Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
hoje aqui não vai subir tanto, o vento vai estragar tudo.

Concordo contigo até certo ponto: o vento do quadrante sul é amigo do Algarve e do Baixo Alentejo mas tem o efeito contrário na região centro-sul, fazendo disparar as temperaturas mais a norte.
Assim, hoje iremos ter uma moderada subida da temperatura nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Évora enquanto o vento estiver de sul ou sueste. Se o vento não rodar para noroeste, os valores da temperatura serão bem mais altos que ontem nestes distritos.
 


PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas tardes,

Vi na previsão descritiva do IM, para o próximo domingo: "céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada". Ora, estive a consultar os indices de Cape e Li e tal não me parece muito provável. Alguém me poderá dar um parecer? É que vou realizar o percurso das Minas de Carris e Pico da Nevosa (local este muito agreste. É o 2º local mais elevado do país com os seus 1458m) e como tal as condições climatéricas são extremamente importantes, não vá o diabo tecê-las.

Cumprimentos
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boas tardes,

Vi na previsão descritiva do IM, para o próximo domingo: "céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada". Ora, estive a consultar os indices de Cape e Li e tal não me parece muito provável. Alguém me poderá dar um parecer? É que vou realizar o percurso das Minas de Carris e Pico da Nevosa (local este muito agreste. É o 2º local mais elevado do país com os seus 1458m) e como tal as condições climatéricas são extremamente importantes, não vá o diabo tecê-las.

Cumprimentos

Teoricamente é possível... Não é fácil fazer a previsão da instabilidade associada a uma cut off ainda por cima quando o seu comportamento é algo incerto. Pelo GFS de facto a possibilidade é muito baixa. Mas não convém esquecer que o IM tem outros meios ao dispor de outros modelos. Eu esperava as próximas saídas... a situação ainda é algo incerta.
Agora só para ser chatinho... Vá lá... Não digam "condições climatéricas". EM meteorologia existem condições meteorológicas e dados climáticos... O climatério é outra coisa :p

A ultima saída volta a prever temperaturas próximas dos 40ºC na terça-feira.
Será mais um devaneio ??


Uploaded with ImageShack.us

MeteoAlentejo... o mesmo que ontem basicamente. Novo outliar quente na saída operacional. A situação a partir do fim de semana continua a ser muito incerta...
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
O que o MeteoAlentejo quer é temperaturas na ordem dos 40ºC, mas parece que está com azar.
Hoje está uma braza.
Segundo o site do IM às 12 horas estavam 38,8ºC em Leiria que é a minha cidade.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
estou a ver que os modelos estão mesmo incertos, o tempo está mesmo difícil de prever,só espero não ficar a ver os 40ºC por um canudo este ano:)
Goku, essa estação é uma REUMA, por isso esses dados não são fiáveis, claro que não estavam 38,8ºC as 12 UTC em Leiria .
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Goku, essa estação é uma REUMA, por isso esses dados não são fiáveis, claro que não estavam 38,8ºC as 12 UTC em Leiria .

Uma pequena nota, já foi assunto muito falado aqui mas convém sempre referir. Dizer que uma RUEMA não é fiável é um erro. Os dados são completamente fiáveis e medidos em condição padrão. Simplesmente são fiáveis para uma realidade específica, o efeito de calor em ambientes urbanos. Ou seja, os dados não interessam sob o ponto de vista climatológico, nem podem caracterizar o clima da zona.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
:thumbsup:

Quer dizer existem modelos para todos os Gostos!
os meus conhecimentos técnicos não são grande coisa a este nível tenho alguma dificuldade em ler e interpretar estes mapas e gráficos. Mas mesmo assim para uma previsão de apenas 3 dias existe uma indecisão considerável quais os modelos mais fiáveis na sua opinião?

É uma pergunta de difícil resposta... Até 3 dias o IM é sempre a fonte oficial de referência.
Modelos de larga escala como o GFS: http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/
ou ECM: http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php

São os modelos globais que geralmente são mais fiáveis no prazo de 3 dias. O meteociel apresenta alem do ECM um conjunto de outputs de outros modelos sempre úteis para comparação.

O Im disponibiliza além do ECM também cartas de um modelo de mesoscala, o aladin, disponível em: http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/

Os modelos de mesoscala são modelos com uma malha de previsão mais apertada, sendo excelentes ferramentas na previsão a curto prazo.

Finalmente não esquecer alguns parâmetros que são aqui utilizados mas que podem causar confusão: Alguns outputs disponíveis mostram o comportamento sinóptico, geopotencias, pressão, etc... Necessitam de algum conhecimento para serem correctamente interpretados. A Temperatura a 2m é um parâmetro de compreensão fácil dando uma indicação da temperatura à superfície. É muitas vezes referenciada, nomeadamente neste tópico, a Temperatura a 850hPa (T850). Atenção que é um dado que causa muitas vezes confusão. Essa é uma temperatura dada à altitude em que a pressão iguala os 850 hectoPascal. Essa altitude é variável mas considera-se, grosso modo, como a temperatura a cerca de 1500m de altitude. Existem uma data de outros parâmetros que podem causar dúvidas num primeiro contacto com modelos, mas que com o tempo se vão entendendo... e com a prática também :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não só aqui em Lisboa, como em grande parte do sul do pais, os dewpoints elevados caracteristicos do fluxo de SE/S/SW, associados ar ar tropical maritimo que se propaga na circulação do AA estão a causar um aumento do desconforto térmico.

Em Lisboa varias estações estão com dew entre 18º e 20º, e com valores de temperatura entre os 29º e os 32º...mais para o interior, onde as maximas rodarão os 35-39º a sensação de calor será acrescida.


No Sabado e no Domingo, uma pluma de ar de origem frontal deverá ser empurrada para sul, associada ao aumento da intensidade do fluxo de NW/N, causando uma descida da temperatura e da humidade relativa, nomeadamente no litoral.
No interior as temperaturas manter-se-hão altas, subindo um pouco no Domingo, mas o efeito da maior secura do ar garantirá maior conforto térmico.

O inicio da semana, no entanto, promete mais calor com o retorno da pluma tropical e um regime de ventos á superficie de NE.



Uploaded with ImageShack.us
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Hoje é daqueles dias raríssimos de Verão onde não corre ponta de vento nas praias da Caparica. E o dia todo, desde manhã. Infelizmente ainda não estou de férias... :( Mas espero que apareçam mais dias destes em Agosto, mas acho extremamente improvável...

Vamos ver o que nos reserva o próximo mês.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Já não existem grandes dúvidas que a próxima semana (a aparentemente já começa hoje) vai ser relativamente fresca, mas por outro lado sem grandes ventos, o que já não é mau.

Depois disso, o ECMWF, mas também o GFS, parecem estar a querer colocar calor de novo, a partir de Sábado/Domingo, com o AA a estender-se em crista até à P.I., e não demasiado afastado tal como aconteceu em Julho.

Assim sendo, e apesar da distância, a tendência parece ser de calor para o começo da 2ª semana de Agosto, mas ainda faltam muitas horas... Mas a tendência está lá, e nestes 2 modelos...