Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
tens umas piadas engraçadas!:D:D:D:camarada eu estava a referir que as maximas podiam chegar aos valores da ultima vez que esteve muito quente!como estavas a dizer que talvez nao .....espero que tenhas percebido agora !errar e humano por mais que percebamos da coisa!:thumbsup:

Sim as máximas poderiam ter extremos desses valores do inicio do mês...mas o mais grave disto tudo é a duração não são 3 dias vão ser bem mais e é isso que me preocupa mais!! não sei até que ponto não teremos um cenário idêntico a 2003 e agora não me crucifiquem :D
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
ai,ai, nesta saida de agora do gfs já aparece mais calor e também a querer durar mais tempo, isto vai ser bonito vai:(, a paralela também segue o mesmo caminho.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Pela lógica sim era para ser, mas tem vezes que parece que não!!! mas o que eles tem na Tv é medo de arriscar tão sempre muito na defesa com medo de errar e então não falam para mais de dois ou três dias, é o que eu penso!

Quanto aos modelos não só mantém calor nalguns casos extremo esta semana principalmente segunda terça e quarta como o querem agora prolongar mais uma semana :surprise: enfim veremos mas para mim onda de calor em grande parte do pais está garantido!

Em primeiro lugar temos de saber quem presta a informação na comunicação social, nem sempre a fonte é oficial e/ou elaborada por Meteorologistas. Depois, é natural que um técnico seja um pouco conservador, perante uma série de opções que tem de tomar, levando sempre em conta a climatologia das regiões ou dos locais. Por fim não podemos esquecer que a avaliação de desempenho (hoje em dia) do profissional, leva em conta o gráu de acerto...ou seja, compara-se o que é previsto com o que ocorre...lidando-se com modelos, nós aqui no fórum sabemos como é....
A talhe de foice, é curioso referir a descida da temperatura que os modelos apontam para Lisboa na Quarta-feira, cerca de 8 ºC na Temperatura máxima...Terça 40 ºC e Quarta 32 ºC...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Em primeiro lugar temos de saber quem presta a informação na comunicação social, nem sempre a fonte é oficial e/ou elaborada por Meteorologistas. Depois, é natural que um técnico seja um pouco conservador, perante uma série de opções que tem de tomar, levando sempre em conta a climatologia das regiões ou dos locais. Por fim não podemos esquecer que a avaliação de desempenho (hoje em dia) do profissional, leva em conta o gráu de acerto...ou seja, compara-se o que é previsto com o que ocorre...lidando-se com modelos, nós aqui no fórum sabemos como é....
A talhe de foice, é curioso referir a descida da temperatura que os modelos apontam para Lisboa na Quarta-feira, cerca de 8 ºC na Temperatura máxima...Terça 40 ºC e Quarta 32 ºC...

Mas Quarta não vai descer assim tanto é pouco menos que terça ;)
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Mas Quarta não vai descer assim tanto é pouco menos que terça ;)

Na previsão automática (10 dias) para Lisboa disponibilizada na página do I.M., é o que está para quem quiser ver...por isso sou absolutamente contrário a essas práticas de duvidosa deontologia...a publicação para os utilizadores, do "material" em bruto.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Na previsão automática (10 dias) para Lisboa disponibilizada na página do I.M., é o que está para quem quiser ver...por isso sou absolutamente contrário a essas práticas de duvidosa deontologia...a publicação para os utilizadores, do "material" em bruto.

Ok fia-te no I.M que eu fio-me na minha sabedoria ainda em ver modelos a médio prazo...depois vemos quem tinha razão, esses valores a 10 dias do I,M são disparatados depois de terça feira! e vão ser alterados (é a minha opinião!)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na previsão automática (10 dias) para Lisboa disponibilizada na página do I.M., é o que está para quem quiser ver...por isso sou absolutamente contrário a essas práticas de duvidosa deontologia...a publicação para os utilizadores, do "material" em bruto.

Há um problema qualquer com esse automático Chingula, já temos falado aqui disso, aparentemente equivalerá à temperatura dos 12z ou qualquer coisa do género e não a uma máxima. A mínima estará mais certa pois talvez equivale a uma previsão das 6z. Se indica 32 para Lisboa, provavelmente equivalerá a uns 35 ou 36 de máxima.

De qualquer forma creio também que os dias mais quentes serão hoje e segunda-feira, eventualmente 3ªfeira já menos provável. Quarta parece-me que serão mais baixas sim. Quanto a 2003 não tem comparação, em 2003 a ISO 30 aos 850hPa tocava no Algarve.
E continuo a achar que não vamos chegar aos 43 numa EMA oficial neste evento, porque acho que não é aquela entrada bruta sahariana que é capaz de extremar as temperaturas, mas é sempre possível, a ser, talvez Alcácer ou Amareleja amanhã. Mas isso é um pouco irrelevante, 41, 42 ou 43, o mais importante neste evento será a persistência durante muitos dias de temperaturas elevadas, nalgumas regiões primeiro na casa dos 40 e depois um pouco mais baixo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Será uma semana toda ela com vento de leste, as temperaturas não vão descer 8ºC como o IM prevê Quarta-feira para Lisboa, esse automático tem algum defeito. Em 2003, lembro-me muito bem que 1º era 3 ou 4 dias com calor, depois passou a uma semana e depois durou cerca de 17 dias foi sempre prolongando-se no tempo. Pelo menos até 1 de Agosto temos calor com temperaturas acima dos 35ºC (Alentejo, Extremadura, Ribatejo), amanhã o IM prevê já 40ºC para Lisboa, tal como para 3ª feira 40ºC para Lisboa e 37ºC para o Porto. Se for uma onda de calor como a de 2003 uma coisa é certa, o Algarve é a única região do país que não tem onda de calor, tal como em 2003 não teve.
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Está aí uma discussão um pouco sem sentido quanto a isso de 3ª - 40 e 4ª - 32, já sabemos por muitos outros exemplos que a previsão feita pelo IM a 3 dias é uma coisa, e os previsão daí até 10 dias eles obtém pelo modelo (por acaso gostava de saber mais exactamente como). O próprio IM refere que se deve interpretar essa previsão APENAS COMO UMA TENDÊNCIA. Neste caso 32 corresponderá a uns 4-5 graus mais (cerca de 36, pelo que a experiência me diz), ou seja uma pequena descida. Mas também acho que não deviam apresentar tudo junto na previsão a 10 dias, induz em erro. Boa praia hoje para quem for (com pouca nortada!:))
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Segundo a última saída do GFS, hoje foi o dia com temperatura máxima mais baixa até 2 de Agosto. A paralela ainda está pior, colocando a iso 28 em quase todo Portugal continental, com um geopotencial elevadíssimo.

gfs0174.png


gfs1174.png


Felizmente ainda está longe e pode mudar, mas nenhum outro modelo vê saída para este episódio de calor, portanto está para durar, e as previsões são cada vez mais extremas.