Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011



beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Os modelos estão com grande "indecisão" em prever o que se vai passar após a passagem da "cut-off" pelas nossas zonas... Não sabem onde hão-de colocar o AA :D.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Goku prevêem mais de 42ºC de máxima!


O meteograma faz a leitura directa do modelo GFS.
O "Goku" fará certamente o mesmo, tal como o freemeteo e tantos outros.

Não pode é ignorar os ensembles que lhe foram mostrados.
O GFS está praticamente sozinho nesse calor todo.

O modelo europeu, seguido pelo IM, está indiscutivelmente mais fresco:

ecm0120.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Se eu olho para o modelo do GFS para Olhão é engraçado, porque conta-se pelos dedos, os dias que acerta na temperatura. :lol: Então, para amanhã, prevê 25.2ºC de máxima :lmao::lmao::lmao::D O IM prevê 28ºC e o ECM prevê 28ºC. :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já viram os modelos para a próxima terça-feira em serpa?:surprise::surprise::surprise:
Adoro!:D:D:D

Uma saída isolada do GFS, desconforme com os restantes membros do diagrama de ensembles, não é 'os modelos', mas muito provavelmente um delírio. A confirmar mas próximas horas. Para já a automática do IM, baseada no ECMWF, prevê 26 graus em Serpa na Terça feira. E com alguma possibilidade de precipitação. A maioria dos demais modelos seguem esta linha.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Os modelos estão com grande "indecisão" em prever o que se vai passar após a passagem da "cut-off" pelas nossas zonas... Não sabem onde hão-de colocar o AA :D.

Eu acho que há grande unanimidade àcerca do que se vai passar após a cut-off. Estabelecimento de um cavado muito próximo do continente português, fluxo marítimo, tempo fresco e alguma instabilidade, pelo menos até ao fim de semana de 6/7 de Agosto. As dúvidas prendem-se com o momento em que a cut-off passa, e faz mudar as condições atmosféricas, será entre domingo e terça.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Goku prevêem mais de 42ºC de máxima!

Olha lá...ontem ia aqui uma choradeira porque nem aos 30ºC ias ter em Serpa, hoje já estás todo contente a pensar nos 40ºC...?
Enfim...certamente amanhã haverá a reposição da verdade, já que parece bem acima das médias do ensemble...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Eu acho que há grande unanimidade àcerca do que se vai passar após a cut-off. Estabelecimento de um cavado muito próximo do continente português, fluxo marítimo, tempo fresco e alguma instabilidade, pelo menos até ao fim de semana de 6/7 de Agosto. As dúvidas prendem-se com o momento em que a cut-off passa, e faz mudar as condições atmosféricas, será entre domingo e terça.

Sim, até essa altura sim de perto do final da semana sim, referia-me a depois disso. Não acredito que o tempo fresco se mantenha mais tempo depois dessa altura, acredito num fortalecimento do AA, e mais próximo de nós. Por outro lado, não me parece que haja muito vento durante a próxima semana, mesmo que seja mais fresca... Ao menos isso.