclamações, algumas coisas têm melhorado.

Posso concordar com parte das críticas, mas como já foi dito, perde-se toda a razão quando se fazem críticas sem fundamento, convém ter o mínimo de coerência.. Ora aqui está:

Ups!!! Lisboa Gago Coutinho (referência para o IM).. 37º!

:lmao:

O valor oficial de máxima ontem em Gago Coutinho foi de 36,9ºC.

"Por acaso" o IM acertou.

Ah, só por acaso (e faltou uma décima, rigor, rigor)... a 24h a previsão do IM, a tal dos 39ºC, repito e sublinho, a tal dos 39ºC e alerta amarelo em Lisboa, está-se a ver. Palavras para quê?