Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Felizmente ainda está longe e pode mudar, mas nenhum outro modelo vê saída para este episódio de calor, portanto está para durar, e as previsões são cada vez mais extremas.

Esperemos mesmo que mude isso é um cenário bastante quente. :rolleyes:

Mas todo o tempo é tempo, se tiver que ser é.
 
Meteorologia espera semana de calor em Portugal Continental

Portugal Continental vai enfrentar, nos próximos dias, uma vaga de altas temperaturas que pode levar o mercúrio dos termómetros a ultrapassar os 40 graus, avisa o Instituto de Meteorologia, que colocou este domingo em alerta laranja os distritos de Lisboa e Braga. As altas temperaturas alimentaram vários focos de incêndio e ditaram o aviso de risco máximo, durante o fim-de-semana, em distritos de Norte a Sul do país.
Ao início da tarde de domingo, os termómetros marcavam já 38 graus em Lisboa, 33 no Porto e 30 em Faro. No Alentejo, as temperaturas chegavam aos 39 graus em Beja e Évora. Segundo o Instituto de Meteorologia, o calor vai continuar a fazer-se sentir no território de Portugal Continental durante a próxima semana, sobretudo nas regiões do Litoral.
Lisboa e Braga estão mesmo em alerta laranja, que significa uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". Ouvida pela Antena 1, a meteorologista Maria João Frada admitiu a possibilidade de as temperaturas excederem mesmo os 40 graus: "A partir de hoje e durante a próxima semana, vamos ter uma situação de tempo quente, com um índice de secura baixo, portanto humidades relativas muito baixas".
"Para os próximos dias, poder-se-á dizer que as temperaturas mais elevadas podem-se mesmo registar nas regiões do Litoral, nomeadamente, por exemplo, na região da Grande Lisboa, onde para amanhã se prevêem temperaturas na ordem dos 40 graus, podendo mesmo ultrapassar", adiantou a meteorologista à rádio pública.
Já em declarações à agência Lusa, Maria João Frada explicou que as altas temperaturas que se estão a abater sobre o país se devem à "acção de um anticiclone localizado a Norte dos Açores, que estende a sua influência em direcção ao Mediterrâneo ocidental e Norte de África e transporta sobre o Continente uma massa de ar quente e seca vinda do interior da Península Ibérica e do Norte de África".

RTP Notícias
 
:cold:

(de amanhã a domingo)

36641293.gif


20001291.gif


49583907.gif


18842430.gif


56690897.gif


28950686.gif


34408848.gif
 
Felizmente ainda está longe e pode mudar, mas nenhum outro modelo vê saída para este episódio de calor, portanto está para durar, e as previsões são cada vez mais extremas.


Está a ficar feio está, com aquele "2º round" de calor a partir de meados da próxima semana prolongado isto mais tempo, metendo calor para cima de calor. O ECM estava mais calmo, mas tem estado a ir atrás do GFS.



Comparativo para a próxima 6ªf, entre o ECM e o GFS, da Temp 850hPa, entre saídas de ontem e hoje.

comps.gif





Comparativo da saída das 12z de ambos os modelos, das 0h até às 240h. O ECM mais ligeiro, mas também nada de muito meigo

comp2o.gif





O que me começa a fazer confusão são aqueles geopotenciais elevadíssimos do norte de África, sul da Ibéria para daqui a uma semana, esses sim fazem-me lembrar 2003.
Mas esse "2º round" ainda está a bastantes horas, e com bastante tempo "modelístico" para suavizar. Esperemos que sim.
 
Boas:)
Há semanas falava-se no MetOffcice que o trimestre Julho-Agosto-Setembro seria uma altura provavel para que o verão chegasse em força ao W/SW Europeu....em Maio as sazonais previam um verão quente, e o NOGAPS apostava num verão quente por cá mas mais em força em J-A-S...
Ganhou o NOGAPS, e o AA efectivamente tende a regressar em força ao atlantico....nos proximos tempos toda a dorsal africana-açoreana sofrerá uma reorganização e intensificação o que fará com que a alta em superficie se fortaleça perto de nós, aqui pelo atlantico E/NE.
Com a dorsal centrada no NW africano/PI e o AA entre os açores e as ilhas britanicas anteveem-se dias tórridos e secos com fluxo de E/SE abaixo dos 700hpa, sob o território, e algum regime de brisas fracas no litoral, durante a tarde.


Estes poderão ser os primeiros sinais do inverno em grande parte miseravel ( talvez como o de 05 :angry:) que se adivinha, devido ao PDO-/niña, o que fortalecerá o jet no hemisferio norte e a cintura subtropical do Pacifico e Atlantico...
 
A saída operacional das 00z do GFS é um pesadelo indescritível para daqui a uma semana.
Esperemos sair rapidamente de tal cenário.

76413593.gif


49619965.gif


31713717.gif
 
41ºC previstos hoje para Lisboa. (IM)

prev4.png


Previsão para 2ª Feira, 26 de Julho de 2010

Continuação de tempo quente, com céu geralmente limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas das
regiões Norte e Centro e rodando para noroeste moderado
(15 a 25 km/h) no litoral a norte do Cabo da Roca durante a tarde.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental:
A norte do Cabo da Roca - Ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 14ºC
A sul do Cabo da Roca - Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 18/19ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 20/21ºC

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS
PORTO - 35ºC
LISBOA - 41ºC
FARO - 31ºC

METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira / Ricardo Tavares


------------------

Previsão do ALADIN para as 15h:

410032010072600015.gif
 
Realmente um cenário não muito animador para os próximos dias, com temperaturas elevadas sem nos dar tréguas um unico dia! Calor esse associado á baixa humidade do ar, é um rastilho autentico para a propagação de fogos florestais! para a semana o cenário previsto não está lá muito animador tambem! Antes pelo o contrário!


Mais calor a 850 hpa, metendo iso 28 no centro e sul do pais... situação preocupante... depois de uma semana quente e seca, apanhamos com outra em cima ainda pior!

Tudo puderá mudar concerteza... a distancia temporal ainda é bastante, uma eternidade em termos meteorológicos! Tudo dependerá da posição e da intensificação do AA.

Imprensa e protecção civil
Avisos a população
 
Última edição:
É por isso que prefiro o frio! Calor, só na praia! :D

Mas não me posso queixar muito, o calor por aqui ainda não foi nada de especial.. Penso que a circulação de leste está favorecendo/aquecendo mais a faixa litoral (não imediatamente junto ao mar, mas numa faixa de 10 a 50km do mar), talvez por serem zonas de altitude inferior, relativamente ao interior alentejano e beirão.

Mas pelos vistos, segundo o GFS, a partir de amanhã até pelo menos a 2 de agosto, é ver as temperaturas a subir aqui no interior! :S
Observo a previsão de 43.5C para castelo branco para o dia 2 de agosto, acho algo demais, ainda falta uma semana. Mas se tal se verificar, vão ser quebrados muitos recordes de temperatura, e o pior serão as consequências, de maior probabilidade de incêndios e de saúde pública. Mas se ocorrerem 43.5C aqui, quanto é que atingirá a Amarelela? 50C?! :D