Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

hoje aqui não vai subir tanto, o vento vai estragar tudo.

Concordo contigo até certo ponto: o vento do quadrante sul é amigo do Algarve e do Baixo Alentejo mas tem o efeito contrário na região centro-sul, fazendo disparar as temperaturas mais a norte.
Assim, hoje iremos ter uma moderada subida da temperatura nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Évora enquanto o vento estiver de sul ou sueste. Se o vento não rodar para noroeste, os valores da temperatura serão bem mais altos que ontem nestes distritos.

Boas tardes,

Vi na previsão descritiva do IM, para o próximo domingo: "céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada". Ora, estive a consultar os indices de Cape e Li e tal não me parece muito provável. Alguém me poderá dar um parecer? É que vou realizar o percurso das Minas de Carris e Pico da Nevosa (local este muito agreste. É o 2º local mais elevado do país com os seus 1458m) e como tal as condições climatéricas são extremamente importantes, não vá o diabo tecê-las.

Cumprimentos

Boas tardes,

Vi na previsão descritiva do IM, para o próximo domingo: "céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada". Ora, estive a consultar os indices de Cape e Li e tal não me parece muito provável. Alguém me poderá dar um parecer? É que vou realizar o percurso das Minas de Carris e Pico da Nevosa (local este muito agreste. É o 2º local mais elevado do país com os seus 1458m) e como tal as condições climatéricas são extremamente importantes, não vá o diabo tecê-las.

Cumprimentos

Teoricamente é possível... Não é fácil fazer a previsão da instabilidade associada a uma cut off ainda por cima quando o seu comportamento é algo incerto. Pelo GFS de facto a possibilidade é muito baixa. Mas não convém esquecer que o IM tem outros meios ao dispor de outros modelos. Eu esperava as próximas saídas... a situação ainda é algo incerta.
Agora só para ser chatinho... Vá lá... Não digam "condições climatéricas". EM meteorologia existem condições meteorológicas e dados climáticos... O climatério é outra coisa :p

A ultima saída volta a prever temperaturas próximas dos 40ºC na terça-feira.
Será mais um devaneio ??

Uploaded with ImageShack.us

MeteoAlentejo... o mesmo que ontem basicamente. Novo outliar quente na saída operacional. A situação a partir do fim de semana continua a ser muito incerta...

O que o MeteoAlentejo quer é temperaturas na ordem dos 40ºC, mas parece que está com azar.
Hoje está uma braza.
Segundo o site do IM às 12 horas estavam 38,8ºC em Leiria que é a minha cidade.

estou a ver que os modelos estão mesmo incertos, o tempo está mesmo difícil de prever,só espero não ficar a ver os 40ºC por um canudo este ano:)
Goku, essa estação é uma REUMA, por isso esses dados não são fiáveis, claro que não estavam 38,8ºC as 12 UTC em Leiria .

Goku, essa estação é uma REUMA, por isso esses dados não são fiáveis, claro que não estavam 38,8ºC as 12 UTC em Leiria .

Uma pequena nota, já foi assunto muito falado aqui mas convém sempre referir. Dizer que uma RUEMA não é fiável é um erro. Os dados são completamente fiáveis e medidos em condição padrão. Simplesmente são fiáveis para uma realidade específica, o efeito de calor em ambientes urbanos. Ou seja, os dados não interessam sob o ponto de vista climatológico, nem podem caracterizar o clima da zona.

:thumbsup:

Quer dizer existem modelos para todos os Gostos!
os meus conhecimentos técnicos não são grande coisa a este nível tenho alguma dificuldade em ler e interpretar estes mapas e gráficos. Mas mesmo assim para uma previsão de apenas 3 dias existe uma indecisão considerável quais os modelos mais fiáveis na sua opinião?

É uma pergunta de difícil resposta... Até 3 dias o IM é sempre a fonte oficial de referência.
Modelos de larga escala como o GFS: http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/
ou ECM: http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php

São os modelos globais que geralmente são mais fiáveis no prazo de 3 dias. O meteociel apresenta alem do ECM um conjunto de outputs de outros modelos sempre úteis para comparação.

O Im disponibiliza além do ECM também cartas de um modelo de mesoscala, o aladin, disponível em: http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/

Os modelos de mesoscala são modelos com uma malha de previsão mais apertada, sendo excelentes ferramentas na previsão a curto prazo.

Finalmente não esquecer alguns parâmetros que são aqui utilizados mas que podem causar confusão: Alguns outputs disponíveis mostram o comportamento sinóptico, geopotencias, pressão, etc... Necessitam de algum conhecimento para serem correctamente interpretados. A Temperatura a 2m é um parâmetro de compreensão fácil dando uma indicação da temperatura à superfície. É muitas vezes referenciada, nomeadamente neste tópico, a Temperatura a 850hPa (T850). Atenção que é um dado que causa muitas vezes confusão. Essa é uma temperatura dada à altitude em que a pressão iguala os 850 hectoPascal. Essa altitude é variável mas considera-se, grosso modo, como a temperatura a cerca de 1500m de altitude. Existem uma data de outros parâmetros que podem causar dúvidas num primeiro contacto com modelos, mas que com o tempo se vão entendendo... e com a prática também :)

Não só aqui em Lisboa, como em grande parte do sul do pais, os dewpoints elevados caracteristicos do fluxo de SE/S/SW, associados ar ar tropical maritimo que se propaga na circulação do AA estão a causar um aumento do desconforto térmico.

Em Lisboa varias estações estão com dew entre 18º e 20º, e com valores de temperatura entre os 29º e os 32º...mais para o interior, onde as maximas rodarão os 35-39º a sensação de calor será acrescida.

No Sabado e no Domingo, uma pluma de ar de origem frontal deverá ser empurrada para sul, associada ao aumento da intensidade do fluxo de NW/N, causando uma descida da temperatura e da humidade relativa, nomeadamente no litoral.
No interior as temperaturas manter-se-hão altas, subindo um pouco no Domingo, mas o efeito da maior secura do ar garantirá maior conforto térmico.

O inicio da semana, no entanto, promete mais calor com o retorno da pluma tropical e um regime de ventos á superficie de NE.

Uploaded with ImageShack.us

Hoje é daqueles dias raríssimos de Verão onde não corre ponta de vento nas praias da Caparica. E o dia todo, desde manhã. Infelizmente ainda não estou de férias... :( Mas espero que apareçam mais dias destes em Agosto, mas acho extremamente improvável...

Vamos ver o que nos reserva o próximo mês.

Já não existem grandes dúvidas que a próxima semana (a aparentemente já começa hoje) vai ser relativamente fresca, mas por outro lado sem grandes ventos, o que já não é mau.

Depois disso, o ECMWF, mas também o GFS, parecem estar a querer colocar calor de novo, a partir de Sábado/Domingo, com o AA a estender-se em crista até à P.I., e não demasiado afastado tal como aconteceu em Julho.

Assim sendo, e apesar da distância, a tendência parece ser de calor para o começo da 2ª semana de Agosto, mas ainda faltam muitas horas... Mas a tendência está lá, e nestes 2 modelos...